SóProvas


ID
4863733
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o seguinte trecho do conto 1983, de Jorge Luis Borges.

Num restaurante do centro, Haydée Lange e eu conversávamos. A mesa estava posta e restavam fragmentos de pão e possivelmente dois cálices; é verossímil supor que havíamos jantado juntos. Discutíamos, acho, um filme de King Vidor. Nos cálices devia haver um pouco de vinho. Senti, com um início de tédio, que estava repetindo coisas já ditas e que ela sabia disso e me respondia de forma mecânica. De repente, me lembrei que Haydée Lange morrera havia muito tempo. Era um fantasma e não sabia. Não senti medo; senti que era impossível e talvez descortês revelar-lhe que era um fantasma, um belo fantasma.

[...]

(BORGES, Jorge Luis. Atlas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 107).

O termo em destaque, “disso”, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber a quem o termo em destaque "disso" se refere. Vejamos:

     . 

    "Senti, com um início de tédio, que estava repetindo coisas já ditas e que ela sabia disso e me respondia de forma mecânica."

     . 

    "Disso" retoma algo que já foi dito anteriormente; refere-se à repetição das coisas já ditas pelo narrador. Trata-se de uma referência anafórica.

     . 

    Anáfora: retoma algo que já foi dito. Ex.: Português e Direito Constitucional: essas são as matérias mais cobradas em concurso.

    Catáfora: apresenta algo que ainda não foi dito. Ex.: Eu pretendo fazer isto: resolver mais questões.

     . 

    Gabarito: Letra D

  • Gabarito Letra D.

    à repetição de coisas já ditas pelo narrador.