A fim de que o candidato situe-se em seu estudo, é de grande valor informar que o assunto abordado se encontra em verbos nominais. Observemos os conceitos a seguir:
As formas verbais destacadas acima chamam-se, respectivamente, gerúndio, particípio e infinitivo e constituem as formas nominais dos verbos, pois podem desempenhar também a função de um nome. As formas nominais do verbo derivam do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: r: para o infinitivo: atravessar, conhecer, partir do: para o particípio: atravessado, permanecido, escolhido ndo: para o gerúndio: andando, permanecendo, partindo.
Após breve introdução do conceito, iremos analisar cada alternativa a fim de encontramos a classificção do verbo "partindo". Vejamos:
a) infinitivo impessoal.
Incorreta. O infinitivo apresenta o processo verbal em potência, exprimindo a ação verbal propriamente dita; aproxima-se. desse modo. do substantivo. Veja: Ler é um prazer.
b) infinitivo pessoal.
Incorreta. O infinitivo pessoal se refere a algum sujeito.
Para eles Lerem.
c) gerúndio.
Correta. O gerúndio transmite a ideia de que a ação verbal está em curso; desempenha. assim. as funções exercidas pelo advérbio e pelo adjetivo. Observe: "Chegando afinal à terra do futuro esposo, eis que ele saiu de casa e veio andando ao seu encontro.
Partindo
d) particípio.
Incorreta. O particípio transmite a ideia de que o processo da ação verbal chegou ao fim; pode desempenhar a função de um adjetivo e, nesse caso, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. Veja: A jovem não escolhera, foi escolhida.
Referência bibliográfica.
CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
GABARITO: C