SóProvas


ID
4056382
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Faleiros (2014), ao problematizar o cotidiano profissional do Assistente Social, destaca os desafios que se apresentam na atualidade. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com o autor.


( ) Na atualidade, a responsabilização do indivíduo pelo seu bem-estar apresenta conflito com a atuação profissional e as limitações burocráticas, de poder e de recursos.
( ) O trabalho dos assistentes sociais, na atualidade, não está mais dependente de uma subordinação gerencial; a garantia da assistência social como um direito confere uma gestão dos serviços em um processo de trabalho autônomo.
( ) Salientamos que há uma lei geral dos benefícios assistenciais, a de que são sempre inferiores ao salário mínimo, para estimular e forçar ao trabalho, o que se manifesta tanto na Lei dos Pobres como nas modernas legislações de assistência social, como, por exemplo, o bolsa família.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Texto base: O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. Vicente de Paula Faleiros.

    https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/07.pdf

    A individualização e a responsabilização pelo próprio bem-estar se inscreve na perspectiva do neoliberalismo que permeia as políticas e o cotidiano profissional dos agentes públicos

    A prestação de serviços sociais está, assim, condicionada pela legislação, pelo orçamento e pela gestão dos serviços num processo de trabalho dependente de uma subordinação gerencial, e por relações trabalhistas de um contrato salarial, seja em termos de CLT ou de serviço público.

    Salientamos que há uma lei geral dos benefícios assistenciais (Faleiros, 1989), a de que são sempre inferiores ao salário mínimo, para estimular e forçar ao trabalho, o que se manifesta tanto na Lei dos Pobres como nas modernas legislações de assistência social, por exemplo no Bolsa Família, implantado no Brasil no governo Lula. Desta forma, a intervenção do Estado se estrutura nas condições econômicas, sociais e políticas dadas pela acumulação capitalista, pela correlação de forças, pelo contexto democrático e pela forma de relação do Estado com a sociedade (Faleiros, 2010).

    Achei muito estranha a formulação da assertiva I.

    I. Na atualidade, a responsabilização do indivíduo pelo seu bem-estar apresenta conflito com a atuação profissional (OK até aqui) e as limitações burocráticas, de poder e de recursos (não apresentam conflitos com a perspectiva de responsabilização do indivíduo, mas sim andam lado a lado fortalecendo tal perspectiva ). Julguei o item errado por ter tido essa interpretação ao ler. Alguém entendeu assim?