SóProvas


ID
4154440
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Paulo, Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro, quando em serviço de ronda na Comarca de Duas Barras, ao volante de veículo da corporação militar, vem a atropelar Fabiano, médico plantonista local, que sofre lesões corporais leves. Sobre tal fato, em seara de competência penal, o policial militar deverá ser julgado, em primeira instância:

Alternativas
Comentários
  • SMJ, questão desatualizada.

    Na redação atual do CPM, a resposta seria a ALTERNATIVA C

    Art. 9º Consideram-se crimes militares, em tempo de paz:

     II – os crimes previstos neste Código e os previstos na legislação penal, quando praticados:   

          

    c) por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil

    O militar responderia de acordo com o art. 303 do CTB:

    Art. 303. Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor:

    Notar também que por ser policial militar (ou seja, militar estadual), só poderia ser julgado pela justiça militar estadual se esta efetivamente existisse (o que não é a regra nas UFs, salvo engano), nos termos da CF/88. Observar que a Justiça Militar dos Estados SÓ JULGA MILITARES, diferentemente da Justiça Militar da União, que pode vir a julgar civis em alguns casos específicos.

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes. 

    § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados , nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças. 

  • Realmente a questão está desatualizada, pois após o advento da lei 13.491/17, a qual alterou o artigo 9º, do CPM, a competência é da Justiça Militar estadual, uma vez que o policial militar se encontrara de serviço.

  • Será da competência da Justiça Militar Estadual processar e julgar o militar que comete crime em serviço.

    RESPOSTA CORRETA: LETRA C

  • Concordo com os colegas, alternativa correta é a C (Militar Estadual), visto que o militar encontrava-se em serviço.

  • O Militar está em serviço. Vai a JME (Resposta correta seria a C)

  • Para os colegas que adoram lei seca, vamos analisar as sumulas.

    Súmula 06 do STJ

    Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar delito decorrente DE acidente de transito envolvendo viatura de Policia Militar. salvo se infrator e vitima forem policiais em atividade.

    LETRA B.

  • Com o advento da Lei 13.491/17, houve uma ampliação da competência da justiça castrense, que agora julga tanto os crimes previstos no CPM quanto os previstos na legislação penal (art. 9, II) , nas hipóteses de, dentre outras, de crimes praticados:

    (...)

    por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; (HIPÓTESE DA QUESTÃO)

  • De fato a lei 13.491/17 ampliou muito a competência da justiça militar, inclusive agora até mesmo os delitos de abuso de autoridade podem ser julgados pela JM, tornando sem efeito a súmula 172 do STJ. O prof. Renato Brasileiro tem uma aula no youtube sobre isso excelente só pesquisar no canal dele, aqui não deixa copiar o link...

    Gabarito correto letra C.

  • Questão desatualizada. Gabarito alternativa C.

  • Gabarito correto seria C, pois o policial estava atuando no exercício de suas funções. Lei 13.491/17 .