CUIDADO
Não há gabarito para a questão, que é nula.
Vale frisar que a banca destaca a manutenção de sentido que deve estar presente na construção.
TRECHO ORIGINAL: E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]
Sem adentrar em uma análise profunda dos trechos, marquemos apenas os pontos mais chamativos.
A) Tão esquecida nos últimos tempos, a ética da competição deve ser acompanhada dos valores e do reconhecimento social da vitória.
Incorreta. Há nítida extrapolação da informação presente no trecho original, que não cita termos como "reconhecimento social da vitória".
B) Não há mal algum na disposição em reconhecer o esforço da competição, desde que ele seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos.
Incorreta. No trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.
C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.
Incorreta. Novamente, no trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.
D) Desde que o esforço do treino seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em reconhecê-los.
Incorreta. Novamente, no trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.
Pelo exposto, questão nula.
Resposta: C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.
Vejamos o trecho:
No esporte, o reconhecimento social do esforço do treino é a vitória. E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]
O que se pode entender:
- a vitória é um reconhecimento social do esforço do treino;
- não há mal algum nessa disposição (que a vitória é um reconhecimento social do esforço do treino);
- desde que ela (a vitória) seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida (a ética da competição) nos últimos tempos.
Portanto, como a questão pede uma paráfrase, é preciso que na reecritura do texto ocorra uma concordância entre as palavras e, por isso, é possível aplicar o termo esquecidos no trecho "desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida (no caso, concordando com a expressão ética da competição; ou tão esquecidos, concordando com os termos valores e pela ética da competição) nos últimos tempos", já que pode concordar com a palavra mais próxima ou com o contexto.