SóProvas


ID
4091593
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Estudo associa câncer de mama a sedentarismo e alimentação


    Pesquisa desenvolvida por meio do mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, da Ufac, pretende avaliar a relação entre sedentarismo, nutrição e aparecimento de câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos no Estado do Acre. O estudo é conduzido pelas mestrandas Carina Hechenberger e Ramyla Brilhante, com orientação do professor Miguel Junior Sordi Bortolini. 

    O projeto de pesquisa “Avaliação do Nível de Atividade Física, Estado Nutricional e Qualidade de Vida de Mulheres Atendidas no Centro de Controle em Oncologia do Acre (Cecon)” foi apresentado ao programa em 2018; atualmente, se encontra na fase de coleta de dados, através da aplicação de questionários a usuárias do serviço de saúde. “São 13 tipos diferentes de câncer altamente influenciados pelo sedentarismo; destes, o que sofre maior impacto é o de mama”, destaca Miguel Bortolini. “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.” 

    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum em todo o mundo, com 1,7 milhões de casos. A estimativa é que para o biênio 2018-2019, somente no Brasil, 60 mil novos casos entre mulheres sejam confirmados para cada ano — um risco estimado de 57 casos a cada 100 mil brasileiras. “Fatores genéticohereditários são responsáveis por até 10% desses casos de câncer de mama. Os comportamentais e ambientais, como alimentação e atividade física, respondem por até 30% dos casos”, enfatiza Carina Hechenberger.[...] 

    A relação entre inatividade física e sedentarismo com pacientes do Cecon vai ser analisada a partir de universo mínimo de 360 mulheres, conforme indicadores sociodemográficos, históricofamiliar, nutricional e de qualidade de vida. Tudo a partir de questionários referendados internacionalmente. O objetivo é investigar se, pelo nível elevado da população com sobrepeso e obesidade no Acre, há também uma maior influência de diagnóstico positivo para esse tipo de câncer.[...]

    Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental. “Para evitar o câncer de mama, é necessário realizar de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana ou de 75 a 150 minutos de exercícios vigorosos por semana”, recomenda. “Além disso, é bom realizar duas sessões por semana de exercícios resistidos, como musculação; não se deve esperar a doença se podemos preveni-la.”

(Fonte: UFAC)

“Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental”. Quanto à classificação sintática da expressão em destaque, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • “Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental” temos uma Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

  • Olá colegas!

    Podemos substituir a expressão "Apesar de " por EMBORA, ENTRETANTO, PORÉM. Diante disso, todos esses termos detém sentido concessivo, uma ideia contrária ao que foi dito, porém possível dentro de um contexto.

    Foco, força e fé.

  • O enunciado requereu a classificação da oração destacada. Convém salientar que, para fins de prova, importam três modelos de orações: absoluta (um período simples, com apenas um verbo), coordenada (sindética ou assindética) e subordinada (adjetiva, adverbial ou substantiva).

    “Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental.”

    A oração sublinhada indica uma característica importante, fundamental e, ainda assim, não é uma realidade na vida de certas pessoas. Essa noção de contraste diz respeito à oração subordinada adverbial concessiva. A locução conjuntiva concessiva "apesar de" confere esse aspecto à estrutura e equivale a uma miríade de outras: embora, conquanto, a despeito de, não obstante, etc.

    a) Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

    Correto. Vide comentário acima;

    b) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.

    Incorreto. Esse tipo de oração exerce função sintática de complemento nominal. Veja um exemplo: "Houve necessidade de que se estudasse excessivamente para a prova". O segmento destacado é complemento nominal do nome "necessidade";

    c) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.

    Incorreto. Esse tipo de oração exerce função sintática de sujeito. Veja um exemplo: "É vital que destituamos do poder governantes parasitas". O segmento em destaque exerce função sintática de sujeito da oração;

    d) Oração Coordenada Adjetiva Explicativa.

    Incorreto. Sequer existe esse tipo de oração. A denominação correta é oração subordinada adjetiva explicativa em cuja estrutura, normalmente, haverá vírgula. Veja um exemplo: "Compraram-se livros usados, que estavam em estado ótimo de conservação".

    Letra A

  • Assertiva A

    Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental” =Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

  • “Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental”

    Apesar de é uma locução subordinativa adverbial concessiva que introduz uma oração subordinada adverbial concessiva., A concessão diz respeito à oposição sem impedir que o fato venha a ser realizado.

    GABARITO. A

  • já dizia o mestre Pestana: Decore as CONJUNÇÕES kkk
  • “Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental”.

    O.S.A.C.R E D U Z I D A

  • Suspeito o gabarito! A alternativa da questão (Q136804) afirma que é Completiva Nominal. É a mesma questão, só que para outro cargo!
  • By Fessor Elias

    http://profeliasantana.com.br/wp-content/uploads/2019/05/CONECTIVOS-2.0.pdf

    DECOREEEE AS CONJUNÇÕES

  • LETRA A

  • Respondi por eliminação kkkkkk

    Não poderia ser Completiva Nominal, pois não estava complementando nenhum nome.

    Não poderia ser Subjetiva, pois não era sujeito de nenhuma oração.

    E não poderia ser adjetiva explicativa, pois não estava explicando nada.

    Então, por eliminação, restou-me apenas a afirmativa E.

    Porque eu não sei, só sei que é kkkkkkkkk

  • está reduzida de infinitivo: em que pese seja fundamental, conquanto seja, embora seja...etc

  • GABARITO: LETRA A

    1. Oração subordinada adverbial causal

    As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, desde que, etc.

    Exemplo: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.

    2. Oração subordinada adverbial comparativa

    As orações subordinadas adverbiais comparativas exprimem comparação.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: como, assim como, tal como, tanto como, tanto quanto, como se, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais).

    Exemplo: Paula é estudiosa tanto quanto seu irmão.

    3. Oração subordinada adverbial concessiva

    As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem permissão.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc.

    Exemplo: Luciana gosta muito de dançar embora esteja com o pé quebrado.

    4. Oração subordinada adverbial condicional

    As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem condição.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

    Exemplo: Iremos à festa desde que não chova.

    5. Oração subordinada adverbial conformativa

    As orações subordinadas adverbiais conformativas exprimem conformidade.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: conforme, segundo, como, consoante, de acordo, etc.

    Exemplos: Consoante às regras de conduta, Antenor preferiu alertar seus colegas de trabalho.

    6. Oração subordinada adverbial consecutiva

    As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem consequência.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: de modo que, de sorte que, sem que, de forma que, de jeito que, etc.

    Exemplos: O palestrante falou tão baixo, de forma que não conseguimos ouvir a apresentação.

    7. Oração subordinada adverbial final

    As orações subordinadas adverbiais finais exprimem finalidade.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: a fim de que, para que, que, porque, etc.

    Exemplos: Estamos aqui para trabalhar.

    8. Oração subordinada adverbial temporal

    As orações subordinadas adverbiais temporais exprimem circunstância de tempo.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: enquanto, quando, desde que, sempre que, assim que, agora que, antes que, depois que, logo que, etc.

    Exemplos: Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.

    9. Oração subordinada adverbial proporcional

    As orações subordinadas adverbiais proporcionais exprimem proporção.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: à proporção que, à medida que, ao passo que, tanto mais, tanto menos, quanto mais, quanto menos, etc.

    Exemplos: À medida que o tempo passa, estamos mais distantes.

    TODA MATÉRIA.

  • 1. Oração subordinada adverbial causal e coordenada conclusiva. Qual a diferença

  • Gabarito: A

    Concessiva: oposição, contraste, quebra de expectativa.

  • Oração Subordinada Adverbial Concessiva. GABARITO - Conjunções Concessivas : A despeito de , embora , de malgrado , em que pese , não obstante , conquanto , apesar de que, por pior que , ainda que , mesmo que , posto que , por mais/menos que , se bem que

    Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal. (A oração em destaque não está introduzida pelas conjunções integrantes QUE ou SE. Logo não tem como ser Subordinada Substantiva de nenhum tipo)

    Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. (Incorreta pelo mesmo motivo anterior)

    Oração Coordenada Adjetiva Explicativa. (não há conjunção explicativa no termo destacado - pois,porque,porquanto,que)

  • São concessivas: malgrado, mesmo que, ainda que, embora, apesar de que, conquanto, por mais que, posto que, se bem que, NÃO OBSTANTE

  • Para ser SUBORDINADA SUBSTANTIVA, tem que ter C.S.I

    Oração COORDENADA ADJETIVA ñ existe.

    Portanto, só resta a alternativa A.