SóProvas


ID
4185580
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Santa Luzia - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão, respectivamente.


Fragmento I

“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento. Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]”


Fragmento II

“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.

Avalie com (V) as verdadeiras e (F) as falsas as proposições a seguir, que versam sobre os recursos linguísticos empregados pelo autor.

( ) Em: “devido a uma máquina inchada e cara”, tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas.
( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução.
( ) Em: “os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente”, o pronome relativo tem como referente o termo “pessoal”.
( ) Em: “Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária”, a oração adverbial introduzida pelo “sem” é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo tem como referente os "gastos"

  • Não seria oração adverbial condicional? (Se Não).

  • Temos uma oração subordinada adverbial condicional reduzida de infinitivo.

    As orações reduzidas de infinitivo podem ser ou não iniciadas por uma preposição.

    Forma reduzida: Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

    Forma desenvolvida: Caso não diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

  • Os gastos, os quais consomem...

  • ( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução. 

    CONCORDO COM TODOS OS OUTROS ITENS, menos com esse, jamais analisaria DRASTICAMENTE como advérbio de modo, mas somente como de intensidade: "o custo de vida está drasticamente elevado" o custo de vida está extremamente elevado, muito elevado. Enfim, mas , mesmo assim, dá de acertar a questão.

  • GABARITO E.

  • GABARITO -E

    Para cima deles ...

    ( V ) Em: “devido a uma máquina inchada e cara”, tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas.

    “O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. 

    Graças a um máquina inchada e cara / Devido a uma máquina inchada e cara/ exige que o país

    faça com urgência uma reforma administrativa. 

    Vai fazer uma reforma administrativa por esse motivo...

    ---------------------------------------------------------

    ( V ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução.

    O teu texto traz argumentos expressos pelo autor para sustentar tais argumentos é muito comum o uso de advérbios , palavras que reforçam o significado...

    ---------------------------------------------------------

    ( F ) Em: “os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente”, o pronome relativo tem como referente o termo “pessoal”.

    Uma perguntinha :

    Está vendo o verbo no plural ?

    Não tem como ele retomar ( Pessoal)

    2º Perceba:

    os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente...

    Quem consome mais de 13 % ?

    ( Os gastos )

    -------------------------------------------------------------

    ( F ) Em: “Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária”, a oração adverbial introduzida pelo “sem” é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

    Caso não diminua o tamanho do estado .....

    Ideia de condição

    -------------------------------------------

    Equívocos ? Mande msg...

  • Obrigada, Matheus! Aproveito para perguntar: Por que não seria um advérbio de intensidade? como diferenciá-los?

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Mapas mentais no link da bio do instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!