-
Trata-se de uma excelente ferramenta estratégica, cujo principal objetivo é o de manter todas as atividades da empresa sob controle, tanto as operacionais como as administrativas. Um perfeito sincronismo entre os diferentes processos e etapas, que se relacionam entre si formando um todo, único e integrado, garante o resguardo e a conservação dos padrões de desempenho ideais.
O ciclo PDCA é desenvolvido em quatro fases, como segue:
1. Planejamento: é o início de tudo. O passo que consiste em definir todas as metas e objetivos que a empresa pode atingir, assim como as formas, os meios e as ferramentas que serão usadas com vistas a alcançar o sucesso do empreendimento. É uma fase crucial para todo o processo, pois aí serão estabelecidos todos os caminhos e rotas a serem seguidos durante sua execução.
2. Desenvolvimento: É a própria execução de tudo o que foi cuidadosamente elaborado, definido e detalhado durante a fase de planejamento, colocar em prática toda a formulação das metas traçadas, enfim, movimentar a locomotiva com todos os seus vagões, utilizando as melhores ferramentas de gestão em busca dos melhores resultados. Nessa fase, os treinamentos e a disciplina dos colaboradores é absolutamente indispensável para uma execução eficiente e eficaz de todo o plano. O que, só será possível com descentralização e comunicação com qualidade, que disponibilizem poderes e todas as informações necessárias às cabeças pensantes, os estrategistas que irão trabalhar no projeto.
3. Controle: É o acompanhamento de toda a execução do projeto, dos procedimentos e métodos implementados, objetivando a compilação de dados para uma avaliação e análise dos resultados alcançados em cada fase da execução. De importância fundamental no projeto, essa é a etapa que vai possibilitar correções de desvios de rotas, adequação dos planos às mudanças imprevistas na conjuntura econômica e mercadológica, mudanças de estratégias e aprimoramento de mecanismos de controle, além de permitir a identificação de erros no planejamento original e corrigi-los em tempo de evitar maiores danos ao projeto.
4. Ação: Fase que objetiva encerrar o ciclo com chave de ouro. É o momento de se atuar sobre todo o sistema organizacional estimulando comportamentos e emoções que mantenham o alto astral e a motivação daqueles que foram os grandes responsáveis pelo sucesso de todo o projeto. E criar mecanismos que assegurem a manutenção duradoura do clima de harmonia no ambiente de trabalho, o que, no final das contas, é o que vai determinar a continuidade do sucesso, com aumento de produtividade e eliminação de desperdícios. E a conclusão natural: conquista da excelência empresarial e, quiçá, a liderança do mercado.
-
Ciclo PDCA, Ciclo de Demming ou ainda Ciclo de Shewhart é sim uma ferramnta da gestão da qualidade e melhoria contíua, o processo é simples e PDCA é uma sigla proveniente dos seguintes termos em inglês que condizem às fases:
-
Marcus, show de bola.
Só lembrando que os 14 princípios de Deming são cobrados toda hora nos concursos.
Só ir no google e procurar (não cabe aqui no comentário).
-
GABARITO: CERTO
Esta frase não diz muito, mas está correta. O ciclo PDCA é realmente uma ferramenta da gestão da qualidade que engloba uma série de ações que buscam a melhoria dos processos organizacionais. O gabarito da banca é mesmo questão correta.
-
Questão correta, apenas para complementar, uma outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico em Assuntos Educacionais - Classe A Padrão I
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Gestão de Qualidade; Administração Geral;
O ciclo plan, do, check, act (PDCA), ferramenta originada na escola da qualidade, é utilizado como modelo de planejamento e implementação de soluções de aprimoramento contínuo em qualquer área.
GABARITO: CERTA.
-
é uma ferramenta gerencial que tem foco na melhoria contínua. Cada letra representa uma etapa do processo: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e b (agir corretivamente). As ferramentas de melhoria contínua e qualidade total, em geral, têm como característica o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da organização, em suas respectivas competências.
Na lição do professor Rodrigo Rennó, o ciclo PDCA é uma ferramenta que tem como objetivo "simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar deste processo e melhorar a qualidade da organização".
O Ciclo PDCA foi criado por Shewhart, mas foi divulgado e aplicado por Deming. Ele foi introduzido no Japão após a guerra, com princípio de tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos, que forma a sigla:
- to Plan - planejar a mudança
- to Do - implementá-la
- to Check - verificar o resultado
- to Act Correctly - agir corretivamente.
"Nunca pense em desistir".
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
O ciclo PDCA é realmente uma ferramenta da gestão da qualidade que engloba uma série de ações que buscam a melhoria dos processos organizacionais.
===
Eras da Gestão da Qualidade: (Q279234 - Q757275)
Da Inspeção da Qualidade (Q1688373)
- Produtos verificados um a um >>> após processo (a qualidade do produto somente era checada após o processo produtivo)
- Encontra defeitos, mas não produz qualidade
- A ideia era evitar que produtos defeituosos fossem entregues aos clientes.
Do Controle Estatístico da Qualidade: (Q244029 - Q745817 - Q115945)
- Analisa causa dos defeitos
- Por amostragem
- Observação direto do produto pelo fornecedor ao final do processo
Da Garantia da Qualidade (Q121774 )
- Treinamento dos membros da organização
- Foco passou para a prevenção
- A gestão da qualidade passou a ser vista como um processo sistêmico, global e holístico
- Principais conceitos: filosofia “zero defeitos” (“fazer certo desde a primeira vez”), a engenharia da confiabilidade e o cálculo do custo da qualidade
Da Gestão da Qualidade Total (Q788394 - Q757742 - Q371873 )
- Foco nos CLIENTES e na QUALIDADE - Estes clientes da organização seriam tanto os externos (consumidores dos produtos e serviços da organização), quanto os internos (funcionários e setores internos que dependem de nosso trabalho).
- Melhoria Contínua
- Benchmarking
- Envolvimento dos Empregados
- Melhoria Contínua
Q279234 ⟹ O desenvolvimento da gestão da qualidade divide-se em quatro fases ou eras. Na primeira, chamada era da inspeção, realizava-se a inspeção dos produtos no final da linha de produção; na segunda, passou a ser realizado o controle estatístico do processo de produção, como medida preventiva à obtenção de qualidade; na terceira, a era do sistema de garantia da qualidade, a qualidade passou a ser considerada em todas as etapas do ciclo de produção e, na quarta, a era da gestão estratégica da qualidade, adotou-se a abordagem sistêmica, com foco no ambiente externo da organização e na melhoria contínua dos processos de controle. (CERTO)
===
PRA AJUDAR: (Eras da Gestão da Qualidade)
Q371873 - Q133221 - Q745817 - Q279234 - Q788394 - Q757742 - Q121774 - Q788394 - Q697299 - Q757275 - Q596302 - Q499733 - Q1268113 - Q596302 - Q110756 - Q110758 - Q1285999 - Q1093601 - Q318428 - Q912403 - Q880413