SóProvas


ID
4891720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Em relação à colheita de material para exame gráfico, julgue o item subsequente.


Independentemente do modo de redação da peça questionada, o material gráfico dos suspeitos deve sempre ser registrado em escrita cursiva, a fim de possibilitar a melhor identificação dos padrões de traços em posterior perícia grafoscópica.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Acredito que o motivo seja de que, nem sempre a peça vai estar escrita em letra cursiva. Se for um texto impresso, ou uma mensagem na internet, o que se buscará é a maneira, o modo que o acusado escreve, e ai nesse caso, não importa se o texto vai ser escrito em letra cursiva

  • Apareceu: Independentemente, exclusivamente, de forma absoluta e etc, fique esperto!

  • Gabarito Errado

    O indiciado pode se negar:

    Bafômetro;

    Acareação;

     Reprodução simulada;

    DNA;

    Padrões caligráficos

  • GABARITO: ERRADO!

    1)     A questão já veio com os termos “independentemente” “deve ser sempre” que nos faz olhar com aquele preconceito de concurseiro.

    2)     Observe o contexto lógico:

    a.      Em um estelionato, onde o agente distribuía cheques sem fundos pela cidade inteira, ele assinava e escrevia com letra CHACHA ALTA.

    b.      No momento de realizar o exame gráfico, a questão diz que o sujeito deve escrever obrigatoriamente de letra cursiva???? (LETRA GRUDADA)

    Como ficaria a situação do cidadão que não sabe escrever de letra cursiva?

    3)     RESUMO: O suspeito deve escrever da mesma forma em que se verifica no cheque em questão, ou no meio de prova que estiver sendo discutido.

    Espero ter ajudado!

  • Alguém pode indicar um site com questões comentadas!

    ÓRGÃO: PC-DF

    CARGO: Escrivão da PF

    ??????

  • GABARITO: ERRADO.

  • O indiciado não tem o dever de seguir padrões caligráficos.

  • Independente se a questão é fácil ou difícil, questões de curso de formação pouco importam na preparação para um concurso cujo edital não prevê tais matérias. Ta certo que o QC quer deixar seus conteúdos mais densos, mas precisa urgentemente de filtro para exclusão de questões de curso de formação. Está dificil estudar processual penal para PRF e/ou PF porque a matéria está entupida de questões de curso de formação de perito da PC.

  • Gente essas questões do curso de formação

    Antes dessas provas são dadas as aulas ta? sobre o assunto kkkk fiquem tranquilos que todos vão passar sim

  • Vamos brigar para que eles coloquem a função "ocultar questão" vai ser uma excelente ferramenta pois assim é só ir ocultando as questões que não queremos que apareçam... Uma coisa tão simples que eu não entendo porque nunca colocaram essa opção!!!

  • Errado.

    Pode ser digitado ou datilografado, que, nestes casos, se observará o modo de escrita da pessoa.

  • Quanfo aparece, independente, deverá, geralmente está errada .

  • Eu aqui imaginando a autoridade policial mandando o indiciado escrever bonito!

  • O Raphael Cova fez uma observação interessante sobre as restrições, mas há exceções e é justamente com elas que temos que ficar mais ligado ainda!

    (CESPE – 2009)

    A lei processual penal não se submete ao princípio da retroatividade in mellius, devendo ter incidência imediata sobre todos os processos em andamento, independentemente de o crime haver sido cometido antes ou depois de sua vigência ou de a inovação ser mais benéfica ou prejudicial. CERTO

    (CESPE - 2013)

    A lei processual penal tem aplicação imediata, sem retroagir, independentemente de seu conteúdo ser mais benéfico para o acusado. CERTO

    (CESPE – 2013)

    A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização. CERTO

    (CESPE – 2018)

    Sob a perspectiva do critério formal adotado pelo Brasil, somente é administração pública aquilo determinado como tal pelo ordenamento jurídico brasileiro, independentemente da atividade exercida. Assim, a administração pública é composta exclusivamente pelos órgãos integrantes da administração direta e pelas entidades da administração indireta. CERTO

    (CESPE – 2018)

    Controle interno se refere, sempre, a atos de natureza administrativa. CERTO

    (CESPE – 2015)

    Os cargos em comissão e as funções de confiança relacionam-se exclusivamente às atribuições de direção, chefia e assessoramento. CERTO

    Bons Estudos!

  • Deve ser escrito da mesma forma que foi escrito no objeto utilizado para a conduta criminosa! Senão impossível fazer a comparação.

  • Isso é questão para perito e não escrivão.

  • Cesp, às vezes, manda cada questão boba

  • O erro da questão é a afirmação no sentido de que o material gráfico a ser considerado em perícia grafoscópica estaria restrito apenas à escrita cursiva do suspeito.

    Eu pergunto a vocês, quem hoje em dia escreve cartas e bilhetes manuscritos?

    Modernamente, utilizamos para tudo a informática. Todas as nossas comunicações são na via eletrônica hoje em dia.

    Daí vem a explicação para essa assertiva.

    Nas palavras do professor Távora, "o procedimento dos exames caligráficos pode ser aplicado, hodiernamente (modernamente), aos documentos datilografados ou impressos no computador".

    Assim, o perito que faz o exame grafotécnico ou caligráfico examina não só a caligrafia do suspeito, mas também o estilo literário, ou seja, a maneira peculiar de cada pessoa se expressar através da escrita, assim, por exemplo, uma pessoa que possui certo grau cultural usará uma escrita mais rebuscada, usando palavras que uma pessoa de conhecimentos minguados certamente não usará.

    As perícias de escrito em exames de datilografia e impressão por computador têm o objetivo de identificar a cultura e o grau de inteligência/instrução do indivíduo.

    Em conclusão: em um caso concreto, é perfeitamente possível que o perito faça a comparação entre documentos manuscritos ou entre estes e documentos impressos e datilografados elaborados pelo suspeito. Com isso, ele poderá comparar não só a letra, mas o padrão de escrita e padrão literário, auxiliando a conclusão do exame.

    Fonte: comentário do QCONCURSOS extraído da seguinte questão da prova da Polícia Federal em 2013:

    "O exame caligráfico ou grafotécnico visa certificar, por meio de comparação, que a letra inserida em determinado escrito pertence à pessoa investigada. Esse exame pode ser utilizado como parâmetro para as perícias de escritos envolvendo datilografia ou impressão por computador." (Gabarito: Certo)

  • Sabemos da marmelada que é essa questão, mas não deixa de esbarrar no conceito do NEMO TENETUR SE DETEGERE (direito de não produzir provas contra si).

  • O principio do nemo tenetur se detegere  diz que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

  • GABARITO: ERRADO

    Para responder a questão, pensei naquelas pessoas que não aprenderam escrever de forma cursiva. Como ficaria o caso delas... Sendo assim, de acordo com a palavra "sempre" contida no texto, a questão é errada.

  • Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo, direito fundamental do cidadão.

    O indiciado pode se negar:

    Bafômetro;

    Acareação;

     Reprodução simulada;

    DNA;

    Padrões caligráficos

  • Questão ERRADA.

    E digo isso por experiência própria em solicitar. A questão erra em dizer "...sempre ser registrado em escrita cursiva..." , porque por exemplo:

    .

    Tráfico de drogas, individuo foi pego com a contabilidade do tráfico que esta em letra de forma, aí vou pedir pra ele escrever em letra cursiva?...afinal vai pra perícia, peço pro suspeito ou investigado escrever em letra de forma, oras, e mesmo que ele escreva em letra de forma a perícia quem dirá se é, ou se aproxima daquela letra, pegou?! Então dizer que sempre escrita cursiva, enfim....

    .

    Espero ter sido claro pra explicar o erro da questão.

  • Errado ! E se o preso/acusado for analfabeto ? Sei que não é o caso da questão mas ajuda a memorizar.

  • Independentemente do modo de redação da peça questionada, o material gráfico dos suspeitos deve sempre ser registrado em escrita cursiva, a fim de possibilitar a melhor identificação dos padrões de traços em posterior perícia grafoscópica.

    Erro em negrito. Só lembrar que há casos há a escrita digital... já viu os casos de suspeitos de fraude, aliciação pelo instagram, facebook, whatsapp... a policia sempre investiga a forma na qual ele escreve, uma palavrinha que ele sempre usa, uma forma que utiliza, sem pontuação, uma figurinha especifica, etc...

    gab. E

  • Pode ser que a pessoa escreva com letra de forma e não cursiva.

  • Qualquer conduta ativa para se produzir provas contra si; é direito do acusado não proceder. o reconhecimento e a identificação digital sao obrigatórios pois sao condutas passivas.
  • CPP. Art. 174. No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever

  • "Deverá ser registrado de forma oral e escrita". Por aí, percebe-se o erro da questão ao mencionar somente o registro escrito.
  • Acredito que possa ser aplicada, subsidiariamente, a seguinte disposição do CPC:

    Art. 478

    (...)

    § 3º Quando o exame tiver por objeto a autenticidade da letra e da firma, o perito poderá requisitar, para efeito de comparação, documentos existentes em repartições públicas e, na falta destes, poderá requerer ao juiz que a pessoa a quem se atribuir a autoria do documento lance em folha de papel, por cópia ou sob ditado, dizeres diferentes, para fins de comparação.

    Não fala que tipo de letra deve ser utilizada, presumindo-se que seja a escrita normal do investigado.

  • caguei

  • Em 13/04/21 às 23:51, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 16/02/21 às 15:57, você respondeu a opção C. Você errou!

    Seguimos!

  • Independentemente do modo de redação da peça questionada, o material gráfico dos suspeitos deve sempre ser registrado em escrita cursiva, a fim de possibilitar a melhor identificação dos padrões de traços em posterior perícia grafoscópica.

    Incorreta, pensem comigo e se o suspeito não souber escrever com letra cursiva, apenas com letra de forma.

    OBS.: Na analise de elementos informativos pode ser qualquer letra, visto que a lei não limita um modelo especifico.

    A saga continua...

    Deus!

  • Errado !

    É até indutivo se parar para raciocinar.

    Imagina só se o meliante não souber escrever com letra cursiva ? rsrs

    Brincadeiras a parte !

    Seguimos !!!!

  • Não faz sentido isso!

  • Se, negar-se a fazer o teste o juiz determinará. Não tem essa.
  • Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

    A lei não diz nada sobre escrita cursiva... portanto está ERRADA

  • Errada

    Qualquer letra

  • CONCURSEIROS, O MOMENTO DE VOTAR É AGORA!!! PARA DEPOIS NÃO CHORAR LÁGRIMAS DE ARREPENDIMENTO.

    VOTE DISCORDO TOTALMENTE NO SITE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS! SEGUE O LINK:  

    https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768

  • Não será NECESSARIAMENTE LETRA CURSIVA, uma vez que PODERÁ SER AFERIDO, por meio de textos gráficos ( Mensagens de textos, Digitação de documentos etc ... ), tal material gráfico do suspeito. GAB. E

  • ''SEMPRE'' ''INDEPENDENTE''

  • "INDEPENDENTEMENTE"
  • RECONHECIMENTO DE ESCRITOS

    ** Utiliza-se qualquer documento escrito a próprio punho, desde que:

    Reconhecido judicialmente OU cuja autenticidade não se questione.

    ** Caso não haja documentos, ou os havidos são insuficientes:

    Autoridade MANDA ESCREVER o que lhe for ditado.

    ** Lei não faz exigência de letra cursiva.

  • EXTRAÇÃO DE DNA

    CONDENADO ( PAC - OBRIGATORIEDADE)

    INVESTIGADO, INDICIADO, ACUSADO). (NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE)

  • Essa aqui eu nem sabia a resposta, mas quando li "Independentemente" e "sempre", já sabia que tinha grandes chances de estar errada.

  • E se a pessoa não for alfabetizada?

  • ERRADO, a escrita gráfica não, necessariamente, deve ser em letra cursiva.

    #PMAL_2021

  • Letra cursiva, também conhecida como “letra de mão”, é o nome que se dá ao estilo de escrita manual em que as palavras são formadas pela sequência de letras juntas, sem que o lápis ou caneta saia do papel durante o traço.

  • Indiciado

    Pode negar ((B / A / R /... P)

    • B)afômetro
    • A)careação
    • R)eprodução dos fatos
    • P)adrões caligráficos

    Cuidado

    • Extração de DNA
    • _____condenado = é OBRIGATÓRIO
    • _____investigado , indiciado e acusado = NÃO é OBRIGADO
  • ERRADO ,POIS O IP É DISCRICIONÁRIO .

  • Não há nenhum gabarito comentado para a pessoa se situar. Oxe! Melhor comentário: Glória

  • Digamos que tem um documento falso ( peça questionada) e preciso saber se a letra deste documento é de determinada pessoa.

    Logo precisaremos de perícia e precisamos comparar a letra do documento com a letra de determinada pessoa.

    Se a letra do documento é cursiva que é a que nós normalmente escrevemos, aquela com as letras juntas, o perito vai pedir para o indiciado/ investigado escrever com letra cursiva.

    Se a letra do documento é de forma, o perito vai pedir para o indiciado/ investigado escrever com letra de forma

    Enfim, depende do tipo de letra que está no documento, logo não é possível dizer que sempre vou pedir para o investigado escrever com letra cursiva ou de forma.

    Mais dicas: YOUTUBE: Cidadão de Bem 01

  • A questão cobrou conhecimentos acerca da perícia grafotécnica.


    Para realizar a perícia grafotécnica não é necessário que o material gráfico dos suspeitos sejam registrado em escrita cursiva, basta que seja oferecido um padrão gráfico do investigado para que seja possível a realização da perícia.


    Gabarito, errado.

  • Se estiver em letra CURSIVA, logo a escrita deverá ser cursiva.

    Se estiver em letra de FORMA, logo a escrita deverá ser de forma.

    Gabarito: ERRADO.

  • Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

  • Gab Errada

    Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

  • Esse método Nishimura salva o concurseiro.

    Fonte: CONFIA.

  • Para realizar a perícia grafotécnica não é necessário que o material gráfico dos suspeitos sejam registrado em escrita cursiva, basta que seja oferecido um padrão gráfico do investigado para que seja possível a realização da perícia.

  • Lembrei dos tempos de estagiário da 9ª DM, onde a maioria dos presos sequer sabiam escrever. Tenso!

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!