A análise sintática requer o reconhecimento de função exercida por palavras ou segmentos maiores no interior de uma estrutura. As possíveis funções são estas: adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto, predicado, predicativo do objeto, predicativo do sujeito e sujeito.
Convém salientar que a função sintática discrepa significativamente da classificação morfológica. Esta última diz respeito à morfologia, ou seja, à classe gramatical a que pertence as palavras, que são dez:
I - Adjetivo;
II - Advérbio;
III - Artigo;
IV - Conjunção;
V - Interjeição;
VI - Numeral;
VII - Preposição;
VIII - Pronome;
IX - Substantivo;
X - Verbo.
À exceção das conjunções, interjeições, preposições e verbos, cada palavra integrante dessas classes gramaticais, isoladamente ou em conjunto, exerce alguma função sintática na estrutura.
Inspecionemos a frase:
“Ela votou favoravelmente à ditadura.”
Ora, o segmento "à ditadura" completa o sentido do advérbio "favoravelmente". Este rege preposição "a", que se funde com o artigo "a" de "a ditadura", resultando, assim, na crase: favoravelmente a + a ditadura = favoravelmente à ditatura. Não há dúvidas de que se trata de um complemento nominal. Em boa hora cita-se: somente o complemento nominal rege preposição "a" e completa sentido de advérbio por meio dela.
a) objeto direto.
Incorreto. Por completar sentido de nome, especialmente um advérbio, não pode ser objeto de nenhum tipo;
b) adjunto adnominal.
Incorreto. O adjunto adnominal se refere somente a substantivos abstratos e concretos e pode ou não aparecer preposicionado. É comum a possibilidade de substitui-lo por um adjetivo, como no exemplo a seguir: literatura de fantasia (fantástica), água de chuva (pluvial), mordida de cão (canina), etc. Em boa hora, cita-se também a frequente ideia de posse que ele apresenta: os dados dos clientes (os dados deles, que pertencem a eles).
c) complemento nominal.
Correto. Veja que "favoravelmente" é um advérbio. O complemento nominal amiúde possui natureza passiva, sempre é introduzido por preposição e se refere a três classes de palavras: adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato;
d) objeto indireto.
Incorreto. Por completar sentido de nome, especialmente um advérbio, não pode ser objeto de nenhum tipo.
Letra C