SóProvas


ID
4860460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A respeito dos fatores causais de acidentes de trânsito, julgue o seguinte item.



Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como comportamento perigoso. 

Alternativas
Comentários
  • Creio que sejam Infrações de trânsito!

    Questão Errada

  • E não é perigoso??????????????????????????????????

    Me deixe viu CESPE

  • Quando alguém souber a resposta, avisem. Vou te contar viu...

  • São infrações gravíssimas, questão bem sem vergonha.

  • Infrações de trânsito, consideradas comportamento seguro rsrs
  • Provavelmente questão com gabarito errado !

    Pois, está falando do comportamento e não da infração. Seja a infração média, grave ou gravíssima continuará sendo um comportamento perigoso .

  • segundo o CTB , essas ações são INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, não existe a classificação de COMPORTAMENTO PERIGOSO nos casos citados.
  • (ERRADO) Não se configura comportamento Perigoso e sim *Direção Perigosa*.
  • são considerados infrações de transito

  • A questão em nenhum momento fala em infrações de trânsito, da a entender que transpor faixa contínua, trafegar na contramão e etc, são com certeza fatores causais de acidentes de trânsito, ao meu ver, são condutas comportamentais consideradas perigosas, alternativa correta ao meu ver.

  • é infração, mas não deixa de ser comportamento perigoso

  • Aquela questão que quando erra, você fica sem rumo hahahaha. Só Deus na causa.
  • Questão do CFP, galera. Provavelmente tema aprendido em alguma matéria específica...

  • Algum professor poderia comentar essa questão.

  • Errado deixar uma questão dessa e se garantir nos comentários da Comunidade. Qc coloca comentário do professor .

  • Artigo 26 do CTB tem algumas considerações, confere lá!

  • O QC ta muito ruim de Pós Venda........

  • Ao meu ver, para gerar uma infração, basta desatenção ou assumir os riscos através de um comporto perigoso, tangível por uma direção perigosa, logo, se tem os cenários para cometimento de crimes e infrações. Portanto, alternativa correta para mim!!!
  • É muito ordinária uma questão como essa. Gostaria de ver o comentário do professor do QC.

  • NÃO DÁ PRA ENTENDER A CESPE!!! LAMENTÁVEL!!!

  • Não entendi

  • Perigoso não. É proibido!

  • Comportamento perigoso pode ser qualquer coisa, nesse caso é crime de transito, eu acho.

  • ERRADO

    É ESTRANHO, MAS FAZ SENTIDO QUANDO VOCÊ ENTENDE A DIFERENÇA ENTRE COMPORTAMENTO PERIGOSO E INFRAÇÃO

    Conheça os 7 principais riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito:

    1- Excesso de confiança do motorista;

    2- Falta de atenção;

    3- Fadiga do condutor;

    4- Excesso de velocidade;

    5- Pressão do tempo;

    6- Distância entre veículos;

    7- Ultrapassagem perigosa. (esta é a única que consta na questão, as demais são só infrações)

    FONTE: https://veltec.com.br/riscos-comportamentais-que-causam-acidentes-de-transito/

  • Ao meu ver, a questão está errado porque no CTB essas são todas consideradas infrações gravíssimas.

  • NÃO É COMPORTAMENTO PERIGOSO MAS SIM INFRAÇÕES DE TRANSITO

  • o comando da questão trás: "A respeito dos fatores causais de acidentes de trânsito, julgue o seguinte item." e não "segundo o CTB" Desta forma não considerei errado "comportamento perigoso" já que o são! Questão mal formulada.
  • Comentário do professor QC!!
  • Ai pq é infração deixa de ser um comportamento perigoso? Tá certo...

  • Outra questão que foi cobrada pelo Cespe:

    Forçar passagem é considerado um comportamento perigoso.

    Gabarito foi considerado errado.

    Acredito que o erro está em não Forçar PASSAGEM, mas sim forçar ULTRAPASSAGEM.

    Eu Pertencerei e você?

  • ahhh porcaria, eu pensando q essa bagaça mal feita era questão de prova e não me lembrava de que prova tinha sido, aí percebi que é de curso de formação.

  • Galera prestem atenção na interpretação da questão, "são ações classificadas", essas ações são classificadas como inflações no CTB

  • Há pouco tempo atrás, eu teria errado essa questão e ficado p#to!!! Mas essa CESPE não me engana mais tão fácil, não!! hahaha

  • A banca quis cobrar a versão legal, logo são INFRAÇÕES de trânsito

  • Comportamento perigoso eu nunca ouvi falar, mas já ouvi falar em direção perigosa, mas creio que este não seja o erro de fato.

    Direção perigosa são aquelas atitudes tomadas pelo motorista, de forma intencional, que possam causar um grave dano. Estas infrações são aquelas classificadas de natureza gravíssima, e pode ser multiplicada por 10x.

    Art. 203, V - onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela:

           Infração - gravíssima;

           Penalidade - multa (cinco vezes).

    Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no  caput   em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses da infração anterior.  

    Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

           I - vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa;

           II - vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação:

           Infração - gravíssima;

           Penalidade - multa.

    Art. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:

           Infração - gravíssima;

           Penalidade - multa.

    Art. 191. Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem:

           Infração - gravíssima;

        Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir.

    Eu creio que o erro seja generalizar a questão de trafegar pela contramão, pois há a questão que ultrapassagem que é feita pela contramão, desde que esta não seja feita nos parâmetros do art. 203, V.

  • Creio que aqui a banca tentou mostrar á visão que, o comportamento perigoso o qual ela estar se referindo, poderia cair em uma situação de advertência por se tratar de algo muito subjetivo, no entanto transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são infrações de fato, e não mera ações perigosas nas quais não averia previsão legal.

    Paz e benção para todos!

    Não desanimem.

    Fique com Deus.

  • Comportamento de risco no trânsito:

    Pessoas que desconsideram sua influência ( porque fazem escolhas erradas, dirigindo de forma imprudente)

    Percepção do risco é fraca ou incompleta ( Está diretamente relacionada à capacidade que uma pessoa tem de identificar os perigos e reagir a eles)

    Comportamento de risco no trânsito passa por gerações (Sobre a atitude tolerante dos jovens, com relação ao comportamento de risco no trânsito assumido por seus pais e responsáveis ao volante)

    Um conjunto de fatores e processos psicológicos (Portanto, a mudança de comportamento é um desafio multidisciplinar. E está interligada entre três principais elementos: o homem, a via e o veículo)

    https://icetran.com.br/blog/comportamento-de-risco-no-transito/

    Você cometendo uma infração de trânsito não está ligado diretamente a um comportamento perigoso, IMPRUDÊNCIA,IMPERÍCIA,NEGLIGÊNCIA...

  • Gabarito ERRADO

    CTB:

    ...

    Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

           I - vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

    Infração - grave;

           Penalidade - multa;

    ...

  • Nossa, até parece que o examinador estava sem criatividade para elaborar questões.... ta poha.

  • cespe sendo cespe ihuuuu

  • CESPE É UMA F*** KKKK. QUESTÃO FALA DE FATORES QUE CAUSAM ACIDENTES DE TRANSITO, AI ME PEGOU, SE FALSSE DE ACORDO COM O CTB AI FARIA MAIS SENTIDOS A RESPOSTA INFRAÇÕES. VAMO QUE VAMO EMPURRAR O PALITO NELA

  • Hoje não vou me estressar

    Obstáculo: essa questão

  • GABARITO DE UM PROFESSOR, SERIA MUITO BOM

  • O comportamento de risco no trânsito é influenciado por diversos fatores, entre eles o homem, as vias e os veículos. Reconhecer as causas é essencial para a mudança.

    Uma boa parcela de condutores ainda desrespeita as leis de trânsito.

    Não sinaliza ao mudar de faixa. Não usa o cinto de segurança – especialmente no banco de trás. Dirige com o celular em mãos. Não mantém distância mínima de segurança entre os veículos e ultrapassa os limites de velocidade.

    Link do site: https://icetran.com.br/blog/comportamento-de-risco-no-transito/#:~:text=O%20comportamento%20de%20risco%20no,as%20vias%20e%20os%20ve%C3%ADculos.&text=Uma%20boa%20parcela%20de%20condutores,especialmente%20no%20banco%20de%20tr%C3%A1s.

  • Trafegar na contramão não é comportamento perigoso? Jesus...

  • => Comportamentos PERIGOSOS podem vir a violar o DEVER OBJETIVO DE CUIDADO e em decorrência violarem as normas de circulação e conduta gerando, assim, INFRAÇÕES ou um CRIMES de trânsito.

    => Todavia, um não se equipara ao outro, a saber, INFRAÇÕES e COMPORTAMENTOS.

  • AFF!

  • Que a prova da PRF venha inteiramente assim. todas elas caem em recurso, não sei qual tóxico usou quem fez está questão
  • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como infrações de trânsito  

  • Desgraaaaaça!!
  • Questão que quem errou, não errou, mas acertou e quem acertou, não acertou, mas errou. Ass: Dilma Boladona. Como já dizia o sábio: "Só sei que nada sei". "Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem o CESPE e muda todas as perguntas"

  • Para responder essa questão levei em consideração a figura do Agente de trânsito, no qual as ordens emanadas por ele prevalece sobre as outras. Por exemplo o agente em operação com o objetivo de liberar o trânsito em uma determinada via, solicitar que os condutores passem no sinal vermelho. Nessa situação não haveria o desrespeito a uma norma, já que o agente prevalece sobre todas as sinalizações e normas.

  • Trafegar na contramão não necessariamente é um comportamento perigoso, já que você pode fazê-lo para ultrapassagem, em local permitido por sinalização.

  • Negativo, são considerados infração de trânsito GRAVISSIMA.

  • Cespe sendo Cespe!

  • "Sua interpretação não é a minha". Assim diz a banca Cespe. kkkkk. Pegadinha do malandro.

    Tomei na cabeça.

  • Tem horas que o Examinador viaja demais!

    Se transpor faixa contínua e andar na contramão não é perigoso, pra que tipica como infração de trÂnsito?

  • Transpor faixa continua em pista simples é perigoso, em pista dupla não, e a questão não especificou isso. Por isso, errado.

  • Não é só comportamento perigoso, mas também infrações gravíssimas de trânsito.

  • Teu toba,banca infeliz kkkk

  • Essa questão não tem lógica, uma vez que pergunta sobre o comportamento do indivíduo ser classificado como perigoso e não se é infração de trânsito. Professores precisam comentar essa questão.

  • A banca tá assim: _\|/_\|/_ _\|/_\|/_ Don't worry about a thing because every little thing gonna be all right _\|/_\|/__\|/_\|/_

  • Morgana, venha nos salvar!

  • Passivade anulação --> Mal formulada

  • São classificadas como infrações e não como comportamento perigoso. ..questão ERRADA

    Quando a banca fala comportamento perigoso ,entende-se como advertência.

    Mas se a banca falasse infração,ai estaria certo (REGULAMENTAÇÃO ).

    Existe diferenças entre (regulamentação e advertência ).

  • Independente de qualquer coisa, esses comportamentos são sim PERIGOSOS!

  • Bom... só posso concluir que o examinador estava sob efeitos de entorpecentes. Os comportamentos citados são perigosos sim!

    Outra questão com a mesma linha de "raciocício" é a seguinte:

    Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Um automóvel ocasionou um acidente ao tentar ultrapassar, em alta velocidade, uma motocicleta cujo motorista estava deitado no banco. Após análise do evento, foi verificado, que no local do acidente, a pista possuía uma curva que apresentava superelevação negativa. 

    A partir dessa situação hipotética, julgue o item que se segue. 

    Deitar sobre o banco, enquanto se dirige uma motocicleta, pode ser considerado um comportamento inusitado.

    GABARITO: CERTO

  • Quem errou, ACERTOU! KKKKK

  • Acredito que seja o termo "direção perigosa" o correto.

  • Não adianta reclamar da banca

    As situações elencadas são classificadas como infrações de trânsito que de forma subsidiária, também são classificadas como comportamentos perigosos.

  • Eu resolvi essa questão tendo em vista que todos aqueles comportamentos são infrações. Ainda que sejam comportamentos perigosos, no nosso CTB, apesar de eu ainda não ter fechado todos os tópicos, não me recordo que tenha um tipo de conduta classificada como "comportamento perigoso", logo, não poderia estar correta.

  • Até no curso de formação o CESPE não da paz rsrs

  • O fato de ser uma infração exclui o comportamento perigoso?

  • '' A RESPEITO DOS FATORES CAUSAIS''

    Todas as ações descritas são comportamentos perigosos que causam ou podem causar acidente de trânsito.

    Não precisamos fazer GINÁSTICA MENTAL somente porque um examinador viajado estava com preguiça de formular uma questão.

    GABARITO MORAL: certo

    DO EXAMINADOR MACONHADO: errado

  • O CTB estabelece:

    Art. 26. Os usuários das VIAS TERRESTRES devem:

    I - abster-se de TODO ATO que possa CONSTITUIR PERIGO ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;

    Sendo assim, infração é classificada de acordo com a gravidade da conduta. Ou seja, quanto maior o PERIGO piores serão as consequências para quem cometê-las.

    Portanto, tais condutas por se tratarem de infrações de trânsito são tidas como comportamentos perigosos.

  • tem colegas que adoram se isibir kkkk questão claramente equivocada.. mas tem o 1% que acerta *errando. depois ficam se achando kkkk
  • Não importa quantas vezes eu faça essa questão, erro sempre.

  • vai tomar no c*** CESPE MALDITA.

  • Nunca vi o termo Comportamento Perigoso no CTB e nem nas Resoluções.

    Então

    ERRADO

  • Quem acertou essa questão foi porque já tinha errado ela antes.

  • daquelas questões que a gente erra com orgulho
  • TRANSPOR FAIXA CONTINUA PARA ACESSAR LOTE LINDEIRO É PERMITIDO. ENTÃO NÃO É COMPORTAMENTO PERIGOSO

  • errei

  • cara, mas eu errei uma dessa, que vergonha de mim.

  • QUAL O ERRO DA QUESTAO ALGUEM PODE ME EXPLICAR?

  • Pqp! Isso só cai no CFP, aqui só atrapalha.
  • Questão faz sentido para o bom senso. Porém, temos que atentar à expressão "Comportamento perigoso", que ao meu ver, deixa a questão errada, haja vista que as situações citadas são classificadas como INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS, segundo o CTB.

  • O que está errado meu Senhor?

  • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem NÃO são ações classificadas como comportamento perigoso.

    TENTEI NEGAR A QUESTÃO, SERIA PRATICAMENTE IMPOSSIVÉL MARCAR COMO ERRADO!

  • uma questão dessa aí é covardia demais.
  • Questão dúbia ? Se fosse de acordo com o CTB realmente os termos refere-se a infração de trânsito. Porém, não se fala em infração de trânsito, apenas menciona ações que podem ser consideradas "perigosas".
  • QUE QUESTÃO MAIS LOUCA ESSA KKKKKKKKKKK

  • Que a cespe é bipolar a gente já sabe... ela foge da própria lógica (que já não tem lógica)

    Se for seguir pela questão inusitada abaixo, confirmamos que acertar esse tipo de questão é sorte e entender a bipolaridade da banca:

    Q1617169 - Deitar sobre o banco, enquanto se dirige uma motocicleta, pode ser considerado um comportamento inusitado. (certo)

  • eu não sei como vcs suportam essa banca, galera. kkkkk

    trafegar na contramão = GRAVE

    avançar sinalização de parada obrigatória = GRAVÍSSIMA

    e forçar passagem = GRAVÍSSIMA, veja a 191.

    _______________

    Transpor faixa contínua ----> acho que a pegadinha tá aqui, aí depende, imagine que vc quer fazer uma conversão à esquerda numa pista de duplo sentido de circulação e que vc tem que transpor a linha contínua amarela para entrar à esquerda, vc espera no acostamento à direita pra dar preferência aos que vêm em sentido contrário, depois vc vai. Nesse caso, vc transpôs faixa contínua e não houve comportamento perigoso.

    mas, sinceramente, cre.ti.ni.ce demais, chega a ser irreal.

  • Pelo que já vi de provas de curso de formação.

    Normalmente as questões de cursos de formação são bem diretas em conformidade com as apostilas e a aula do instrutor.

    No caso dessa questão imagino que estava sendo cobrado condutas que possam caracterizar o ato de direção perigosa.

    Nesses casos seriam outras as possíveis infrações trazidas como exemplo.

  • Quer dizer que se uma carreta ultrapassar a outra em faixa contínua, e estiver vindo um carro, não é comportamento perigoso?

  • Eu acredito que tenha sido baseado no ordenamento jurídico, que o comportamento culposo è quando na há intenção de matar... kkkkk

  • Galera, vamos lembrar que essa questão é uma questão de dentro do Curso de Formação da PRF onde existem outras matérias e manuais por trás dos assuntos e por isso vários professores recomendam não se apegar tanto a essas questões internas pois para nós que iremos fazer o concurso o guia máximo é o CTB!

  • São infrações.

  • Cespe as vezes faz isso. Aqui ela usa questões de senso comum pra te ferrar. kkk kl
  • Questão um pouco confusa mas totalmente interpretativa, ela sugere a classificação das ações no final da questão, e não existe classificação no CTB de Comportamento Perigoso mas sim de Infrações de trânsito, apesar de todas essas infrações terem atrelado o comportamento perigoso do condutor.
  • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como comportamento perigoso. A CESPE falou que NÃO É PERIGOSO, quem sou eu pra questionar!!

  • classificadas como: infrações gravíssimas

  • aiai cespe eu sou uma piada pra você?
  • Pelo visto vários erraram, e eu também.

  • Qual o motivo de tanto ódio da CESPE por nós?

  • Eu odeio essa questão

  • Se não é comportamento perigoso é o que então? Comportamento exemplar!?

    Ahh, me poupe!

  • Desculpa, mas não tem um ser humano, de forma decente, que estudou trânsito e não erre essa questão. CESPE viaja demais.

  • concordo com o Lucas.... e a outra considerou certa comportamento inusitado trafegar deitado em uma motocicleta.. vai entender

  • Pessoal... Essa questão é do CURSO DE FORMAÇÃO. Lá os conteúdos abordados serão mais específicos, com manuais e outros documentos internos da PRF que ainda nao temos contato. Provavelmente essas classificações mais subjetivas de comportamento do condutor sao estudadas lá (em nossa futura escola). Fiquem em paz! #Pertenceremos

  • Marquei essa questão com certeza e errei. Banca cespe e suas pegadinhas.

  • O candidato ja se achando (eu) analisa e vê que não esta restringindo, então ta certo.

    ERRADO.

    Essa banca é terrível, quando vc pensa que ta pegando o jeito ela te da uma rasteira

  • nao é possivel q eu voltei aqui e errei de NOVOOOOOOO
  • Em 17/02/21 às 15:35, você respondeu a opção C.!Você errou!

    Em 29/01/21 às 14:39, você respondeu a opção C.!Você errou!

    No curso de formaçao e nen na prova nao errarei novamente

    CHEGA CABOU!!!!!!!!!!!

  • Eu erro essa questão 100 vezes mais não marco ela como certa, se cair na prova ainda marco como errado.

  • Meu Deus! qual é o erro dessa questão?

  • ISSO SERIA UMA INFAÇÃO... JA ENTENDI QUAL É DA BANCA... NÃO CAIO NESSAS PEGADINHAS MALDOSAS A TEMPOS KKKKKKKKK

  • Já errei 2x essa mesma questão.☹️
  • CUIDADO - QUESTÃO DE CFP

    Não é passível de ser cobrada na prova de 2021, pois envolve doutrina da PRF e ensinamentos específicos na disciplina que estuda os acidentes de trânsito. 

    NESTA QUESTÃO, parece que "senso comum", aquele que vc usou para responder outras questões de CFP e acertou, fez você... errar!

    Entende agora o problema?

    Essas questões são elaboradas pela Cebraspe, mas com base nas APOSTILAS que a PRF disponibiliza para a banca, as mesmas usadas no CFP, as quais são feitas com base na literatura selecionada pela PRF para cada disciplina.

    https://www.instagram.com/morganadifa

  • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem

    observem que todas as infrações citadas acima, colocam em risco a vida de Terceiros, logo associa-se a uma GRAVISSIMA

  • Eu me recuso a marcar essa questão como correta.

  • Na verdade ele fala da diferença entro comportamento perigoso e de infração
  • galera , ele perguntou se (condicional) são (afirmação) ações (efeito) classificadas como comportamento perigoso ... não se são infrações ... que são infrações esta na cara, mas ... buguei nesta questão . Erro sempre !

  • QUESTÃO R ET A R D A D A!
  • realmente, trafegar na contramão não é perigoso... -_-

  • OXOXOXOXOX A CESPE GANHOU O TITULO DE PALHACADA COM ESSA QUESTAO

  • Republicando o comentário mais comentado dessa questão:

    "Segundo o CTB , essas ações são INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, não existe a classificação de COMPORTAMENTO PERIGOSO nos casos citados."

  • GAB: ERRADO

    Como o examinador pediu a “Classificação” e não uma simples análise subjetiva da ação, essas condutas pelo CTB caracterizam INFRAÇÃO.

  • pelas estatísticas da questão... quase todo mundo errou kkkkkk
  • Comportamento ai é suicida . kkkk Questão fdp (Não existe comportamento perigoso no CTB

  • Afffffff CESPE
  • A verdade é que ninguém sabe responder porque está errada, kkkkkkk!

  • kkkkkkkkkkkkkkk aí no dia 28 eu marco errado e ela considera certa.
  • Essa questão é para os alunos aprovados, talvez uma classificação de disciplina interna.

  • Misericórdia.

  • CESPE SENDO CESPE ! 0 paciência.

  • nunca nem vi

  • A lógica do examinador, são infrações, mas não são comportamentos perigosos.

    Dai-me força Senhor!!!!

  • QC coloca um filtro para excluir questões de curso de formação!

  • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como infrações de trânsito, não existe a classificação de comportamento perigoso no ctb.

    #BORAPERTENCER @ARTHUR_PTDANTAS

  • essa questão deveria ser anulada...
  • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações CLASSIFICADAS como comportamento perigoso. sem dúvida, tais condutas SÃO comportamentos perigosos. Todavia, são CLASSIFICADAS como infrações de trânsito. Justamente, em razão da perigosidade que representam para a segurança viária. Convém assinalar, entretanto, que não constituem infrações penais, pois, embora graves tais atitudes, não ensejam reprovabilidade suficiente para classificá-las como crimes de trânsito.
  • QUESTAO DO CURSO DE FORMACAO GALERA, NAO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERACAO.

  • Essas doideras da cespe, eu não marco na prova nem debaixo de tiro.

  • com certeza sao ações...

  • ENTÃO NÃO É PERIGOSO?? RSRS

  • Então tá né...

  • Vão além de perigosos, constituem infração de trânsito.

  • Pra isso ai é tudo gravíssima e não somente perigoso.

    Outra coisa, forçar passagem é diferente de efetuar ultrapassagem em local proibido. Tem muita gente que confundiu isso ai nos comentários.

  • Comportamento PROIBIDO.

  • Certo que são infrações de trânsito, portanto PROIBIDAS (a questão não cita mas está oculto...) mas as situações não deixam de ser consideradas perigosas! OU PERIGOSA SE A QUESTÃO DEIXASSE CLARO???

    ERREI NOVAMENTE!!!

  • Se não fossem perigosas não seriam infrações de trânsito.

  • sem pé nem cabeça essa questao

  • ué, quando tu vai realizar uma ultrapassagem é inevitável não conduzir pela contramão, logo, a questão esta correta!!

    nem toda ação de conduzir pela contramão será um ato perigoso

    mas senti falta de uma melhor explicação sobre oque a questão queria saber, é passível de anulação ao meu ver..

  • Se houver sinalização permitindo, essas condutas não são perigosas. Acho que a questão generalizou muito, por isso o erro

  • É perigoso, PORÉM, se for necessário e a via estiver LIVRE, é uma situação NORMAL! PORTANTO, SEM RISCO, SEM PERIGO!!!

    CUIDADO!

    PEGADINHA!!!!!!!!!!

  • Errei e creio que vou continuar errando essa questão...

    Em 28/03/21 às 20:32, você respondeu a opção C.

    !Você errou!

    Em 11/03/21 às 19:11, você respondeu a opção C.

    !Você errou!

    Em 05/03/21 às 17:13, você respondeu a opção C.

    !Você errou!

    Em 06/02/21 às 23:03, você respondeu a opção C.

    !Você errou!

  • Estava fácil demais pra ser verdade.

  • kkkkkkkk o melhor é ver a turminha passando pano pro Cespe e dpois deixando em branco na hora da prova... gabarito da questão é "o q der na telha"

  • Transpor faixa contínua: às vezes é necessário transpor faixa contínua para realizar conversão sem atentar contra segurança viária ou normas do CTB.

    Trafegar na contramão: às vezes é necessário trafegar na contramão, numa ultrapassagem, por exemplo, sem atentar contra segurança viária ou normas do CTB.

    Avançar sinalização de parada obrigatória: em alguns locais onde exista sinalização permitindo a conversão, é possível avançar a sinalização sem atentar contra segurança viária ou normas do CTB.

    De mais a mais, esse raciocínio seria útil para tentar um chute nessa questão de CFP, tendo em conta que o conteúdo "fatores causais de acidentes de trânsito" NÃO FAZ PARTE DO EDITAL.

  • perigoso é a mulher pegar no meu celular [...]
  • Qualquer ajuda nessa questão maléfica, será de grande valia.

    OBRIGADO!!!

  • A questão está certa, pois fazer ultrapassagem perigosa e avançar sinal

  • Não existe a classificação "Comportamento Perigoso" no CTB. E, sim a classificação em INFRAÇÕES LEVE, MÉDIA, GRAVE e GRAVÍSSIMA.

  • O certo tá errado ! Meu Deus !
  • questão relacionada a perícia.

    "As falhas humanas estão relacionadas ao comportamento (ilegal, perigoso, inusitado), à falta de reação, a uma reação tardia ou a uma tomada de decisão inadequada por parte do condutor ou dos outros usuários das vias."

    No caso, os exemplos citados na questão, fazem referência a um comportamento ILEGAL.

    Esquece q isso é só no CFP. Pertenceremos!

  • Esta questão deve ter escorregado na lógica, pois os crimes - por serem condutas de extrema periculosidade - são classificadas como tal

  • INFRAÇÃO DE TRÂNSITO NÃO DEIXA DE SER UM COMPORTAMENTO PERIGOSO...

  • Eu tô dirigindo errado então

  • Acho que esta questão foi elaborada pelo STF?

  • quando tu vai ultrapassar alguém você muitas das vezes ira transitar pela contramão

  • Segura na mão de Deus e vai, só assim pra entender a CESPE

  • deve ser algo ensinado no CFP, sempre erro essa questão!

  • ufa, ainda bem que minhas transposições de faixa continua, andadas na contramão e falta de respeito aos sinal de parada não são condutas perigosas, agora posso dirigir mais tranquilo...

    ja tava preocupado aqui...

  • IMPRUDÊNCIA

  • opa!! Posso transitar na contramão que não será considerado perigoso

    Sinceramente, questões de CFP não dá pra fazer, é desanimador

  • Um ponto de física "suado" pode ser "perdido" por uma questão esdrúxula dessa... kkkkk

  • Então posso cometer essas infrações sem medo, ufaaaaa.

  • pode fazer sem medo 0 perigo

  • Vou imprimir essa questão....fazer isso tudo na rodovia federal e ao ser parado pela PRF mostrarei essa questão....

  • A questão foi mal formulada, pois independente de ser infração de trânsito, são comportamentos perigosos.

  • bizarro algumas questões, é capaz do cara q nunca leu o CTB acertar, ou ganhar o ponto pq vão anular, absurdo

  • AH NAO É NÃO. VOU TESTAR ENTAO PARA VER SE NAO É.KKKKKKKKKKKK

  • véi... como assim kkkkk

  • Cespe sendo Cespe.kkkkk
  • E infração de trânsito não deixa de ser um comportamento perigoso?

  • GAB: ERRADO

    # Isso que da fazer questões do curso de formação, porque enquanto concurseiros aprendemos de uma maneira. já na formação é feito de forma diferente. em fim, oque devo fazer agora é colocar essa questão que vai para o meu caderninho de erros.

  • ora ora ora quem poderia imaginar que é uma infração de trânsito se a questão não especifica. quem poderia???

  • com certeza todas esses compotamentos realizados na direção veicular e são perigosos sim! gabarito: correto
  • O único comportamento perigoso nessa questão foi o meu. Só errei porque cliquei na alternativa errada.

  • acertei a questão,mas , se a banca quiser muda o gabarito tranqüilamente, então a quem errou está no caminha certo. gab ERRADO
  • "Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como comportamento perigoso."

    Jura, CESPE, que estes comportamentos não são considerados perigosos?

    Certamente caberia recurso essa questão!

    Marquei C e a resposta é Errado!

  • É infração de trânsito.

    Mas não é perigoso, podem fazer isso a vontade.

    kkkkkk

    É cada uma....

  • Então.. uma infração não deixa de ser comportamento perigoso... PORÉM, pela lei em si e definição, é "apenas" infração! O que a questão quer é a definição apenas dessas ações... Eu discordo totalmente, mas pela lei e definição "seca" a questão realmente tem como gabarito o ERRADA.

  • Eu penso que o problema é que transpor faixa continua (apenas) por si só não caracteriza um comportamento perigoso, pq posso transpor a faixa contínua para realizar ultrapassagem.

  • Sr. motorista, transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem NÃO são ações classificadas como comportamento perigoso!!

    Bacana né

  • Não adianta a gente ficar brigando com a banca! Temos que nos colocar no lugar do maluco do examinador. Ele quer saber a classificação dessas ações, logo:

    O erro pra mim está na classificação dada:

    • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como comportamento perigoso.

    O correto seria:

    • Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como INFRAÇÃO.

    Espero ter sido útil.

  • gabarito errado, a simples condução de veículo na contramão (sem especificar o caso concreto) não pode ser caracterizada como comportamento perigoso, pois, pode acontecer em ocasião de ultrapassagem em local permitido.

  • Quem acertou essa questão certamente não passará no psicotécnico... kkkk

  • É INFRAÇÃO, MAS NÃO É comportamento perigoso. TENDI!!

  • Então são bem comportamentos inofensivos.

  • Gente???

  • Examinador querendo derrubar nego no CFP KKKKKKKKK

  • Examinador querendo derrubar nego no CFP KKKKKKKKK

  • Fumo.com na prova do CFP

  • SÓ JESUS SALVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • é infração mas não deixa de ser um comportamento perigoso...

  • TEMA: FATORES CAUSAIS E NÃO INFRAÇÃO, DISCORDO !

  • Se dirigir na contramão não é um comportamento perigoso, imagina o que seria para esse examinador.

  • as vezes tenho e impressao que a cespe lança uma questao e depois ve se vai dar como certo ou errado

  • Ano: 2015 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A respeito dos fatores causais de acidentes de trânsito, julgue o seguinte item.

    Transpor faixa contínua, trafegar na contramão, avançar sinalização de parada obrigatória e forçar passagem são ações classificadas como comportamento perigoso (ERRADO)

    Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova:

    Um automóvel ocasionou um acidente ao tentar ultrapassar, em alta velocidade, uma motocicleta cujo motorista estava deitado no banco. Após análise do evento, foi verificado, que no local do acidente, a pista possuía uma curva que apresentava superelevação negativa.

    A partir dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

    Deitar sobre o banco, enquanto se dirige uma motocicleta, pode ser considerado um comportamento inusitado. (CERTO)

    Conclusão: Cabeça de examinador é mundo que ninguém habita