SóProvas


ID
4870207
Banca
UEPB
Órgão
Câmara de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A pontuação é um mecanismo de textualidade que se estabelece nas relações sintáticas de um texto. Nesse sentido, analise as possibilidades de pontuação no trecho destacado da matéria “Unidos da decadência no carnaval”, avaliando a sua adequação na construção textual.

I- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.
II- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa. Mas, engana-se quem considera, o evento como a maior festa popular, do mundo. Não não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.
III- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar, brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias, e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval, está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.
Fonte:(https://administradores.com.br/noticias/unidos-da-decadencia-do-carnaval).

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Erros:

    B) Mas, engana-se quem considera - Vírgula é sempre antes do mas, virgula depois do mas é coisa do satanás.

    C) O carnaval, está - Quem que está? O carnaval (sujeito) - Não se separa o sujeito do verbo.

    Qualquer erro por favor corrijam-me.

  • Questão interessante, todavia aborda a conjunção adversativa "MAS" e uso correto da pontuação.

    Lá vamos nós....

    Segundo o Livro A Gramática para Concursos - Pestana.

    2015, pag. 746.

    "O mas nunca pode ser deslocado na oração, mas as outras conjunções adversativas (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante), quando deslocadas por qualquer parte da oração, são separadas por vírgulas:

    "A maioria das pessoas julgam indiscriminadamente; eu, porém, não o faço. (eu não o faço, porém)."

    Mesmo após o ponto e vírgula ou o ponto, a conjunção pode vir separada por vírgula: "A maioria das pessoas julgam indiscriminadamente; porém, eu não o faço." ou "A maioria das pessoas julgam indiscriminadamente. Porém, eu não o faço.

    A conjunção adversativa mas nunca pode vir seguida de vírgula (exemplo: Ela não veio.Mas, ele certamente virá, a não ser que haja alguma expressão intercalada depois (exemplo: Ela não veio. Mas, sem sombra de dúvidas, ele virá).

  • Gab D

    Existe uma ordem natural das coisas que não pode ser separada por pontuação:

    Sujeito----Verbo----Complemento

    ii) Mas, engana-se quem considera, o evento como a maior festa popular, do mundo.

    Primeiro, o mas só aceita virgula antes dele, já os outros tipos de conjunções adversativas aceitam depois. Segundo, verbo está separado do complemento.

    iii) O carnaval, está cada vez mais aristocrático

    Nessa ocorre a SEM VERGONHICE de separar o sujeito do verbo.

    Qualquer erro, por favor, falem comigo no privado. Bons estudos!!!!

  • Não existe vírgula após o "mas".

  • Emprego da vírgula erroneamente.

    II - O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa. Mas, engana-se quem considera, o evento como a maior festa popular, do mundo. Não,(faltou uma vírgula)não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.

    III - O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar, brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias, e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval, está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.

  • A questão exige conhecimento de pontuação. Assinalemos a alternativa com as assertivas corretas.

    I- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios. 

    Correta. As quatro primeiras vírgulas estão separando termos de mesma função sintática (objetos diretos do verbo dar). A vírgula nesse caso é legal.

    A vírgula após baterias está separando uma oração coordenada adversativa ligada pela conjunção "mas".

    A vírgula após o não está separando termos de mesma função sintática (adjunto adnominal de negação).

    II- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa. Mas, engana-se quem considera, o evento como a maior festa popular, do mundo. Não não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.

    Incorreta. Existem dois erros no primeiro período. Vejamos: A conjunção adversativa pode está separada por vírgula desde que esteja encabeçando uma oração. A forma que está, não tem ligação alguma com o verbo.

    Ex: É mau servidor. Mas, como se vê, pelo menos não falta. Notem que a dupla vírgula apenas intercala uma oração e que a conjunção ainda se liga à oração.

    Outro erro é que o verbo considerar tem como complemento "o evento..." e ambos estão separados por vírgula. Não se separa verbo e complemento.

     III- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar, brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias, e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval, está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios. 

    Incorreta. Existem três erros no primeiro período. Vejamos: O verbo "dar" no caso exige um objeto direto que no caso da questão é representado de brilho até roupa. Por isso, a vírgula não poderia estar imediatamente separando o primeiro objeto direto.

    O sujeito do verbo "estar" é "o carnaval" e há uma vírgula separando o sujeito e o verbo, o que é errado.

    Apenas a assertiva I está correta.

    GABARITO: D