SóProvas


ID
4078714
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Itaporanga - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A matéria jornalística abaixo exposta, extraída de Veja, 24/04/19, relata um episódio no âmbito da esfera político-econômica, ocorrência que desencadeou uma série de ações num curto intervalo de tempo. Por essa razão, muito importante se faz o domínio quanto ao emprego dos tempos verbais para retratar a trajetória dos fatos. Atente para as formas verbais em destaque no texto, de modo a responder ao que se pede na questão.


“A quinta-feira 11 foi um marco duplo para o governo de Jair Bolsonaro. Na mesma data em que celebrava seus 100 primeiros dias na Presidência da República, Bolsonaro pôs em risco a imagem de adepto do liberalismo econômico, adotada durante a campanha eleitoral e, em grande parte, responsável por sua eleição. Ocorre que o dia 11 também era a data em que a Petrobras anunciaria o reajuste dos combustíveis, cujo preço permanecia congelado havia quinze dias. Em março, a companhia cedera a um apelo do governo, que pediu que o prazo de aumento do diesel fosse ampliado para pelo menos quinze dias. [...] Na noite da quinta-feira, o presidente da petroleira, Roberto Castelo Branco, estava no aeroporto do Rio de Janeiro, prestes a embarcar para os Estados Unidos, quando recebeu uma ligação do presidente da República. Segundo sua explicação no dia seguinte, no Twiter, Bolsonaro só queria entender como a estatal havia chegado àquele número, que, na repentina condição de conhecedor da matemática dos combustíveis, lhe parecia absurdo, “se comparado à inflação”. [...] Castelo Branco, que passaria a semana no exterior em conversa com investidores, convocou uma reunião de emergência com os diretores. A deliberação foi comandada do aeroporto mesmo, por telefone, e uma decisão saiu em minutos: o reajuste seria suspenso para que se revisitassem todos os cálculos e análises. [...] No fim da ligação, Castelo Branco informou aos diretores que anteciparia a volta ao Brasil para a segunda-feira. Não levou mais de meia hora para que a Petrobras alterasse o preço do diesel em seu site, voltando à cotação antiga. O que se deu a partir daí foi uma espécie de caos, no mercado e no governo [...].

Analise as afirmações a seguir que abordam o funcionamento do tempo verbal.


I- As formas verbais simples - ANUNCIAR, PASSAR e ANTECIPAR -, conjugadas no futuro do pretérito, são passíveis de substituição pelas locuções verbais: IA/IRIA ANUNCIAR; IA/IRIA PASSAR e IA/IRIA ANTECIPAR.

II- A forma verbal simples CEDERA, conjugada no pretérito mais que perfeito é passível de substituição pelo tempo composto HAVIA CEDIDO, alternância também admissível entre as formas HAVIA CHEGADO e CHEGARA.

III- As formas verbais simples – RECEBER, CONVOCAR e INFORMAR, conjugadas no pretérito perfeito são passíveis de substituição pelas formas RECEBERA, CONVOCARA e INFORMARA, no pretérito mais que perfeito.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    I- As formas verbais simples - ANUNCIAR, PASSAR e ANTECIPAR -, conjugadas no futuro do pretérito, são passíveis de substituição pelas locuções verbais: IA/IRIA ANUNCIAR; IA/IRIA PASSAR e IA/IRIA ANTECIPAR.

    II- A forma verbal simples CEDERA, conjugada no pretérito mais que perfeito é passível de substituição pelo tempo composto HAVIA CEDIDO, alternância também admissível entre as formas HAVIA CHEGADO e CHEGARA.

    III- As formas verbais simples – RECEBER, CONVOCAR e INFORMAR, conjugadas no pretérito perfeito são passíveis de substituição pelas formas RECEBERA, CONVOCARA e INFORMARA, no pretérito mais que perfeito. (todos esses verbos estão no pretérito mais que perfeito, a diferença desses tempos verbais é que este se refere a uma ação que ocorreu antes de outra que também já ocorreu, já aquele se refere a uma ação acabada. Por isso a substituição não é possível).

  • Como assim? IRIA/IA = anunciaria e anunciariria? pra mim só seria substituido pelo IA

  • Alguém pode me explicar pq a I está correta?

  • Quanto à afirmação I, o link https://duvidas.dicio.com.br/ia-ou-iria-qual-e-o-correto/#:~:text=As%20duas%20palavras%20existem%20e,futuro%20do%20pret%C3%A9rito%20do%20indicativo

    traz o seguinte:

    Iria: futuro do pretérito do indicativo: Este tempo verbal é usado principalmente para indicar uma ação que se encontra condicionada a outra, sendo consequente a essa.

    Ia: pretérito imperfeito do indicativo: Este tempo verbal é usado principalmente para indicar uma ação com continuidade e duração no passado. Contudo, pode ser utilizado também em substituição do futuro do pretérito, na indicação de uma ação consequente de outra.

  • Não compreendi. Para mim, somente a alternativa II está correta.

  • é pra acabar com aquele concurseiro que está numa sequência boa de acertos ...

  • Sobre o inciso I

    A locuções às quais a questão se refere são: (IA ANUNCIAR) / (IRIA ANUNCIAR); (IA PASSAR )/ (IRIA PASSAR) e (IA ANTECIPAR) / (IRIA ANTECIPAR).

    trechos do texto:

    a Petrobras anunciaria/ (ia anunciar) ou (iria anunciar) o reajuste dos combustíveis

    Castelo Branco, que passaria/ (ia passar) ou ( iria passar) a semana no exterior em conversa com investidores

    Castelo Branco informou aos diretores que anteciparia / ( ia antecipar) ou ( iria antecipar) a volta ao Brasil para a segunda-feira.

    Questão capciosa.

    Gab. E