-
É uma questão típica na qual temos que observar a correta aplicação da pontuação:
A) De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (errado) - estamos separando o verbo encontrar do seu complemento moléculas pelo uso de "dois pontos", o que não é aceitável.
B) O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (Correta) - a semântica mantida e a pontuação devidamente empregada.
C) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (errada) -No trecho destacado, temos separação do sujeito do verbo pela vírgula, o que não é aceitável.
D) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia. (errado) - No trecho destacado,temos separação inapropriada do complemento nominal.
Gabarito letra B!
-
Esses textos grandes só vêm para meter medo.
-
De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.
- A ordem direta de uma frase é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca pontuação alguma. Então, resumidamente, não se separa por pontuação sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.
- ENTRE O SUJEITO E O VERBO PODE INTERCALAR O ADJUNTO COM AS VÍRGULAS. POIS O USO DE APENAS UMA DESSAS, SEPARA O SUJEITO DO SEU VERBO. LEMBRANDO QUE O ADJUNTO ADVÉRBIAL LONGO É OBRIGATÓRIO SER SEPARADO POR VÍRGULA, SEJA ELE ANTEPOSTO OU INTERCALADO.
- A ABL (Academia Brasileira de Letras) diz que 3 ou mais palavras torna um adjunto adverbial grande, portanto a vírgula é obrigatória.
Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.
- Não se emprega virgula entre: • Sujeito e verbo • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença)
Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia.
- Os adjuntos adnominais, e complementos nominais quaisquer que sejam eles, não podem ser separados por pontuação.
-
A)Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia.A) De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. ERRADO. O complemento do verbo não podem ser separado por virgula porque completa seu sentido. EX: Joana vendeu sua casa. sujeito> Joana complemento: Sua casa> não separa do verbo por virgula.
B) O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. CORRETA.
C) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. ERRADO. NÃO PODEMOS SEPARA SUJEITO DO VERBO POR VIRGULA.
D) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia. ERRADO. NÃO PODEMOS SEPARA COMPLEMENTO DO VERBO POR ;
-
Gab B
Atentem-se para algo: não se separa o Sujeito-verbo-complemento por pontuação.
-
Na letra A, não faz sentido o emprego dos dois pontos isolando verbo e complemento.
Na letra C, a vírgula após "(CNPEM)" isola sujeito e verbo, o que configura gravíssimo erro gramatical.
Na letra D, não faz sentido o emprego de dois pontos após a preposição "com". Além disso, a ideia original de "somou" - ação concluída no passado - é alterada com o emprego da forma composta "tem somado" - ação que teve início no passado e continua no presente.
A letra B mantém a correção e o sentido original intactos.
-
PRINCIPAIS ASPECTOS A SERREM OBSERVADOS EM QUESTOES DE REESCRITURA:
PONTUAÇÃO,
CONJUNÇÃO,
CONCORDANCIA VERBAL,
ACENTUAÇÃO GRÁFICA.