-
Gabarito Letra D.
-
.
-
Adj. adverbial longo no inicio da frase
Letra D
-
Gabarito: D
O uso da vírgula serve para marcar o deslocamento de um termo na frase, por meio de uma pausa que altera a entonação.
A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
-
Somente na alternativa D o "exatamente" estava isolado.
-
gabarito letra D
A) Quando o programa é planejado com alguém, que você vê raramente a vontade, em(1) cancelar o compromisso, é(2), exatamente porque você precisaria fazer um grande esforço para encontrar essa pessoa. ➡ errado, vírgula separando o nome do seu complemento (1) e separando sujeito do seu verbo(2).
B) Quando o programa é planejado, com(1) alguém que você vê raramente, a vontade em cancelar o compromisso é exatamente,(2) porque você precisaria fazer, um grande esforço para encontrar essa pessoa.➡ errado, vírgula separando o verbo do seu agente da passiva (sujeito + alguém planejam o programa)(1) e separando predicado do seu verbo e sujeito (2).
C) Quando o programa, é(1) planejado com alguém, que você vê raramente, a vontade em cancelar o compromisso é exatamente,(2) porque você precisaria fazer um grande esforço para encontrar essa pessoa.➡ errado, vírgula separando o sujeito do seu verbo (1) e separando predicado do seu verbo e sujeito (2).
D) Quando o programa é planejado com alguém que você vê raramente,(1) a vontade em cancelar o compromisso é,(2) exatamente(3), porque você precisaria fazer um grande esforço para encontrar essa pessoa.(4) ➡
1: oração subordinada substantiva adverbial temporal deslocada na sentença
2: sujeito
3: adjunto adverbial de corpo curto: virgula facultativa, mas se colocar tem que isolar por duas vírgulas
4: oração subordinada substantiva adverbial causal
E) Quando o programa é planejado com alguém que você vê raramente (faltou uma vírgula aqui) a vontade em cancelar o compromisso é, exatamente (faltou uma vírgula aqui ou tirar a de antes do "exatamente") porque você precisaria fazer um grande esforço, (vírgula entre nome e complemento) para encontrar essa pessoa.
bons estudos
erros manda msg
-
A questão discorre sobre o assunto vírgula, é mister salientar que é preciso ter conhecimento em análise sintática para facilitar o entendimento nesse assunto. Vejamos:
Para facilitar o entendimento, onde se vê uma vírgula em vermelho, é porque está incorreta a vírgula e onde se vê uma vírgula entre parênteses em azul, é porque faltou a vírgula.
a) Quando o programa é planejado com alguém, que você vê raramente (,) a vontade, em cancelar o compromisso, é, exatamente (,) porque você precisaria fazer um grande esforço para encontrar essa pessoa.
Incorreta. 1º A vírgula antes do "que" está errada, pois do trecho "quando...raramente" é toda uma oração subordinada adverbial de tempo e não deve ser ser dividida em unidades.
2º Deveria ter uma vírgula após a palavra raramente, dessa forma estaria fazendo o desfecho da oração subordinada adverbial de longa extensão antecipada.
3º Não deveria ter a vírgula após o sujeito do verbo "a vontade".
4º O correto é não ter a vírgula antes do "exatamente" ou colocar mais uma após a fim de isolá-la.
b) Quando o programa é planejado, com alguém que você vê raramente, a vontade em cancelar o compromisso é exatamente, porque você precisaria fazer, um grande esforço para encontrar essa pessoa.
Incorreta. 1º A vírgula antes do "com" está errada, pois do trecho "quando...raramente" é toda uma oração subordinada adverbial de tempo e não deve ser ser dividida em unidades
2º Não deveria ter a vírgula após o verbo "fazer", porque está separando o verbo do seu complemento.
c) Quando o programa, é planejado com alguém, que você vê raramente, a vontade em cancelar o compromisso é exatamente, porque você precisaria fazer um grande esforço para encontrar essa pessoa.
Incorreta. A dupla vírgula antes de "programa" e após "alguém" está errada, pois do trecho "quando...raramente" é toda uma oração subordinada adverbial de tempo e não deve ser dividida em unidades.
d) Quando o programa é planejado com alguém que você vê raramente, a vontade em cancelar o compromisso é, exatamente, porque você precisaria fazer um grande esforço para encontrar essa pessoa.
Correta. Todos os erros que as outras alternativas cometeram, está ficou livre de tais erros. Por isso é alternativa correta.
e) Quando o programa é planejado com alguém que você vê raramente (,) a vontade em cancelar o compromisso é, exatamente porque você precisaria fazer um grande esforço, para encontrar essa pessoa.
Incorreta. Deveria ter uma vírgula após a palavra raramente para isolar a oração subordinada adverbial temporal de longa extensão.
GABARITO: D
-
o aposto me fez acertar a questão!!!!
-
LETRA D
FOCO PMPR
-
Gabarito: Letra D
Não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Quando há inversão deles, locuções deslocadas, deve-se utilizar virgulas.
-
eles fazem uma separação interessante nas frases, com intuito de confundir mesmo,
-
Avante PMPR!
-
AVANTE, PMAC