SóProvas


ID
4923937
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 9.784/99 que trata do processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

( ) O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito.
( ) As provas obtidas por meios ilícitos são admissíveis no processo administrativo quando versarem sobre interesse público.
( ) A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão sobre processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.
( ) O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

A ordem correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    (F) Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

    (V) Art. 48. A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.

    (F) Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

    FONTE: LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Lembrando que é inadmissível a prova ilícita em todos os casos.

    No item 2 ele restringiu.

  • A presente questão trata do tema Processo Administrativo, disciplinado na Lei n. 9.784/1999.

     

    Em resumo, a citada lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     

    Cabe destacar ainda, que os preceitos da norma também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

     

     

    Passemos a analisar cada uma das afirmações:

     

    (V) o requerimento deve ser feito, em regra, de forma escrita, e excepcionalmente, de forma oral.

     

    “Art. 6º O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados”.

     

    (F) as provas ilícitas são inadmissíveis: “Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos”.

     

    (V) conforme o Art. 48, “A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência”.

     

    (F) o recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas.

     

    “Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa”.

     

     

     

     

    Considerando a sequência V-F-V-F, correta a letra C.





     

    Gabarito da banca e do professor: letra C

  • [GABARITO: LETRA C]

    De acordo com o que dispõe na Lei 9.784/99:

    V – F – V – F

    DO INÍCIO DO PROCESSO

    Art. 5º O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    Art. 6º O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito.

    DA INSTRUÇÃO

     Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

    DO DEVER DE DECIDIR

    Art. 48. A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.

    DO RECURSO ADMINISTRATIVO E DA REVISÃO

    Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

    FONTE: LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Recurso administrativo _ três instâncias

  • GABARITO: C

    (V) - Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    (F) - Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

    (V) - Art. 48. A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.

    (F) - Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

  • TRAVA-LÍNGUA: TraTivo --> TramiTará --> Três insTâncias