SóProvas


ID
4924687
Banca
CETRO
Órgão
TCM-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma lanchonete faz uma única entrega diária de 48 kg de sanduíches, acomodados em caixas de isopor. O dono da lanchonete constatou que necessitava de mais espaço interno em seu veículo, visto que precisava entregar outros produtos. Ele resolveu o problema acomodando 1 kg a mais de sanduíches em cada caixa, conseguindo reduzir o número de caixas em 4 unidades. A quantidade em kg de sanduíches, em cada caixa, passou a ser de

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é um pouco chata, mas não é impossível. Vamos chamar de X a quantidade de sanduíches em cada caixa e de Y a quantidade de caixas.

    Temos 48 kg de sanduíches. Logo, 48/X = Y. Ele colocou 1 kg a mais em cada caixa e diminuiu o número de caixas em 4 unidades. Então, 48/(X + 1) = (Y - 4).

    Com isso, temos que 48 = XY e 48 = (Y - 4) . (X + 1). Como ambas as equações são iguais a 48, igualamos as duas. Com isso surge a equação Y - 4X - 4 = 0. Substituindo Y por 48/X (como temos no início do problema), fica (48/X) - 4X - 4 = 0. Aplica o MMC (X) para tirar a fração, fica 48 - 4 X² - 4X. Dividindo tudo por 4, fica a equação de 2º grau - X² - X + 12 = 0.

    O delta fica 49, logo, aplicando a fórmula de Bhaskara, temos duas raízes: X = -4 e X = 3. Obviamente, o X não pode ser negativo nesse problema, então adotamos X = 3.

    O problema quer a quantidade em kg de sanduíches que ficou em cada caixa. No caso, como ele aumentou 1kg em cada uma, não há X em cada uma, há X + 1. Se X = 3, então X + 1 = 3 + 1 = 4.

    Gabarito: letra C.