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ID
4914535
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.

     O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.
    Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios − como a televisão, a novidade daquele momento −, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio.
    Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados. O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria.
    Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente − e não de modo resignado − as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)

Considerando-se o contexto, mantêm-se a correção e o sentido original substituindo-se

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    A) conforme por "como demonstra" (2º parágrafo). ➡ como demonstra indicações de pesquisas de mercado. ➡ gera erro de concordância. tendo em vista a necessidade de flexão no plural do termo destacado. como demonstram indicações...

    B) ademais por “em demasia” (4º parágrafo). ➡ errado: ademais significa Além disso, além do mais; demais. já em demasia significa: o que está em excesso.

    C)a fim de por “para” (1º parágrafo). ➡ gabarito: mantém-se o sentido de finalidade.

    eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente

    eles conceberam o conceito para pensar a questão da cultura no capitalismo recente (para + infinitivo = finalidade)

    D )acerca por "quanto a" (3º parágrafo).

    ➡ Acerca, escrito junto, é um advérbio que significa que algo está próximo. É muito comum ser utilizado com a preposição “de”, formando assim uma locução prepositiva: acerca de. Nesse caso, é utilizado com o significado de sobre, a respeito de, com relação a, relativamente a, etc.

    Muito já se polemizou acerca dessa análise,

    como pediu pra trocar só o acerca por quanto a. teríamos que manter a contração da preposição DE com o pronome demonstrativo essa. o que geraria erro.

    Muito já se polemizou quanto a dessa análise

    E) pois por “por que” (2º parágrafo).➡ errado

    Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade

    não podemos trocar por "por que" separado e sem acento. pois ele é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas.

    uma correta substituição seria pelo "porque" escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa.

    Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.

    bons estudos

  • Gab é a letra 'c' também pensei que fosse a 'a'.
  • Correta, C

    A FIM DE = PARA = ideia de finalidade (Eu estudo a fim de passar em concursos / Eu estudo para passar em concursos)

    AFIM DE = ideia de afinidade/proximidade (Eu estou afim de você).