SóProvas


ID
4873183
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma organização, o gerente A, responsável pelo setor de recrutamento e seleção, pediu demissão. O funcionário B, antes subordinado a A, passou a responder pelo setor interinamente. Como a saída do gerente A da organização foi abrupta e não houve tempo de preparar a sucessão, o diretor optou por não promover o funcionário B ao cargo de gerente. Assim, embora B precisasse prestar contas ao diretor sobre os resultados do setor, não podia decidir ou autorizar a alocação de recursos do setor, nem recompensar ou punir o desempenho dos demais funcionários.

Na situação descrita houve:

Alternativas
Comentários
  • Embora B precisasse prestar contas ao diretor sobre os resultados do setor, não podia decidir ou autorizar a alocação de recursos do setor, nem recompensar ou punir o desempenho dos demais funcionários.

    Autoridade é quem tem o poder de tomar decisões, coisa que ele não pode fazer!! Ele apenas precisa prestar contas!

  • Não tem haver esse comentário, Mas vou compartilhar. Foi o que aconteceu comigo em um grande hospital no qual trabalhei por mais de dez anos. É uma situação muito delicada e desconfortável. Isso causa bastante desmotivação.

    Gabarito D

  • Eu não ia querer estar na pele do B

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    “A autoridade é definida como “a possibilidade” que tem um agente de agir sobre os outros, sem que esses outros reajam sobre ele, sendo, todavia capazes de o fazer” (BARRACHO, 2007). Ou ainda, a autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado (Oliveira, 2005). A autoridade divide-se em formal e informal (CHIVENATO 2003; OLIVEIRA, 2005).

  • Como ele não foi promovido à gerente, ele continuou sem poder decisório, apenas tendo que prestar contas no lugar do outro que saiu da empresa. Ou seja, ganhou novas responsabilidades, mas não autoridade para decidir.

  • Autoridade: é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência

    A responsabilidade : significa o dever de prestar contas.

  • Delegação = autoridade + responsabilidade.

  • Resumindo: Exploração!

  • E provavelmente B continuou com o mesmo salário de antes. O pob.

  • GABARITO - D

    Autoridade é o direito legal de dar o comando, ordem ou instrução e obrigar os subordinados a fazer um certo ato. Por outro lado, Responsabilidade é o resultado da autoridade. Implica a obrigação do subordinado, a quem foi atribuído o dever pelo seu superior.

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjysPHxnor1AhWkILkGHRHDCuAQFnoECA4QAw&url=https%3A%2F%2Fpt.gadget-info.com%2Fdifference-between-authority&usg=AOvVaw1c2jh9FacWW05J0-uoUZY2

  • O que seria a descentralização do poder?? Como isso ocorreria?

  • Fiquei entre a B e a D, mas diferenciei pela seguinte questão: o funcionário B era subordinado e e não tinha o "poder" de um gerente na sua antiga função, digamos assim. Com isso, não há que se falar em descentralização.

    (Me corrijam se eu estiver equivocada.)

    Gab. D