SóProvas


ID
4132801
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2


A música é uma forma de comunicação utilizada como um canal, em que é possível transmitir uma mensagem de forma sutil, eficiente e agradável, seja apenas para o prazer do ouvinte ou para influenciá-lo a tomar determinadas ações ou atitudes esperadas pelo anunciante – além de poder ajudar na construção de uma marca e estreitar sua relação com o consumidor.

Um ótimo exemplo é o da Coca-Cola. Com tom alegre e inspirador em suas campanhas, a marca tenta passar uma mensagem que desperte a empatia – não só a seus potenciais clientes, mas a todos que assistem a seu filme.

É fácil perceber que a trilha sonora de um filme, se mudada, pode dar um sentido totalmente diferente à cena. É assim no cinema e também na publicidade, por isso a escolha da música certa é tão importante para o trabalho publicitário.


Disponível em: https://plugcitarios.com/blog/2017/03/24/importancia-da-musica-napublicidade. Acesso em 15/09/2019. Adaptado

Releia o trecho: “seja apenas para o prazer do ouvinte ou para influenciá-lo a tomar determinadas ações ou atitudes esperadas pelo anunciante – além de poder ajudar na construção de uma marca e estreitar sua relação com o consumidor.” O travessão foi empregado para:

Alternativas
Comentários
  • O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar,REALÇAR (destacar) trechos de textos. Além disso, podem substituir as vírgulas, caso elas estejam conectadas ou ligadas !

    GAB: C

  • Os sinais de pontuação desempenham portentoso papel na frase, tendo em vista que facilitam a compreensão do discurso escrito, além de contribuir significativamente para a clareza do texto. Há uma miríade deles, dentre os quais se destacam: vírgula, pontos de exclamação e interrogação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, travessão e parêntesis.

    Leiamos o fragmento a fim de inspecionar o uso do travessão:

    “seja apenas para o prazer do ouvinte ou para influenciá-lo a tomar determinadas ações ou atitudes esperadas pelo anunciante além de poder ajudar na construção de uma marca e estreitar sua relação com o consumidor.” 

    O travessão presente na estrutura acima faz as vezes de vírgula, substituindo-a e introduzindo um elemento de natureza aditiva (além de). Esse é um largo e correto uso, uma vez que ele e a vírgula podem ser intercambiáveis.

    a) sinalizar a introdução da síntese de uma sequência de ideias.

    Incorreto. Encabeça uma estrutura que adita, acrescenta informação ao período: "além de";

    b) introduzir um segmento explicativo, sem o qual todo o trecho perderia o sentido.

    Incorreto. Encabeça uma estrutura que adita, acrescenta informação ao período: "além de";

    c) inserir uma pausa, que dá ênfase ao segmento que vem em seguida.

    Correto. Vide detalhamento acima;

    d) marcar com clareza a delimitação entre duas vozes enunciativas diferentes.

    Incorreto. Encabeça uma estrutura que adita, acrescenta informação ao período: "além de";

    e) indicar que o segmento final é menos informativo do que o anterior.

    Incorreto. Encabeça uma estrutura que adita, acrescenta informação ao período: "além de".

    Letra C

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADESIM ! !

  • PERFEITAMENTE.