SóProvas


ID
4914580
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


    O cerrado, vegetação seca que cobre o estado de Goiás, é considerado o segundo maior bioma brasileiro. Ao viajar pelo estado, chama a atenção quando se vê em um pasto imenso, lá no meio, a coloração viva do ipê. Entretanto, essa vegetação vem sofrendo com o avanço das monoculturas.
    Professor de agronomia da Universidade Federal de Goiás, Wilson Mozena acredita que esse cenário de preocupação ambiental vem mudando, principalmente com projetos como o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.
    Para o professor, a monocultura é a maior vilã da terra. O pesquisador explica que os sistemas de integração e de plantio direto promovem benefícios vitais para o solo. O esquema de plantio em que se varia o tipo de planta, colocando, por exemplo, milho junto com eucalipto, auxilia tanto no “sequestro” do carbono como na manutenção de uma terra fértil. “Nesse sistema, junto com o milho, planta-se a semente da forrageira [planta usada para alimentar o gado]. O milho nasce e essa planta fica na sombra até quando o milho é colhido para o gado pastar, explica.
    Já o sequestro do carbono contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Quando a terra é arada os restos são incorporados e os micro-organismos que decompõem esses restos morrem sem alimento e o carbono vai para a atmosfera. “Quando se deixam nutrientes no solo, os micro- -organismos aumentam para decompor os nutrientes e ficam na terra se alimentando. O carbono permanece com eles, não subindo para a atmosfera”.

(Adaptado de: MARCELINO, Sarah Teófilo. “Fazenda em Goiás mantém a esperança da preservação do cerrado”. Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com.br. Acessado em: 25/09/14)

Entretanto, essa vegetação vem sofrendo com o avanço das monoculturas.

Mantendo-se a correção e a o sentido, a conjunção sublinhada acima NÃO pode ser substituída por: 

Alternativas
Comentários
  • Entretanto, essa vegetação vem sofrendo com o avanço das monoculturas.

    Conquanto é conjunção concessiva as demais são adversativas.

    GABARITO. E

  • Conjunções adversativas: Porém, contudo, mas, no entanto, todavia...

    Conjunções concessivas: conquanto, apesar de, embora, ainda que, mesmo que...

  • nada obstante = nao obstante = concessao = conquanto. entao nao pode tbm. C e E

  • Conquanto = Embora

  • Sò um acréscimo:

    às vezes SIM uma conjunção adversativa pode ser trocada por uma concessiva, PORÉM, as concessivas (sem preposição) levam o verbo para o subjuntivo, logo, se for trocado, o texto deve sofrer alteração no verbo. Nesse caso, por exemplo, o verbo "vem" teria que ser modificado para "venha".

    Essa troca, para ser correta, depende muito do contexto, pois não é sempre que uma concessiva pode ser trocada por adversativa e vice versa.

    obs: as concessivas com preposição (ex: apesar de) levam o verbo para o infinitivo: apesar de vir, levar......

  • Gabarito, E

    CONquanto = CONcessão.

    As demais são todas de cunho adversativo.

  • Questao deveria ser ANULADA , pois, nada obstante è sinônimo de conquanto e ambas são conjunções concessivas.
  • Errei pq não li o NÃO....

  • Nada obstante e não obstante não teriam o mesmo sentido? de concessão?

    Até onde sei, nada obstante não tem sentido adversativo...

  • Conquanto = concessiva

    Porquanto = porque

  • Não obstante, tem todo o jeito de ser uma conjunção subordinativa concessiva, mas alguns professores afirmam ser uma conjunção coordenativa adversativa.

    Se algm puder passar alguma aula a respeito disso ficaria grata.

  • ADENDO - LETRA C

    Ao pessoal que ficou em dúvida em relação ao termo 'nada obstante', essa conjunção pode assumir o valor concessivo ou adversativo, vai depender do contexto. De forma diversa, a conjunção conquanto apenas é de valor concessivo. Nesse sentido:

    PESTANA (p. 711): "Não obstante pode ser uma locução conjuntiva adversativa (seguida de verbo no indicativo), uma locução conjuntiva concessiva (seguida de verbo no subjuntivo) ou uma locução prepositiva (não seguida de verbo ou seguida de verbo no infinitivo). Veja os respectivos exemplos: Gasta-se muito aqui, não obstante há compensações. / Não obstante haja compensações, não vale a pena tanto gasto. / Não obstante a doença, mantinha-se firme. / Não obstante ter acordado, voltou a dormir. Os estudiosos da língua, como José de Sá Nunes e Geraldo Amaral Arruda, afirmam que nada obstante é expressão sinônima a não obstante."