Trata a questão de equivalência conjuntiva, isto é, de conjunções ou locuções correspondentes entre si. O enunciado requer a opção em que haja mudança de sentido caso substituído o elemento em destaque. Leiamos o trecho:
"Manteve a decisão, embora poucos o apoiassem”
Note que a conjunção "embora" tem valor concessivo, ou seja, atribui à frase o sentido de que, mesmo havendo um obstáculo, a decisão foi mantida. Não menos importante, deve-se observar o expresso no enunciado: considerar a expressão em itálico, ou seja, "embora poucos o apoiassem". É insuficiente para responder à questão considerando apenas o valor da conjunção.
a) pois a maioria estava a seu lado.
Correto. A conjunção "pois" abarca valor explicativo/causal;
b) mesmo que poucos apoiassem a decisão dela.
Incorreto. A conjunção tem valor igual ao de "embora", além de a frase respeitar o sentido original;
c) ainda que a maioria estivesse contra ele.
Incorreto. A conjunção tem valor igual ao de "embora", além de a frase respeitar o sentido original;
d) apesar da contrariedade de todos.
Correto. Há mudança de sentido na frase, muito embora a locução "apesar de" apresente valor correspondente a "embora". Poucos apoiarem não significa que todos o contrariavam. O contrário: há quem o apoie;
e) se bem que a minoria lhe negasse apoio.
Correto. Conserva-se o sentido na locução "se bem que", mas o mesmo não se pode dizer do restante da frase. Uma minoria negar apoio significa, teoricamente, que a maioria o apoiava.
Parece coerente considerar mais de uma opção de resposta disponível. Em vista disso, considerem-se A, D e E como alternativas que atendem ao enunciado.
Gabarito da banca: Letra A.
Gabarito do monitor: Questão nula, por apresentar múltiplas opções de resposta.