A questão em tela aborda o assunto orações subordinadas e teremos que indicar qual alternativa há uma oração subordinada adjetiva restritiva. Nas alternativas temos 2 modalidades de orações: subordinadas adjetivas e subordinadas substantivas. Vejamos os conceitos:
➤ SUBORDINAÇÃO- No período composto por subordinação, há uma oração principal, que traz presa a si, como dependente, outra ou outras. Dependentes, porque cada uma tem seu papel como um dos termos da oração principal.
→ Oração subordinada adjetiva é aquela que tem valor de adjetivo, pois cumpre papel de determinar um substantivo (nome ou pronome) antecedente. Essa é introduzida pelos pronomes relativos que. quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais). cujo (cuja,cujas, cujos). Podem ser explicativa (com vírgula) e restritiva (sem vírgula ), começam com pronome relativo.
→ A oração subordinada substantiva é normalmente introduzida pelas conjunções subordinativas integrantes que e se. Pode trocar o "que" e "se" por ISSO. Podem ser subjetiva, objetiva, predicativa, completiva nominal, predicativa e apositiva.
Após vermos os conceitos, iremos analisar cada alternativa. Analisemos:
a) É importante que você se dedique no trabalho.
Incorreta. Isso é importante (troquei a oração que inicia com o "que" por "isso"). Vejam que com a troca, podemos observar que a oração era o sujeito. Logo, temos uma oração subordinada substantiva subjetiva.
b) Esperamos que todas as crianças sejam atendidas.
Incorreta. Esperamos o quê? ISSO. Esperamos (isso) que todas...
Vejam que a oração que inicia com o "que" pode ser trocada por "isso". Notem também que o papel que exerce a oração que foi substituída é a de objeto direto do verbo "esperar". Logo, temos uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
c) Gostamos dos adultos que são sinceros.
Correta. Gostamos dos alunos os quais são sinceros. Vejam que foi possível trocar o "que" por um pronome relativo que faz referência a um termo anterior (adultos), outra observação é que não tem vírgula, assim sendo uma oração subordinada adjetiva restritiva.
d) Tinha receio de que os professores o perseguissem.
Incorreta. Tinha receio de+ isso = disso. Vejam que é possível fazer a troca do "que" por "isso". A oração está completando o sentido do nome "receio". Logo, temos uma oração subordinada completiva nominal.
GABARITO: C