SóProvas


ID
4918444
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis para pessoas com deficiência

Mesmo com existência de lei que determina a acessibilidade digital, mais de 14 milhões de portais ativos no país possuem problemas estruturais que dificultam a navegação
NATHALIA FABRO
29 OUT 2019

Um novo relatório indica que 99% dos sites que estão ativos no Brasil não são acessíveis para pessoas com deficiência. O levantamento foi realizado pela BigData Corp, empresa especializada em trabalhar com um grande conjunto de dados (Big Data), e o Movimento Web Para Todos (MWPT).
O Brasil possui atualmente mais de 24 milhões de portais registrados. No entanto, apenas 14 milhões são ativos – ou seja, endereços atualizados frequentemente e que foram o foco desse estudo. De todos, somente 0,61% dos sites passarram em testes de acessibilidade, e 99,39% tiveram pelo menos uma falha que dificulta a navegação de pessoas com deficiência.
Sites governamentais – que possuem ".gov.br" no domínio – também foram analisados e o resultado tampouco é positivo: apenas 0,34% foram aprovados. Isso significa que 99,66% dos portais de prefeituras, estados ou ministérios, por exemplo, não estão completamente acessíveis.
A pesquisa avaliou questões como linguagem HTML, problemas em formulários, links e a presença de descrição de imagens – recurso que permite a explicação de fotografias para pessoas com deficiência visual. Práticas consideradas adequadas estão disponíveis nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1, mantida pela World Wide Web Consortium (W3C), organização mundial de padronização da web.
"Coisas simples, como acessar aplicativos de relacionamentos, consultar preços e entrar na conta bancária podem ser feitas com o celular ou no desktop, mas algumas dessas tecnologias são excludentes para pessoas com deficiência", afirma Simone Freire, idealizadora do MWPT. "O mundo digital precisa derrubar as barreiras de navegação para melhorar o acesso de todas as pessoas."

Texto adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/10/menos-de-1-dos-sites-brasileiros-saoacessiveis-para-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em 06 de novembro de 2019. 

No entanto, apenas 14 milhões são ativos – ou seja, endereços atualizados frequentemente e que foram o foco desse estudo.” O termo em destaque expressa ideia de:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Oração coordenada sindética:

    1)Aditiva- acréscimo ou adição.

    E, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como.

    “Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.”

     

    2)Adversativa- contraste, compensação ou oposição..

    Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    “Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.”

     

    3)Alternativas- alternância ou escolha.

    Elas, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer.

    “Ou escolho agora, ou fico sem presente.”

     

    4)Conclusiva- conclusão ou consequência.

    Logo, pois(depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    “Maria está preparada, portanto não ficará nervosa.”

     

    5)Explicativa- Justifica

    Que, porque, pois(antes do verbo), porquanto.

    “Não demore, que o filme já vai começar.”

  • "Brasil possui atualmente mais de 24 milhões de portais registrados. No entanto, apenas 14 milhões são ativos (...)"

    O conectivo em uso na questão é a conjunção subordinativa adversativa:

    Mas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto.

    Esse conectivo possui uma ideia contraditória à oração inicial. Pense comigo, se o Brasil tem mais de 24 milhões de portais registrados, espera-se que eles estejam ativos, mas não! "Apenas 14 milhões" estão de fato ativos. E para mostrar esse sentido de uma ideia contrária da segunda oração em relação à inicial, utiliza-se a conjunção subordinativa adversativa para lincá-las.

    ---------------

    Boa sorte e bons estudos!