SóProvas


ID
4078807
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Itaporanga - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

“Um dos fatos mais lamentáveis da nossa história pós-redemocratização”


O professor de direito constitucional da PUC, Marcelo Figueiredo, disse neste sábado à rádio Jovem Pan que a censura imposta à Crusoé e a O Antagonista fere a democracia.

“O episódio é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa porque se cada ministro se sentir agravado com uma reportagem e mandar cassar o veículo de comunicação, nós voltamos a um Estado ditatorial, antidemocrático”, afirmou.

“A censura ao site Antagonista e à revista Crusoé entrará como um dos fatos mais lamentáveis da nossa história pós-redemocratização. Por outro lado, tem que se celebrar. A mobilização da sociedade e o posicionamento certeiro de ministros do Supremo que discordam do conjunto de absurdos que têm sido praticados.”

(Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/um-dos-fatos-mais-lamentaveis-da-nossa-historia-pos-redemocratizacao/)

Acerca da notícia acima, analise as proposições abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) A presença das aspas na manchete da notícia e nos seus dois últimos parágrafos é um recurso utilizado pelo jornalista para separar a sua voz da voz do professor de Direito.

( ) Ao se observar a manchete da notícia e o primeiro parágrafo do texto, compreendemos que a coesão textual se constrói a partir da relação catafórica entre “Um dos fatos mais lamentáveis” e “[...] “a censura imposta à Crusoé e a O Antagonista [...]”.

( ) Observando apenas o título da notícia, ainda que o leitor não possua um conhecimento prévio sobre o que são “Crusoé” e “O Antagonista”, compreende-se que são meios de difusão da informação, a partir da relação anafórica entre esses termos e os termos “liberdade de imprensa”, “reportagem” e “veículo de comunicação”, que ajudam a construir o enunciado do segundo parágrafo.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    (V) A presença das aspas na manchete da notícia e nos seus dois últimos parágrafos é um recurso utilizado pelo jornalista para separar a sua voz da voz do professor de Direito.

    Comentário: O texto se refere a uma entrevista feita com o professor de constitucional da PUC, todos os trechos em aspas se referem ao discurso direto de tal professor, a fim de que não se confunda com a fala do escritor da notícia.

    =-=-=-=-=-=-=-=-=

    (V) Ao se observar a manchete da notícia e o primeiro parágrafo do texto, compreendemos que a coesão textual se constrói a partir da relação catafórica entre “Um dos fatos mais lamentáveis” e “[...] “a censura imposta à Crusoé e a O Antagonista [...]”.

    Comentário: Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente! O que é um dos fatos mais lamentáveis? É a cesura imposta à Crusoé e ao Antagonista. Observe que o trecho em azul está posterior ao tema, ou seja, o tema estabeleceu uma relação catafórica com tal afirmação. Primeiro venho o tema e depois venho a afirmação.

    =-=-=-=-=-=-=-=-=

    (F) Observando apenas o título da notícia, ainda que o leitor não possua um conhecimento prévio sobre o que são “Crusoé” e “O Antagonista”, compreende-se que são meios de difusão da informação, a partir da relação anafórica (Catafórica) entre esses termos e os termos “liberdade de imprensa”, “reportagem” e “veículo de comunicação”, que ajudam a construir o enunciado do segundo parágrafo.

    Comentário: Supondo que o leitor não soubesse tais termos (Crusoé / Antagonista), ele teria que ler mais o texto para então saber o que significa, ou seja, estabeleceu-se uma relação catafórica.

         · Catafórica -> Relação Posterior

         · Anafórica -> Relação Anterior (dica: "a", primeira letra do alfabeto, vem antes, relação anterior).

    Erros? Avise-me.

  • GABARITO-C

    ( ) A presença das aspas na manchete da notícia e nos seus dois últimos parágrafos é um recurso utilizado pelo jornalista para separar a sua voz da voz do professor de Direito.

    I) As aspas podem ser usas para:

    Introduzir citações ou transcrições.

    Perceba que é justamente isso que acontece.

    “O episódio é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa porque se cada ministro se sentir agravado com uma reportagem e mandar cassar o veículo de comunicação, nós voltamos a um Estado ditatorial, antidemocrático”, afirmou.

    II) Vulgarismos Ironias

    era um "carinha" legal.

    III) Nomes de obras / legendas

    ----------------------------------------------------------------

    (Ao se observar a manchete da notícia e o primeiro parágrafo do texto, compreendemos que a coesão textual se constrói a partir da relação catafórica entre “Um dos fatos mais lamentáveis” e “[...] “a censura imposta à Crusoé e a O Antagonista [...]”.

    Anáfora retoma o que vai ser dito

    Catáfora antecipa o que vai ser dito

    dentro do texto temos a utilização do recurso , porque ele faz um introdução do que vai ser dito.

    -------------------------------------------------------------------

    ( ❌  ) Observando apenas o título da notícia, ainda que o leitor não possua um conhecimento prévio sobre o que são “Crusoé” e “O Antagonista”, compreende-se que são meios de difusão da informação, a partir da relação anafórica entre esses termos e os termos “liberdade de imprensa”, “reportagem” e “veículo de comunicação”, que ajudam a construir o enunciado do segundo parágrafo.

    ------

    Vc só sabe o que são posteriormente , ou seja, o recurso utilizado foi anáfora.

    Anáfora retoma o que vai ser dito

    Catáfora antecipa o que vai ser dito

  • ainda acho que a terceira está certa...não consigo ver como catafórico.Pois primeiramente foi exposto os nomes (Crusoé e O antagonista) para depois se falar que se tratam de veículos de comunicação.Seria catafórico se primeiro fosse dito meios de comunicação para depois dizer Crusoé e O Antagonista...mas enfim...