SóProvas


ID
4835287
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o artigo 127 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Ministério Público é instituição provisória, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

II. Em relação aos princípios orçamentários, é correto afirmar que o princípio participativo refere-se à possibilidade de o cidadão fazer representações perante os órgãos de controle interno e de fiscalização para a apuração de fatos relacionados ao cumprimento do orçamento. Esse princípio também possibilita o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:"D"

    CF, art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

  • Acredito que o erro da assertiva I refere-se a sua parte final. Assim, essa parte relaciona-se ao princípio da unidade, o qual estabelece que na lei orçamentária deve estar prevista todas as receitas e despesas.

  • I-   Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    II- O orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais para assuntos locais, através de processos de participação da comunidade.

  • o Princípio do orçamento participativo refere-se à possibilidade da população participar da elaboração dos planos plurianuais, lei de diretrizes anuais e leis orçamentárias dos entes federativos.

    o erro da questão está em afirmar que, por meio do princípio participativo, seria possível o início de programas ou projetos não previstos na lei orçamentária anual, pois a CF/88 veda isto no art. 167.

  • Constituição Federal 88:

    Art. 167. São vedados:

          I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;

  • CF, art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    "Caso não implementada a audiência pública, o processo estará viciado, e a decisão administrativa correspondente será inválida. Logo a não observância deste princípio vicia o processo de feitura da lei orçamentária." (MANUAL DE DIREITO FINANCEIRO - Harrison Leite.

    As duas estão erradas.

  • MINISTÉRIO PÚBLICO

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    Princípios institucionais do Ministério Público

    § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

  • O princípio participativo possibilita que os programas e projetos sejam inclusos na lei de orçamento anual e não que sejam iniciados sem estarem inclusos nela.