Os instrumentos de pesquisa nos arquivos permanentes são meios que permitem a identificação , a localização e a consulta a documentos . As tarefas de descrição levam a elaboração desses instrumentos , que podem ser básicos ou auxiliares :
Básicos - Guia - Serve para orientar os usuários no conhecimento e utilização dos fundos integrantes do acervo de um arquivo permanente . É mais abrangente dos instrumentos e dá ao pesquisador uma visão dos conjuntos dos acervos arquivísticos . Inventário - o inventário descrve a composição do fundo ou parte dele . Catálogo - criado segundo um critério temático , cronológico , onomástico , ou geográfico . Descreve unitariamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos , de forma resumida ou analítica . Repertório - Descreve detalhadamente documentos pre-selecionados pertencentes a um ou mais fundos , segundo um critério onomástico , geográfico , temático ou cronológico .
Auxiliares - podem ser divididos em índice ou tabela de equivalência ou concordância
GUIA - Instrumento de pesquisa destinado a orientação dos usuários no conhecimento e utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente.
INVENTÁRIO - Instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas. Pode ser analítico (descrições pormenorizadas) ou sumário (descrições breves).
CATÁLOGO - Instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, incluindo todos os documentos pertencentes a um ou mais fundo, descritos de forma sumária ou pormenorizada.
ÍNDICE - Lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar ou facilitar sua localização no texto.
Os mais abrangentes são os guias e inventários, portanto, devem ser priorizados.