SóProvas


ID
4869805
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as informações sobre alguns conteúdos da Gramática Normativa:


I. Na frase: “Não sabemos o porque de tanta violência na cidade”, a palavra destacada está escrita corretamente;


II. A palavra têm, 3ª pessoa do plural, a forma verbal pôde, na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e o verbo pôr são exemplos de palavras que não perderam o acento diferencial após a reforma ortográfica;


III. Em um texto há o predomínio da função conativa quando o objetivo é persuadir o leitor. Tal função está centralizada no receptor;


IV. Na frase “Batiam oito horas quando ele acordou”, a concordância verbal está correta.


Assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • III. Em um texto há o predomínio da função conativa quando o objetivo é persuadir o leitor. Tal função está centralizada no receptor; (correto!) - a função conativa é comum a presença de verbos no imperativo, com intuito de convencer o ouvinte (receptor) da mensagem.

    IV. Na frase “Batiam oito horas quando ele acordou”, a concordância verbal está correta. (correto!) - o verbo "bater" concorda com o numeral "oito".

    I. Na frase: “Não sabemos o porque de tanta violência na cidade”, a palavra destacada está escrita corretamente; (errado!) - o correto seria "porquê", já que a conjunção foi substantivada pela presença do artigo definido "o".

    II. A palavra têm, 3ª pessoa do plural, a forma verbal pôde, na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e o verbo pôr são exemplos de palavras que não perderam o acento diferencial após a reforma ortográfica; (correto!) - o acento diferencial foi mantido após o novo acordo ortográfico, tal acento é essencial para diferenciar a 3º pessoa do singular e 3º pessoa do plural para os verbos supracitados, ou ainda, verbo de preposição no caso do "pôr".

    Gabarito letra D!

  • ( D )

    II. A palavra têm, 3ª pessoa do plural, a forma verbal pôde, na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e o verbo pôr são exemplos de palavras que não perderam o acento diferencial após a reforma ortográfica;

    Tem - Singular

    Têm - Plural

    Pôde - terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder

    pode- terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder.

    Por - preposição

    Pôr - Colocar

    -----------------------------------------------------

    IV. Na frase “Batiam oito horas quando ele acordou”, a concordância verbal está correta.

    O verbo bater estabelece concordância com o numeral.

  • A função conativa ou apelativa é aquela em que a ênfase está no emissor (interlocutor). Com a intencionalidade de persuadir, convencer, vemos, estruturalmente, a presença de verbos no modo , os quais têm intenção de indicar a forma como o outro deve agir.

    Podemos verificar a ocorrência desse tipo de função em textos de caráter publicitário, discursos políticos e religiosos, e também em . Assim, quando o emissor (locutor) tenta influenciar o receptor (interlocutor), certamente estamos diante da função conativa ou apelativa.

    Fonte:

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoeslinguagem.htm