SóProvas


ID
4876729
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ESCREVA BEM, É SIMPLES


    Não é preciso ser professor de língua portuguesa para conhecê-la. Os gramáticos não são os únicos capazes de produzir textos coerentes, concisos e adequados. Não, a língua portuguesa não é a mais difícil de ser entendida. Não, português não é difícil de aprender. Acredite, você é capaz de produzir textos concisos, caprichados e perfeitamente entendíveis às pessoas que você deseja que tenham acesso a eles.

     Para começar, defina seu assunto, ou seja, sobre o que você pretende falar ou discursar. Entenda que não é o título (ao concluir seu texto, não se esqueça dele), mas o assunto a ser desenvolvido, aquele que será seu objeto de análise, tal como uma matéria-prima que precisa ser moldada para ter os formatos de acordo com o estilo de cada um. 

      Uma das dicas para isso é inserir em seu cotidiano a leitura em suas formas verbais e não verbais, tendo um olhar atencioso a todas as formas de textos que o rodeiam, tais como propaganda, folder, charge, placa de trânsito, anúncio de emprego, discurso de algum político, enfim, atente-se a tudo o que é capaz de transmitir uma mensagem. Aproveite para se questionar sobre como esses exemplos conseguem fazer com que uma mensagem seja entendida por um determinado grupo de pessoas. 

     Bom, escolhido o assunto, defina, indispensavelmente, seu público-alvo, pois ninguém escreve bem se não souber para quem vai escrever. Essa dica vale até mesmo se você desejar que seu texto seja lido por um grande número de pessoas. Nesse caso, utilize-se de uma linguagem simples e formal, ou seja, não utilize palavras que parecem existir apenas em dicionários e, muito menos, não utilize expressões grosseiras e gírias. 

      Observadas essas dicas, você pode, enfim, começar seu rascunho. Isso mesmo! Rascunho, pois um bom texto, na maioria das vezes, é o resultado de uma releitura realizada pelo próprio autor. Isso acontece porque, ao reler o que escrevemos, vamos identificando outras formas de passar a mesma informação. Nesse processo, aumentamos nossa garantia de que a mensagem será entendida pelos nossos receptores. 

      Além dessas regras que podem ser lembradas mais facilmente, vale uma dica muito importante: peça que outra pessoa leia seu texto, pois nada como um olhar diferente para apontar algumas falhas que, mesmo após nossa releitura, não conseguimos identificar. 

(Adaptado de Erika de Souza Bueno, O Globo, 17-03-2012)  

A mesma autora aconselha para chegar-se a uma boa redação: “Veja se não repetiu alguns termos desnecesͲ sariamente, lembrando que a razão de os pronomes existirem é exatamente essa, ou seja, substituir palavras, retomando seu completo significado”.

O segmento do texto em que o pronome demonstrativo sublinhado substitui palavras anteriormente expressas é:

Alternativas
Comentários
  • Este faz referência a algo que ainda será apresentado no texto, que virá a seguir.

    São estes os parlamentares que assinaram o requerimento, de acordo com o senador paraense: Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Efraim Morais (DEM-PB) (...)

    Isto é extremamente importante: cuidar da nossa população. Esse é o papel que nós, parlamentares, exercemos — declarou.

    Esse faz menção a algo que já foi apresentado no texto.

    Ele disse que as indústrias de cigarros devem começar a se preparar, pois o número de fumantes vai diminuir cada vez mais em razão da consciência dos malefícios causados por este (ERRADO) hábito. (O CORRETO é esse hábito, pois se refere ao hábito de fumar, já apresentado no texto. Para uma redação mais enxuta, bastaria “malefícios causados pelo hábito".)

    FONTE : site senado

     

  • A melhor explicação é a do Matheus Oliveira

  • Este, Esta, isto = Catafóricos

    Antecipam o que vai ser dito.

    Esse, Essa, Isso = Anafóricos

    Retomam o que já foi dito.

  • cliquei na A e fiquei procurando erro ou acerto nas outras, não achei

  • ?????????????

  • ????????????

  • ????????????

  • ????????????

  • ????????????

  • VIAJEIIIIII

  • “Uma das dicas para  (isso ) é inserir em seu cotidiano a leitura em suas formas verbais e não verbais,...

    Uma das dicas é inserir em seu cotidiano..............

    ISSO= dica

  • vamos pedir o comentário do professor, minha gente

  • Entendi nada

  • A explicação que eu acho dos erros das alternativas B, C, D, E é que nelas os pronomes estão especificados. b) esses exemplos...no caso "exemplo" é que retoma. mesma coisa nos outros c) essa dica... d) nesse caso... e) essas dicas... o que não ocorre na alternativa A. lembrando que isso é uma elucubração minha, já que não há comentário do professor.
  • Pronomes adjetivos acompanham, determinam e modificam os substantivos, ou seja, atribuem particularidades e características ao substantivo, como se fossem adjetivos. Tal como os substantivos que determinam, variam em gênero (masculino e feminino), número (plural e singular) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do discurso).

    Minha prima chega hoje da Europa.

    (O pronome adjetivo minha determina o substantivo comum prima.)

    OBS: https://www.normaculta.com.br/pronome-adjetivo/

    Já na 1 - ele ta exercendo função anaforica, "substituindo palavras".

  • acho um absurdo, o site é obrigado a pôr questões com gabarito comentados, direito nosso!

  • Vamos pedir o comentário do professor.

  • Tinha certeza que era a alternativa A. Fui ler as outras alternativas, por desencargo de consciência, errei a questão.

    KD O COMENTÁRIO DO PROFESSOR?

  • A pergunda é: O segmento do texto em que o pronome demonstrativo sublinhado substitui palavras anteriormente expressas é:

    isso (anáfora)

    refere-se antes do verbo

    eu liguei a pergunta e resposta assim e acertei.

    isto (catafora)

  • Procura qual substitui alguma palavra em específico no texto.. Letra A só de olhar vc já percebe.. "Uma das dicas para isso.." isso o que? procurando no texto, vc encontra a referência..
  • Em relação ao texto:

    • esse(s), essa (s), isso: apontam para o que já foi mencionado.

    Na questão, há duas respostas certas, as alternativas A e B, pois as duas estão fazendo referências anteriormente expressas no texto.

    (A) “Uma das dicas para isso é inserir em seu cotidiano a leitura em suas formas verbais e não verbais,...”.

    Isso o quê? -> A ideia de escrever bem.

    (B) "Aproveite para se questionar sobre como esses exemplos conseguem fazer com que uma mensagem seja entendida por um determinado grupo de pessoas”

    Que exemplos? -> propaganda, folder, charge, placa de trânsito, anúncio de emprego, discurso de algum político.

    ---

    Na minha opinião, questão passível de anulação. Se alguém discordar, deixem aqui nos comentários.

  • Por que a letra B não está correta?

  • A B é a única que retoma termos anteriormente expressos. As outras questões retomam contexto. Sério, entendi nada...

  • GABARITO A

    Neste caso;

    O ISSO substitui as palavras: ''Acredite, você é capaz de produzir textos concisos(dISSO)...''

    ''Uma das dicas para isso (produzir textos concisos) é inserir em seu cotidiano a leitura em suas formas verbais e não verbais...''

  • FGV é a pior banca pra português, pqp....

  • Errei, mas acho que entendi agora A) ... para isso... - Pronome demonstrativo B) ... esse exemplo... - Pronome adjetivo C) essa dica - Pronome adjetivo D) nesse caso - Pronome adjetivo E) essas dicas - Pronome adjetivo Em B, C, D e E os pronomes estão acompanhando um substantivo. Só na A que ele apenas retoma.
  • Em todas as alternativas, faz-se uma referência não a um termo mas sim a uma oração, no entanto, na letra "A" o "isso" faz clara alusão ao ato de definir

  • E eu que só li a letra A e achei que já seria a resposta. E era KKKKKKKK

  • vamos rezar!! não é possível!!!
  • GAB. A

    Vale lembrar que em certos casos (geralmente em textos do Machado de Assis) o pronome demonstrativo "isso" também é usado como catafórico. FGV adora cobrar ISSO.