A assustam mais os despautérios que o político regurgita sobre qualquer assunto ou a crença sem sentido de que o melhor a fazer é não confrontá-lo? (assustar)
B Ressalta-se que recai justamente sobre o cidadão comum – aquele que não devora política e/ou se envolve em debates sobre o tema nas redes sociais – o veredicto final. (recair)
C Mais como fator de intimidação do que de repressão, é bom que seja assim, operam na prática os militares no Rio de Janeiro. (operar)
D. Para o Exército, incomensuráveis serão os desgastes e as críticas se o julgamento do atirador descuidado acontecer pela Justiça Comum. (ser)
Responder
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre concordância verbal. O candidato deve indicar a assertiva que o verbo deve concordar no singular. Vejamos:
a) Incorreta.
Assustam mais os despautérios que o político regurgita sobre qualquer assunto ou a crença sem sentido de que o melhor a fazer é não confrontá-lo? (assustar)
O verbo deve concordar com seu sujeito posposto que possui como núcleo uma palavra no plural "despautérios".
b) Correta.
Ressalta-se que recai justamente sobre o cidadão comum – aquele que não devora política e/ou se envolve em debates sobre o tema nas redes sociais – o veredicto final. (recair)
O verbo deve concordar com seu sujeito posposto que possui como núcleo uma palavra no singular "veredicto".
c) Incorreta.
Mais como fator de intimidação do que de repressão, é bom que seja assim, operam na prática os militares no Rio de Janeiro. (operar)
O verbo deve concordar com seu sujeito posposto que possui como núcleo uma palavra no plural "militares".
d) Incorreta.
Para o Exército, incomensuráveis são os desgastes e as críticas se o julgamento do atirador descuidado acontecer pela Justiça Comum. (ser)
O verbo deve concordar com seu sujeito posposto que possui dois núcleos "desgastes" e "criticas".
Gabarito: B