SóProvas


ID
4907506
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

É correto afirmar em relação à provas no processo penal:

Alternativas
Comentários
  • A) "Art. 185 § 2 Excepcionalmente, o juiz, por decisão fundamentada, de ofício ou a requerimento das partes, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real..."

    B) "Art. 200. “A confissão será divisível e retratável, sem prejuízo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto”.

    C) "Art. 229 A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes."

    D) CORRETA

    E) "Art. 244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar."

  • Letra D) Correta

    CPP: "Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado".

  • Assertiva D

    Deixando a infração vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

  • Complementos..

    a) A videoconferência é excepcional , mas pode ser feita.

    b) Art. 200.  A confissão será divisível e retratável, sem prejuízo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto.

    c) Art. 229.  A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.

    d) Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

    e) BUSCA PESSOAL = Independe de mandado

    O STF equipara a busca em veículos = Pessoal.

  • tirando o erro de crase no enunciado o gabarito é D

  • A - ERRADA. é admitido o interrogatório por videoconferência, de forma excepcional (art. 185);

    B - ERRADA. A confissão é divisível (pode ser considerada em partes) e retratável (o réu pode voltar atrás);

    C - ERRADA. A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes;

    D - CERTA. Art. 158;

    E - ERRADA. A busca pessoal independe de mandado (art. 244).

  • artigo 200 do CPP==="A confissão será DIVISÍVEL E RETRATÁVEL, sem prejuízo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto".

  • GAB.D)

    Deixando a infração vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

  • Minha contribuição:

    Crimes transeuntes - Infração que não deixa vestígios

    Crimes não transeuntes - Infração que deixa vestígios

    Deixando a infração vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

    Bons estudos!

  • Confissão:

    É tida como meio de prova

    A confissão extrajudicial, não contando com as garantias constitucionais inerentes ao processo, especialmente o contraditório e a ampla defesa, é apenas um meio de prova indireto

    A confissão judicial, por sua vez, porque produzida diante de magistrado, após a citação, sob o manto protetor da ampla defesa – que deve, efetivamente ser assegurada ao réu antes do interrogatório – é meio de prova direto.

  • GAB - D

    A - O interrogatório do réu deve ser pessoal, não sendo admitida a sua realização por videoconferência. PODE-SE TER POR VÍDEO CONFERÊNCIA - PREVINIR ORDEM PÚBLICA EM CASO DE SUSPEITA DE FUGA, VIABILIZAR A PARTICIPAÇÃO DO RÉU NO PROCESSO Q NÃO POSSA COMPARECER POR MOTIVOS PESSOAIS COMO SAÚDE, PARA PROTEÇÃO DA VÍTIMA, E POR GRAVISIMA QUESTÃO DE ORDEM PÚBLICA.

    B - A confissão do réu é divisível e irretratável. É DIVISÍVEL, RETRATÁVEL, INDISPONÍVEL, DISPENSÁVEL, O SILENCIA NÃO IMPORTA EM CONFISSÃO. NÃO INFLUINDO NA DECISÃO DO JUIZ, TUDO VALORADO COM AS DEMAIS PROVAS.

    C - A acareação é admitida apenas entre ofendido e acusado e entre acusado e testemunhas. É ENTRE TODAS AS PARTES E ENVOLVIDOS NO PROCESSO.

    D - Deixando a infração vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, não podendo supri-lo a confissão do acusado. CORRETO. NÃO PODENDO FAZER O CORPO DE DELITO POR TEREM SUMIDO OS VESTÍGIOS, A PROVA TESTEMUNHAL PODE SUPRIR-LHE A FALTA.

    E - No caso de haver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de objetos que constituam corpo de delito, a busca pessoal deve ser precedida de mandado. NÃO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL PARA BUSCA PESSOAL OU NO VEÍCULO SE HOUVER FUNDADA SUSPEITA.

  •  A

    O interrogatório do réu deve ser pessoal, sendo admitida a sua realização por videoconferência.

    B

    A confissão do réu é divisível e retratável.

    C

    A acareação é admitida entre ofendido e acusado e entre acusado e testemunhas e outros envolvidos no processo.

    D

    Deixando a infração vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

    E

    No caso de haver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de objetos que constituam corpo de delito, a busca dispensa mandado.

    Ou você reclama e estuda, ou somente estuda. Qual é a sua escolha?

    Dedicação é a única opção!