SóProvas


ID
4160278
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


    Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

    Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

O trecho “Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.” (2º§) mantém sua correção linguística e semântica na reescrita:

Alternativas
Comentários
  • É uma questão típica na qual temos que observar a correta aplicação da pontuação:

    A) De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (errado) - estamos separando o verbo encontrar do seu complemento moléculas pelo uso de "dois pontos", o que não é aceitável.

    B) O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (Correta) - a semântica mantida e a pontuação devidamente empregada.

    C) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. (errada) -No trecho destacado, temos separação do sujeito do verbo pela vírgula, o que não é aceitável.

    D) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia. (errado) - No trecho destacado,temos separação inapropriada do complemento nominal.

    Gabarito letra B!

  • Esses textos grandes só vêm para meter medo.

  • De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.

    • A ordem direta de uma frase é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca pontuação alguma. Então, resumidamente, não se separa por pontuação sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

    O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.

    • ENTRE O SUJEITO E O VERBO PODE INTERCALAR O ADJUNTO COM AS VÍRGULAS. POIS O USO DE APENAS UMA DESSAS, SEPARA O SUJEITO DO SEU VERBO. LEMBRANDO QUE O ADJUNTO ADVÉRBIAL LONGO É OBRIGATÓRIO SER SEPARADO POR VÍRGULA, SEJA ELE ANTEPOSTO OU INTERCALADO.
    • A ABL (Academia Brasileira de Letras) diz que 3 ou mais palavras torna um adjunto adverbial grande, portanto a vírgula é obrigatória. 

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia.

    • Não se emprega virgula entre: • Sujeito e verbo • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença)

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia.

    •  Os adjuntos adnominais, e complementos nominais quaisquer que sejam eles, não podem ser separados por pontuação.
  • A)Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia.A) De forma inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar: moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. ERRADO. O complemento do verbo não podem ser separado por virgula porque completa seu sentido. EX: Joana vendeu sua casa. sujeito> Joana complemento: Sua casa> não separa do verbo por virgula.

    B) O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria inédita, somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. CORRETA.

    C) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somou esforços com o Aché Laboratórios – e a empresa Phytobios – para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. ERRADO. NÃO PODEMOS SEPARA SUJEITO DO VERBO POR VIRGULA.

    D) Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tem somado esforços com: Aché Laboratórios e a empresa Phytobios; para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados tanto a área de oncologia quanto de dermatologia. ERRADO. NÃO PODEMOS SEPARA COMPLEMENTO DO VERBO POR ;

  • Gab B

    Atentem-se para algo: não se separa o Sujeito-verbo-complemento por pontuação.

  • Na letra A, não faz sentido o emprego dos dois pontos isolando verbo e complemento.

    Na letra C, a vírgula após "(CNPEM)" isola sujeito e verbo, o que configura gravíssimo erro gramatical.

    Na letra D, não faz sentido o emprego de dois pontos após a preposição "com". Além disso, a ideia original de "somou" - ação concluída no passado - é alterada com o emprego da forma composta "tem somado" - ação que teve início no passado e continua no presente.

    A letra B mantém a correção e o sentido original intactos.

  • PRINCIPAIS ASPECTOS A SERREM OBSERVADOS EM QUESTOES DE REESCRITURA:

    PONTUAÇÃO,

    CONJUNÇÃO,

    CONCORDANCIA VERBAL,

    ACENTUAÇÃO GRÁFICA.