SóProvas


ID
4115515
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


Desmarcar o encontro com o contatinho, cancelar uma reunião de negócios ou sair mais cedo de um aniversário: suspender compromissos leva ____ sensação de liberdade.

Amy Banks, neurobiologista, terapeuta especializada em relacionamentos e autora do livro Wired to Connect (sem edição no Brasil), afirma que ____ explicação para isso é simples. Algumas pessoas possuem a programação tão cheia que eliminar uma atividade é uma forma de conseguir uma folga para si.

A pesquisadora afirma que ____ pessoas subestimam o quanto conseguem dar conta das coisas. Por isso, cancelar um compromisso é prazeroso, já que o tempo livre é realmente necessário.

Além disso, a satisfação pode estar relacionada com o que você pensa da outra pessoa. ____ relações em que não existem sentimentos mútuos e encontrar essas pessoas pode ser estressante. Então, sentimos alívio ao cancelar o compromisso. 


(Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/11/voce-se-sente-bem-ao-cancelar-um-compromisso-ciencia-explica.html>.

Acesso em 08 nov. 2017)

Na última frase do texto, o termo “Então” pode ser susbstituído, sem nenhuma alteração de significado, por:

Alternativas
Comentários
  • "Além disso, a satisfação pode estar relacionada com o que você pensa da outra pessoa. ____ relações em que não existem sentimentos mútuos e encontrar essas pessoas pode ser estressante. Então, sentimos alívio ao cancelar o compromisso. "

    Então: Conjunção Coordenativa Conclusiva

    Gabarito: E) Logo. ✅ → Conjunção Coordenativa Conclusiva

    Dá pra eliminar as alternativas A, B e D sabendo que elas são de mesma função morfológica, são conjunções Adversativas.

    A) Todavia. → Conjunção Coordenativa Adversativa

    B)Não obstante. → Conjunção Coordenativa Adversativa

    C) Porquanto. → Conjunção Coordenativa Explicativa

    D)No entanto. → Conjunção Coordenativa Adversativa

    Bons estudos

  • Conjuncão coordenativa CONCLUSIVA - assim, LOGO, portanto, então, por isso, etc.

    Gab: E

  • Então se refere a conclusão, substituído corretamento por: logo\diante disso\assim

  •  no meu caso eu consigo acertar as questões por exclusão , o gabarito normalmente é a alternativa q está diferente das outras alternativas , perceba q todavia não obstante e no ententanto são conjunções adversativas(q apresentam sentido de adversidade) . Logo eu descartei as três e sobrou apenas Porquanto e Logo . porquanto é uma conjunção explicativa e logo é uma conjunção conclusiva . Logo sobraram apenas duas alternativas . 

    Perceba q eu fui eliminando as alternativas são identicas em suas propriedades então eu exclui as identicas.

    Então da sentido de conclusão , LOGO eu marquei a E por também expressar uma conclusão...

    POR FAVOR ME CORRIGEM SE EU ESTIVER EQUIVOCADO

  • Conjunção conclusiva.

  • A questão exige conhecimento em conjunções coordenativas. Temos que encontrar nas alternativas qual conjunção é intercambiável com "então", no texto. Vejamos:

    As conjunções coordenativas podem ser: .

    Aditivas: servem para ligar dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, estabelecendo entre eles uma ideia de adição. São as conjunções e, nem (e não), que, não só ... mas também. Ele não respondeu às minhas cartas nem me telefonou.

    Adversativas: ligam dois termos ou orações, estabelecendo entre eles uma relação de oposição, contraste, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante, e (com valor de mas). A mulher chamou imediatamente o médico, porém não foi atendida.

    Alternativas: ligam palavras ou orações, estabelecendo entre elas uma relação de separação ou exclusão. São as conjunções ou, ou ... ou, já ... já, ora ... ora, quer ... quer, etc. O mecânico ora desparafusava o motor do carro, ora juntava outras peças espalhadas pelo chão.

    Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, então, por isso, assim, etc. Meu irmão estudou muito o ano inteiro; logo, deve ir bem nos exames.

    Explicativas: ligam duas orações de modo que a segunda justifica ou explica o que se afirmou na primeira. São as conjunções que, porque, porquanto, pois (no início da oração). Vá rápido, pois já está começando a chover.

    Além disso, a satisfação pode estar relacionada com o que você pensa da outra pessoa. ____ relações em que não existem sentimentos mútuos e encontrar essas pessoas pode ser estressante. Então, sentimos alívio ao cancelar o compromisso. "

    O sentido acima é de conclusão, pois detém um sentido de concluir um sentido.

    a) Todavia. 

    Incorreta. Conjunção coordenativa adversativa.

    b)Não obstante.

    Incorreta. Conjunção coordenativa adversativa.

    c) Porquanto.

    Incorreta. Conjunção coordenativa explicativa.

    d) No entanto. 

    Incorreta. Conjunção coordenativa adversativa.

    e) Logo

    Correta. Conjunção conclusiva que pode ser trocada por "então".

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar Conectegramática reflexiva. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: E

  • PROFESSOR PABLO JAMILK SEMPRE FALA,DECORE AS CLASSES GRAMATICAIS MEU QUERIDO ALUNO!

    FOCO PMPR

  • Conclusivas: portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, logo, destarte, dessarte.