SóProvas


ID
4085419
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Estudo associa câncer de mama a sedentarismo e alimentação.


    Pesquisa desenvolvida por meio do mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, da Ufac, pretende avaliar a relação entre sedentarismo, nutrição e aparecimento de câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos no Estado do Acre. O estudo é conduzido pelas mestrandas Carina Hechenberger e Ramyla Brilhante, com orientação do professor Miguel Junior Sordi Bortolini. 

    O projeto de pesquisa “Avaliação do Nível de Atividade Física, Estado Nutricional e Qualidade de Vida de Mulheres Atendidas no Centro de Controle em Oncologia do Acre (Cecon)” foi apresentado ao programa em 2018; atualmente, se encontra na fase de coleta de dados, através da aplicação de questionários a usuárias do serviço de saúde. “São 13 tipos diferentes de câncer altamente influenciados pelo sedentarismo; destes, o que sofre maior impacto é o de mama”, destaca Miguel Bortolini. “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.”

    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum em todo o mundo, com 1,7 milhões de casos. A estimativa é que para o biênio 2018-2019, somente no Brasil, 60 mil novos casos entre mulheres sejam confirmados para cada ano — um risco estimado de 57 casos a cada 100 mil brasileiras. “Fatores genético hereditários são responsáveis por até 10% desses casos de câncer de mama. Os comportamentais e ambientais, como alimentação e atividade física, respondem por até 30% dos casos”, enfatiza Carina Hechenberger.[...] 

    A relação entre inatividade física e sedentarismo com pacientes do Cecon vai ser analisada a partir de universo mínimo de 360 mulheres, conforme indicadores sociodemográficos, histórico familiar, nutricional e de qualidade de vida. Tudo a partir de questionários referendados internacionalmente. O objetivo é investigar se, pelo nível elevado da população com sobrepeso e obesidade no Acre, há também uma maior influência de diagnóstico positivo para esse tipo de câncer.[...]

    Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental. “Para evitar o câncer de mama, é necessário realizar de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana ou de 75 a 150 minutos de exercícios vigorosos por semana”, recomenda. “Além disso, é bom realizar duas sessões por semana de exercícios resistidos, como musculação; não se deve esperar a doença se podemos preveni-la.” 

(Fonte: UFAC)

“Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental”. Quanto à classificação sintática da expressão em destaque, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    Questão está,claramente, incorreta

    o apesar de é uma conjunção concessiva.

  • As orações subordinadas substantivas completivas nominais funcionam como as objetivas indiretas, a diferença está no fato de completarem nomes e não verbos. Não consigo ver como a frase "...apesar de ser fundamental" pode ser uma O.S.S.C.N.

  • CORRETA: LETRA "A"

    EU ACHO QUE ÀS VEZES É O QC QUE COLOCA O GABARITO ERRADO, POIS ACABEI DE FAZER ESSA MESMA QUESTÃO DA MESMA BANCA DE OUTRO CARGO E O GABARITO ESTAVA CORRETO.

  • Gabarito contraditório da mesma prova, porém de cargo distinto, com resposta letra A

    “Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental”.

    Quanto à classificação sintática da expressão em destaque, assinale a alternativa correta

    A) Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

  • Terceira questão em seguida da IBFC que o gabarito está errado

  • Realmente, o gabarito está errado. Também fiz essa questão anteriormente e é mais que evidente a idéia de concessão
  • calma, pessoas. Gabarito errado. Resposta certa é a "A".
  • QC. está com esse problema. GABARITO A

  • uffa! fiquei procurando o erro dessa questão e não havia encontrado....

  • QC passando o gabarito errado.

  • GABARITO DEFINITIVO

    A

    OBS: Algum problema no Qconcursos que já irá resolver.

    Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal=

     Completa um nome que pertence à oração principal e também vem marcada por preposição.

    Sentimos orgulho de seu comportamento.

    COMPLEMENTO NOMINAL

    Sentimos orgulho de que você se comportou. 

    Sentimos orgulhos DISSO.....

    Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

  • Oxi, a correta é letra A.

  • QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS PELO QC. GAB. A

  • Gabarito errado, coincidentemente essa questão caiu repetida e estava com o gabarito A (concessiva) como correto.

  • Q1363862 é a mesma que consta nesta questão mas lá o gabarito está certo.

  • Oração Subordinada Adverbial Concessiva.Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

  • Gente reportem o erro da questão, para que eles arrumem este erro!

  • Sobre as orações subordinadas, importa mencionar seus três tipos:

    → Adjetiva, que pode ser restritiva (sem vírgula) e explicativa (com vírgula) e exerce função sintática dos adjetivos, ou seja, adjunto adnominal;

    → Adverbial, que exerce papéis circunstanciais típicos do advérbio e exerce função sintática de adjunto adverbial;

    Substantiva, que exerce funções próprias do substantivo (aposto, complemento nominal, predicativo, objeto direto, objeto indireto, sujeito).

    Quanto às coordenadas, convém citar:

    → As orações coordenadas são independentes e podem ser arroladas em sindéticas (prendem-se às demais por conjunção coordenativa) e assindéticas (estão justapostas, ou seja, apõem-se a outras sem intermédio de conectivo);

    a) Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

    Correto. Esse tipo de oração concede, permite que uma ação seja realizada e usualmente vem introduzida por conjunções e locuções do tipo embora, não obstante, a despeito, conquanto, etc.;

    b) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.

    Incorreto. Esse tipo de oração complementa, por meio de preposição, um nome. Ex.: "Fabiano tinha certeza de que não se acabaria tão cedo." (Graciliano Ramos)

    c) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.

    Incorreto. Esse tipo de oração exerce a função de sujeito. Veja: "Nunca se sabe quem está conosco ou contra nós." (Érico Veríssimo)

    d) Oração Coordenada Adjetiva Explicativa.

    Incorreto. Não existe esse tipo de oração coordenada.

    Letra A

  • O CARA ESTUDO PRA CARAMBA, SE ABDICA DE SAIR, TER INTERAÇÃO SOCIAL, PRA CHEGAR NA PROVA E BATER COM QUESTÕES ASSIM... QUE RAIVA, MANO!

  • a oração "apesar de ser fundamental" está sendo concessiva "à realização de exercícios"

  • Eu vejo Mais como SUBORDINADA CAUSAL, PQ CONCESSIVA? NÃO ENTENDI...