SóProvas


ID
4141177
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   O tempo passa, e as histórias de superação no esporte reforçam minha tese de que o mito do herói é mobilizador do esporte. Isso não quer dizer que ele toca apenas os que estão no pódio. A referência heroica é parte integrante da vida de quem busca o inalcançável todos os dias.
   Viver é a arte cotidiana de se superar. Atletas vivem o superlativo dessa assertiva, uma vez que não basta competir, é preciso ganhar, contrariando a máxima do patrono olímpico Pierre de Coubertin. Digo isso não para provocar o contraditório, mas porque ninguém doa a vida a uma causa para apenas fazer parte dela. 
   Todos os que se dedicam integralmente ao que fazem desejam o reconhecimento desse feito. Excelência é mais do que meritocracia. No esporte, o reconhecimento social do esforço do treino é a vitória. E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]
RUBIO, Katia Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2019/09/nao-e-so-quem-sobe-no-podio-que-merece-serchamado-de-heroi.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)

Assinale a alternativa que parafraseia a proposição negritada acima, sem alterar-lhe o sentido.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    Não há gabarito para a questão, que é nula.

    Vale frisar que a banca destaca a manutenção de sentido que deve estar presente na construção.

    TRECHO ORIGINAL: E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]

    Sem adentrar em uma análise profunda dos trechos, marquemos apenas os pontos mais chamativos.

    A) Tão esquecida nos últimos tempos, a ética da competição deve ser acompanhada dos valores e do reconhecimento social da vitória.

    Incorreta. Há nítida extrapolação da informação presente no trecho original, que não cita termos como "reconhecimento social da vitória".

    B) Não há mal algum na disposição em reconhecer o esforço da competição, desde que ele seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos.

    Incorreta. No trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.

    C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.

    Incorreta. Novamente, no trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.

    D) Desde que o esforço do treino seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em reconhecê-los.

    Incorreta. Novamente, no trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.

    Pelo exposto, questão nula.

  • "esquecida" e "esquecidos" como não prestei atenção nisso, gente!?

  • Gabarito letra C

    ...por valores e pela ética da competição,... texto original.

  • Resposta: C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.

    Vejamos o trecho:

    No esporte, o reconhecimento social do esforço do treino é a vitória. E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]

    O que se pode entender:

    1. a vitória é um reconhecimento social do esforço do treino;
    2. não há mal algum nessa disposição (que a vitória é um reconhecimento social do esforço do treino);
    3. desde que ela (a vitória) seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida (a ética da competição) nos últimos tempos.

    Portanto, como a questão pede uma paráfrase, é preciso que na reecritura do texto ocorra uma concordância entre as palavras e, por isso, é possível aplicar o termo esquecidos no trecho "desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida (no caso, concordando com a expressão ética da competição; ou tão esquecidos, concordando com os termos valores e pela ética da competição) nos últimos tempos", já que pode concordar com a palavra mais próxima ou com o contexto.