SóProvas


ID
4891189
Banca
IDECAN
Órgão
CRN - 8ª Região (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

Governos se comprometem com ações para erradicar fome e subnutrição

    Promover ações para erradicar a fome e prevenir todas as formas de subnutrição no mundo e aumentar os investimentos para ações efetivas na melhoria da alimentação foram alguns dos compromissos firmados por chefes de Estado reunidos na 2ª Conferência Internacional sobre Nutrição, realizada pela FAO, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação. O evento, que terminou hoje (21) em Roma, reuniu representantes de 170 países.
    A Declaração de Roma sobre Nutrição, firmada pelos chefes de Estado durante o evento, destaca a importância de ações para prevenir particularmente a desnutrição, a baixa estatura, o baixo peso e o sobrepeso em crianças abaixo de 5 anos, bem como a anemia em mulheres e crianças. O documento também aborda a crescente tendência de sobrepeso e obesidade e de doenças relacionadas à alimentação.
    No encerramento do encontro, o diretor‐geral da FAO, o brasileiro José Graziano, disse que é hora de assumir o desafio de garantir nutrição adequada a todos e acabar com a fome. “A desnutrição é a causa número 1 de doenças no mundo. Se a fome fosse uma doença contagiosa, nós já teríamos a cura”, ressaltou. Os governantes também firmaram um quadro, listando 60 ações que os governos podem incorporar nas suas políticas nacionais de nutrição, saúde, agricultura, educação. (FRANCO, Nádia.

Disponível em http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/11/governos‐se‐comprometem‐com‐acoes‐para‐erradicar‐fome‐e‐subnutricao.)

Dentre os recursos de que a língua dispõe para estabelecer a coesão textual estão os elementos conectores que fazem referência a coisas passadas ou às que ainda virão. Dentre os termos destacados a seguir, só NÃO é um exemplo do referido anteriormente:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    >> Queremos o elemento que não retome algo dito anteriormente ou que ainda será dito.

    A) ERRADA: “... que terminou hoje (21) em Roma,...” >> Equivale a "o qual" e retoma "o evento";

    B) CORRETA: “Promover ações para erradicar a fome...” >> Temos uma conjunção subordinativa final, expressando a ideia de finalidade. Não retoma nenhum termo;

    C) ERRADA: “... foram alguns dos compromissos firmados...” >> "algum" é pronome indefinido e retoma os compromissos que foram citados anteriormente: "Promover ações para erradicar a fome e prevenir todas as formas de subnutrição no mundo e aumentar os investimentos para ações efetivas na melhoria da alimentação (...)"

    D) ERRADA: “O documento também aborda a crescente tendência de sobrepeso...” >> O termo retoma "a Declaração de Roma" que é o documento ao qual se refere.

  • PARA é apenas uma proposição, não retoma nada.

  • Em termos de coesão, podemos ter a coesão REFERENCIAL E A COESÃO SEQUENCIAL. Todas as alternativas trazem coesão referencial por ANÁFORA (retoma termo anterior), exceto na B, que nem ao menos trás referência, e sim uma conjunção de coesão sequencial, uma conjunção de finalidade. GAB B.

  • documento é hiperonimo de declaração de roma

    1. Elementos de (Coesão Textual) podemos citar o grupo dos (pronomes)
    2. lembrando que qualquer outro termo com que se refira a um termo o qual já fora apresentado antes é um elementos (anafórico)
    3. na letra b) temos PARA+ VERBO NO INFINTIBO (R) constituindo uma conjunção adverbial (FINAL).
  • PARA + VERBO NO INFINITIVO

  • “... que terminou hoje (21) em Roma,...” (1º§)

    Coesão é o conjunto de mecanismos linguísticos por meio dos quais se integram as partes de um texto. Essa integração pode ocorrer com o emprego de conectores.

    Uso de conectores 

    Ex.1:{O [menino de óculos ] pediu} { que todos colaborassem ).

    preposição            conjunção integrante

    Ex.2:[ Quando chegou ], [pediu desculpas [ porque se atrasara ].  

    conjunção/tempo          conjunção/causa

    - são conectores que ligam fazendo coesão textual.

    “Promover ações para erradicar a fome...” (1º§)

    Promover ações para que erradiquem a fome (desenvolvida; "para" = conjunção )

    Promover ações para erradicar a fome... (reduzida de infinitivo "para" = preposição)

    * Observação, as orações reduzidas não são introduzidas por conjunções nem pronomes relativos. Podem ser eventualmente, introduzidas por preposição.

    “... foram alguns dos compromissos firmados...” (1º§)

    A coesão pode ser obtida através de alguns mecanismos: anáfora e catáfora. 

    - A anáfora e a catáfora se referem à informação expressa no texto e, por esse motivo, são qualificadas como endofóricas. 

    - Enquanto a anáfora retoma um componente, a catáfora o antecipa, contribuindo com a ligação e a harmonia textual.

    O documento também aborda a crescente tendência de sobrepeso...”

    Substituição

    - A substituição por sinônimos, antônimos, hiperônimos ou hipônimos, ou por termos metafóricos ou metonímicos, também é um mecanismo utilizado na coesão textual.

    Ex.: Machado de Assis escreveu textos brilhantes. O autor é conhecido no mundo todo. (substituição por metonímia )

  • Não entendi nada. Desde o enunciado da questão. Alguém me ajude, por favor.

  • Quanto mais eu leio, menos eu entendo...

  • Preposição "para" não retorna nada.

    "que" - retorna: evento

    "alguns" -retorna: Promover ações para erradicar a fome e prevenir todas as formas de subnutrição no mundo e aumentar os investimentos para ações efetivas na melhoria da alimentação

    "documento" - retorna: A Declaração de Roma sobre Nutrição

  • O SEGREDO É VOLTAR AO TEXTO E LER O PARÁGRAFO TODO!!!

  • A questão exige conhecimento de termos de coesão e quer saber qual o único elemento em destaque que não funciona para retomar um termo dito anteriormente. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "O evento, que terminou hoje (21) em Roma, reuniu representantes de 170 países."

    O pronome relativo "que" está retomando " evento" a fim de que evite a repetição do termo.

    b) Correta.

    “Promover ações para erradicar a fome...”

    Aqui, temos uma conjunção final, que inicia uma oração subordinada adverbial de finalidade, ou seja, não retoma nada, mas, sim, introduz.

    c) Incorreta.

    "Promover ações para erradicar a fome e prevenir todas as formas de subnutrição no mundo e aumentar os investimentos para ações efetivas na melhoria da alimentação foram alguns dos compromissos firmados..."

    Está retomando os termos anteriores que destaquei.

    d) Incorreta.

    A Declaração de Roma sobre Nutrição, firmada pelos chefes de Estado durante o evento, destaca a importância de ações para prevenir particularmente a desnutrição, a baixa estatura, o baixo peso e o sobrepeso em crianças abaixo de 5 anos, bem como a anemia em mulheres e crianças. O documento também aborda a crescente tendência de sobrepeso e obesidade e de doenças relacionadas à alimentação.”

    O termo está retomando "A Declaração de Roma".

    Gabarito do monitor: B

  • Li uma vez e compreendi o enunciado. Para desencargo de consciência fui ler novamente e veio a primeira dúvida. Li novamente para esclarecer a primeira dúvida e acabei gerando a segunda dúvida. Na terceira lida já não sabia o que o enunciado queria. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mil vezes apanhar da cespe.

  • "Promover ações para erradicar a fome"

    Tem sentido de objetivo, finalidade

    "Promover ações com objetivo/finalidade de erradicar a fome"

  • Preposição " para" com sentido de finalidade. Não retorna nada.