-
errado!
Os documentos permanentes possuem valores histórico, probatório e informativo e devem ser definitivamente preservados, à exceção dos documentos microfilmados, cujos originais podem ser eliminados, mantendo-se apenas os microfilmes.
até!
;)
-
errado.
segundo a lei 5.433 de 8 de maio de 1968.
art.2 os documentos de valor histórico não deverão ser eliminados, podendo ser arquivados em local diverso da repartição detentora dos mesmos.
-
Valor histórico: ou secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo não podendo jamais serem eliminados.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
-
O erro da questão está na segunda parte: “à exceção dos documentos microfilmados, cujos originais podem ser eliminados, mantendo-se apenas os microfilmes”. Vejamos:
Dispõe o art. 2o. da Lei 5433 de 1968, que regula a microfilmagem: "Os documentos de valor histórico não deverão ser eliminados, podendo ser arquivados em local diverso da repartição detentora dos mesmos".
Da mesma forma o art. 13 do Decreto 1799 de 30 de janeiro de 1996: "Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor" (grifo atual).
Espero ter ajudado!
-
Como já foi dito a questão erra ao falar "à exceção dos documentos microfilmados, cujos originais podem ser eliminados, mantendo-se apenas os microfilmes.", outra questão pode ajudar a responder, vejam:
Prova:CESPE - 2013 - Telebras - Técnico em Gestão de Telecomunicações –Assistente Administrativo
Disciplina:Arquivologia
No arquivo permanente, a alteração do suporte da informação, devido à microfilmagem ou digitalização, pode ser utilizada como medida para a preservação do acervo, pois possibilita a redução do manuseio dos documentos originais. No entanto, de acordo com a legislação, esses documentos não podem ser eliminados, mesmo após terem sido digitalizados ou microfilmados.
GABARITO: CERTA.
-
GABARITO: ERRADO
§ 6º Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de seu arquivamento.
LEI Nº 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968.
-
Não tem exceção para documentos permanentes. Eles não podem ser eliminados em hipótese alguma.