-
Resposta errada. A Administração por Objetivos (APO) não dificulta a realização da estratégia e uma de suas caracteristicas é a contínua avaliação, revisão e reciclagem, dificultando a obsolescência das metas.
A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
A APO apresenta as seguintes características:
1- Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e o seu superior;
2- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo;
3- Interligação entre os vários objetivos departamentais;
4- Ênfase na mensuração e no controle dos resultados;
5- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos resultados;
6- Participação atuante das gerências;
7- Apoio intensivo do Staff.
-
Olá, pessoal!
A resposta foi atualizada para "C", conforme gabarito definitivo publicado pela banca e postado no site.
Bons estudos!
-
Concordo com a colega Sandra Galavotti. Alguém poderia esclarecer porque o CESPE considerou esta questão certa?
-
Certo.
A APO tem como propósito a melhoria da eficácia, ela é lógica e sistemática. O que a difere dos métodos clássicos, é que nela ocorre a realimentação contínua no processo, isto é, os próprios empregados exercem a autocorreção e autocontrole dos resultados, ajustando-os aos objetivos pré-determinados. Enquanto que antes, a função administrativa de controlar era delegada aos inspetores.
Apesar de solucionar parte dos problemas, este processo de administração ainda possui uma série de defeitos, de modo que sua utilização se tornou inapropriada. Na época de seu surgimento, o contexto era outro. Antigamente era possível determinar objetivos estáticos futuros com extrapolações de dados do passado. As mudanças eram lentas, a competitividade era baixa, as descobertas científicas e as inovações tecnológicas fáceis de se absorver. Porém, hoje se percebe a generalização dos mercados pela globalização, inovações crescentes, e maior exigência por parte dos clientes.
Essas condições instáveis não constituem meios favoráveis para a aplicação da APO. Ela possui um caráter estático. Sua inflexibilidade provém da recusa em se alterar as metas após elas serem fixadas, mesmo quando elas se tornam obsoletas, por um determinado intervalo de tempo, em geral um ano.
-
O provinha complicada esta dos Correios, putz
Concordo com a questão na parte de obsoletas, porém se a APO esta ultrapassada , qual metodologia deve ser adotada atualemnet.
Qual é a melhor forma??
Podem notar, na maioria dos livros de administração, a APO é a cereja do bolo.
Nossa tenho que desapreender com a CESPE.
att.
ADM. Júlio
-
Bem, o Deming nos seus 14 princípios da qualidade, diz para eliminarmos a administração por objetivos, talvez seria por isso
11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;
-
É aquela velha história de termos de entender o que a Cespe pede e não o que os livros, os teóricos, a prática e tudo mais descreve...
Pessoalmente, marcaria errado, mas achei que o Cespe consideraria como certo esse absurdo e, bem, não é que foi isso mesmo?
A meu ver, a proposição ignora o fato de na Adm. por Objetivos haver previsão de revisão das metas. Mas, enfim... É a Cespe.
-
Legal, só agora consigo entender o motivo de Deming vetar a administração por objetivo.
-
Essa explicação está dentre do cap.10 - Administração por Objetivos (APO).
A estratégia tem enormes vantagens e desvantagens. Para cada vantagem associada à estratégia corresponde uma desvantagem associada, a saber:
a. A estratégia fixa a direção e norteia as atividades da organização.
Vantagem: o papel primordial da estratégia é mapear o curso da organização para que ela possa navegar coesa por meio do seu ambiente de negócios.
Desvantagem: a direção estratégica pode se transformar em um conjunto de viseiras para ocultar perigos em potencial. Seguir um curso predeterminado em águas desconhecidas é a maneira perfeita para colidir com um iceberg. A direção é importante, mas é melhor movimentar-se para a frente olhando para cada lado, para poder modificar o comportamento de um instante para outro.
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração , CHIAVENATO pág 244
-
ESTRANHO...
A APO, HOJE, ATUA COM UMA ABORDAGEM AMIGÁVEL, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA ENTRE GERENTES E SUBORDINADOS,QUE IDENTIFICAM OBJETIVOS COMUNS, DEFINEM AS ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DE CADA UM EM TERMOS DE RESULTADOS ESPERADOS E UTILIZAM ESSES OBJETIVOS COMO GUIAS PARA A SUA ATIVIDADE. NELA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS TÁTICO E OPERACIONAIS TEM COMO ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE; POSSUI, TAMBÉM, UM SISTEMA CONTÍNUO DE AVALIAÇÃO, REVISÃO E RECICLAGEM DOS PLANOS E, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO ATUANTE DA CHEFIA, ELA POSSUI UM APOIO INTENSO DO STAFF, PRINCIPALMENTE DURANTE OS PRIMEIROS PERÍODOS.
NO LIVRO DO CHIAVENATO (4ª Ed.2016), ELE ENFATIZA DIZENDO QUE A APO VEM DE UM PASSADO AUTOCRÁTICO. VEJO QUE HOJE MUDARIA O CONCEITO DESSE TIPO DE ADMINISTRAÇÃO. E - CONSEQUENTEMENTE - O GRABARITO DESTA QUESTÃO.
GABARITO CERTO
Obs.: Não houve recurso. O gabarito foi certo do preliminar ao oficial, sem alterações.
-
Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
Resposta: Certo.
Comentário: na administração por objetivos existem desvantagens em relação à estratégia adotada, visto que seguir um plano previamente definido pode não surtir efeitos positivos em determinados mercados de atuação por ser voláteis e incontroláveis (ambiente externo).
-
Gente, que matéria confusa ein.Misericórdia!
-
A justificativa para a APO tornar as metas 'obsoletas" nao faz sentido nenhum a questao diz que , "por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas."
Como uma "grande" influencia das MUDANÇAS AMBIENTAIS pode tornar algo obsoleto ? se algo obsoleto é algo parado no tempo, ultrapassado.
Se sofre grande influencia das MUDANÇAS AMBIENTAIS então o efeito disso não seria exatamente o contrário ? As mudanças a enfluenciam e ela então NÃO se torna obsoleta ??
obsoleto
é,ê/
adjetivo
1.
que já não se usa; arcaico, antigo.
2.
fora de moda; ultrapassado, antiquado
-
Em 10/02/19 às 13:10, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 08/09/18 às 14:19, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 05/06/18 às 19:59, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 20/03/18 às 21:34, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 14/08/15 às 17:38, você respondeu a opção E.Você errou!
-
Em 12/03/2019, às 19:27:54, você respondeu a opção E.Errada!
Em 03/10/2018, às 21:42:18, você respondeu a opção E.Errada!
Em 28/09/2018, às 19:52:17, você respondeu a opção E.Errada!
Em 09/09/2018, às 15:46:15, você respondeu a opção E.Errada!
-
quando falam podem, não é taxativo, pode ser que sim ou que não, logo não dá pra desconsiderar