Gab. Letra D
---> Princípio da Integridade Arquivística (ou Princípio da Indivisibilidade): diz que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Está diretamente ligado ao princípio da Proveniência, do respeito aos fundos.
---> O documento ganha relevância dentro do seu contexto e por isso o fundo deve ser mantido, respeitando-se a procedência. O princípio da Indivisibilidade nada mais faz do que garantir a preservação do fundo do qual o documento faz parte.
✏Indivisibilidade / Integridade
Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação. Este princípio alinha-se ao princípio da ordem original e da cumulatividade.
Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005), define-se por Integridade Arquivístiva ou integridade do fundo o objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas.
Fonte: Alfacon