SóProvas


ID
4160296
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

    A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

    Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

    Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

    Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez 2017.pdf. Fragmento.)

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso a expressão “bem como” em “bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.” (2º§) fosse substituída por

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

     “bem como” =  fosse substituída por tal como.

  • Conjunção Aditiva.

  • Nao sei não. Me parece que 'TAL COMO' dá uma ideia de comparação.

  • conjunção coordenativa aditiva: e,nem, mas também, como também, além de(disso ,disto,aquilo), quanto(depois de tanto), bem como, etc.

    infoescola.com>portugues

  • CONJUNÇÕES COORDENADAS ADITIVAS

    E, NEM(E NÃO), TAMPOUCO, BEM COMO, NÃO SÓ...(MAS) TAMBÉM, NÃO SÓ...(MAS) AINDA, NÃO SÓ...(BEM) COMO, NÃO SÓ COMO TAMBÉM, NÃO SÓ COMO AINDA, ASSIM COMO, ASSIM QUE, ASSIM QUANTO, TANTO COMO, TANTO QUANTO, SENÃO TAMBÉM, MAIS AINDA.

    OBS:

    E = TAMBÉM => ADITIVA

    E = MAS/PORÉM => ADVERSATIVA

  • GABARITO - A

    bem como- Comparativa

    tal como - Comparativa

    https://www.portugues.com.br/gramatica/bem-como-assim-como-como-particularidades.html

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf87.php#:~:text=h)%20Comparativas%3A%

    20introduzem%20uma%20ora%C3%A7%C3%A3o,menos%20ou%20mais)%2C%20etc.

    ___________________________

    B ) conformativa

    C ) de modo que - consecutiva

  • bem como- Comparativa

  • Atenção a duas conjunções muito utilizadas pela banca...

    Porquanto= Explicativa= visto que

    Conquanto= Concessiva= Se bem que, embora

  • A questão é sobre conjunções e quer saber por qual das conjunções abaixo podemos substituir a conjunção "bem como" em “bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados”, mantendo a correção gramatical e o sentido original do texto. Vejamos: 

     .

    A) tal como.

    Errado. "Bem como" traz ideia de adição (A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção [...], bem como (= e) o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados). Já "tal como" traz ideia de comparação.

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, bem como, senão também, ademais, outrossim...

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

     

    Conjunções subordinativas comparativas: têm valor semântico de comparação, analogia, paralelo...

    São elas: como, (tal) qual, tal e qual, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto, tal qual, tal como...

    Ex.: Ele come como um leão. (come)

     .

    B) consoante.

    Errado. "Consoante" traz ideia de conformidade.

    Conjunções subordinativas conformativas: têm valor semântico de conformidade, consonância, igualdade, concordância...

    São elas: conforme, como, segundo, consoante...

    Ex.: Tudo saiu conforme combinamos.

     .

    C) de modo que.

    Errado. "De modo que" traz ideia de consequência

    Conjunções subordinativas consecutivas: têm valor semântico de consequência, resultado, produto...

    São elas: que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...

    Ex.: Estudou tanto que passou na prova.

     .

    D) mesmo como.

    Errado. "Mesmo como" traz ideia de concessão.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse da justificativa da banca, aceitei a explicação.

     .

    Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra A, porém como "tal como" é comparativo e "bem como" é aditivo, a questão deveria ter sido anulada.

  • è    IBADE. (...) a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população(...)por meio do controle sanitário(...) inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. à Veja que existe sim um sentido comparativo – comum à utilização do “bem como”. A lei quer promover a proteção da saúde o que inclui fazer controle sanitário do mesmo modo do controle de portos. O que o intercâmbio de bem como por à tal como, correlações (tanto quanto, tanto como)