SóProvas


ID
3997648
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as informações seguintes, referentes ao Sistema Informações Gerenciais:

I- O executivo sabe que a realidade das empresas é extremamente dinâmica, alterando-se a cada instante, por intermédio de modificações ocorridas nos seus níveis de abrangência e influência, e nos elementos condicionantes e componentes. Desse modo, as constantes microalterações podem determinar, ao longo do tempo, total desorganização dos sistemas, levando-os a promover elevada entropia positiva e seu consequente desaparecimento, desde que os mesmos não sejam ajustados à nova realidade existente.

II- As microalterações são muito piores do que as macro alterações, pois, enquanto essas alertam os executivos para os clamorosos desajustes existentes entre os sistemas e a realidade que os mesmos tratam, aquelas só são percebidas após certo período de tempo, durante o qual as pequenas alterações podem ter gerado grande dose de ineficiência e entropia positiva.

III- Junto com o planejamento estratégico, são instrumentos de fundamental importância, pois visam antecipar-se às alterações da realidade por intermédio do planejamento da mudança como resultado da evolução dos sistemas empresariais.

IV- A equifinalidade e a entropia positiva podem facilitar o entendimento de uma das características dos sistemas abertos, ou seja, a tendência à diferenciação, em que configurações globais são pospostas por funções mais especializadas, hierarquizadas e altamente diferenciadas.

Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A banca cobrou conhecimento sobre o tema "sistemas e seus aspectos básicos" conforme a obra "Sistemas, Organização e Métodos" de Oliveira (2019).

    ANALISANDO AS ASSERTIVAS:

    I- CORRETA. "O executivo sabe que a realidade das empresas é extremamente dinâmica, alterando-se a cada instante, por intermédio de modificações ocorridas nos seus níveis de abrangência e influência, e nos elementos condicionantes e componentes. Desse modo, as constantes microalterações podem determinar, ao longo do tempo, total desorganização dos sistemas, levando-os a promover elevada entropia positiva e seu consequente desaparecimento, desde que os mesmos não sejam ajustados à nova realidade existente."

    ➡ Esse trecho traz informações corretas e de acordo com literalidade da obra de Oliveira (2009) em relação à entropia e sua relação com os sistemas abertos. A entropia positiva tende a levar o sistema à desordem. Segue a diferença entre os termos:

    ◾ Entropia ou Entropia Positiva: "estado de desordem e caos a que tende um sistema".

    ◾ Entropia Negativa ou Negentropia "empenho dos sistemas que se organizam para a sobrevivência, mediante maior ordenação."

    II- CORRETA. "As microalterações são muito piores do que as macro alterações, pois, enquanto essas alertam os executivos para os clamorosos desajustes existentes entre os sistemas e a realidade que os mesmos tratam, aquelas só são percebidas após certo período de tempo, durante o qual as pequenas alterações podem ter gerado grande dose de ineficiência e entropia positiva".

    Novamente, um trecho literal da obra de Oliveira (2019). O autor cita os impactos negativos que as microalterações podem causar em decorrência da demora de sua detecção.

    III- CORRETA. "Junto com o planejamento estratégico, são instrumentos de fundamental importância, pois visam antecipar-se às alterações da realidade por intermédio do planejamento da mudança como resultado da evolução dos sistemas empresariais."

    ➡ Nesse trecho o autor cita a importância do planejamento empresarial ou organizacional como importante instrumento na gestão de mudanças da organização.

    IV-INCORRETA. "A equifinalidade e a entropia positiva podem facilitar o entendimento de uma das características dos sistemas abertos, ou seja, a tendência à diferenciação, em que configurações globais são pospostas por funções mais especializadas, hierarquizadas e altamente diferenciadas".

    ➡ O erro está em citar a entropia positiva (tendência ao caos, à desordem, à morte), mas na verdade quem facilitar na ordenação é a negentropia ou entropia negativa, que por sua vez, refere-se ao "grau de ordem que existe num sistema" (Oliveira, 2009). A equifinalidade (termo corretamente empregado na assertiva) tem relação com atingir o mesmo estado final partindo de situações e meios iniciais distintos.

    FONTE: Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. "Sistemas, Organização e Métodos". 21 edição. Atlas. 2019. (PÁG. 13)

    Portanto, estão corretas apenas os itens: I, II e III.

    GABARITO: LETRA "A".

  • a opção IV está ai para nada, porque nem nas alternativas ela esta