SóProvas


ID
4144636
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo chavista tem fechado o cerco contra o líder do parlamento venezuelano e autodeclarado presidente interino da Venezuela. Principal nome da oposição,foi inabilitado para ocupar cargos públicos durante 15 anos pela Controladoria Geral da Venezuela. O controlador do governo, Elvis Amoroso, anunciou na televisão que iria “desativar o exercício de qualquer cargo público do cidadão pelo prazo máximo estabelecido na lei”.

(https://bit.ly/32ADx0S. Publicado em 29.03.2019. Adpatado)


A respeito do conflito entre a situação do governo venezuelano e a oposição, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Juan Gerardo Guaidó Márquez (La Guaira, 28 de julho de 1983) é um engenheiro e político venezuelano. Deputado Nacional pelo estado de Vargas, é o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela mais jovem a ocupar o cargo. Em 23 de janeiro de 2019, autoproclamou-se Presidente da Venezuela, iniciando uma nova crise política no país.

    Logo após a autoproclamação, Guaidó foi prontamente reconhecido, como "presidente interino", por vários países, incluindo os Estados Unidos, o Brasil e outros, do chamado "Grupo de Lima" e União Europeia. Todavia, no dia 21 de janeiro de 2019, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela declarou inválida a junta parlamentar da Assembleia Nacional, presidida por Guaidó, considerando nulos todos os atos aprovados pela Casa desde 5 de janeiro. O presidente Nicolás Maduro também rejeitou a declaração de Guaidó como "presidente interino da Venezuela" e diz que ainda é o presidente, isso também levou a Venezuela a romper em definitivo as relações com os Estados Unidos. Guaidó também é dirigente do partido Voluntad Popular.

    Fonte: Wikipédia

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Guaid%C3%B3

  • "Para tornar Guaidó inelegível, o governo de Maduro alegou que o oposicionista fez, desde 2015, mais de 90 viagens ao exterior sem a autorização da Assembleia Nacional e com gastos de 310 milhões de bolívares (R$ 367 mil), montante que ele não pode justificar com o salário de deputado."

    Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/por-que-governo-maduro-nao-conseguira-frear-guaido-ao-torna-lo-inelegivel,76a6d4fdd5f08515e17dd305b235de6brx8bgvea.html em 01/10/2020

  • Graves crises políticas, como a descrita no texto, são frequentemente abordadas em questões do tipo, ainda mais quando envolvem nações vizinhas do Brasil. O texto de apoio aborda um episódio da crise no país que teve a oposição conquistando a maior parte das vagas no parlamento e tendo seu líder declarando-se presidente e reconhecido como por alguns países enquanto outros reconhecem a legitimidade do governo de Nicolás Maduro. O enunciado busca a alternativa correta sobre os fatos descritos.

    A) O reeleito para o cargo de presidente foi Maduro

    B) Hugo Chaves faleceu em 2013.

    C) Maduro foi eleito em pleito considerado como fraudulento pelos países que consideram Guaidó como presidente justamente por esse ser o líder da oposição que na mesma ocasião conseguiu maioria parlamentar. O governo de fato é exercido por Maduro que conta com  apoios importantes como Rússia e China enquanto Guaidó possui grande apoio internacional mas sem poder algum de fato em território venezuelano. Alternativa correta.

    D)As eleições na Venezuela seguem ocorrendo normalmente, porém o impasse político permanece. 

    E) Chavistas e bolivarianistas são termos sinônimos para o mesmo movimento político chamado de Bolivarianismo e iniciado por Hugo Chaves. 




    Gabarito do professor: C.
     
  • GABARITO COMENTADO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO:

    Graves crises políticas, como a descrita no texto, são frequentemente abordadas em questões do tipo, ainda mais quando envolvem nações vizinhas do Brasil. O texto de apoio aborda um episódio da crise no país que teve a oposição conquistando a maior parte das vagas no parlamento e tendo seu líder declarando-se presidente e reconhecido como por alguns países enquanto outros reconhecem a legitimidade do governo de Nicolás Maduro. O enunciado busca a alternativa correta sobre os fatos descritos.

    A) O reeleito para o cargo de presidente foi Maduro

    B) Hugo Chaves faleceu em 2013.

    C) Maduro foi eleito em pleito considerado como fraudulento pelos países que consideram Guaidó como presidente justamente por esse ser o líder da oposição que na mesma ocasião conseguiu maioria parlamentar. O governo de fato é exercido por Maduro que conta com apoios importantes como Rússia e China enquanto Guaidó possui grande apoio internacional mas sem poder algum de fato em território venezuelano. Alternativa correta.

    D)As eleições na Venezuela seguem ocorrendo normalmente, porém o impasse político permanece. 

    E) Chavistas e bolivarianistas são termos sinônimos para o mesmo movimento político chamado de Bolivarianismo e iniciado por Hugo Chaves. 

    Gabarito do professor: C.