SóProvas


ID
4925392
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto à legalidade e à irretroatividade tributárias,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    inexiste exceção à legalidade tributária, apenas atenuação quanto à alteração da alíquota, pelo Executivo, de determinados tributos expressamente referidos no texto constitucional.

  • Gabarito E

    Em outras palavras, inexiste exceção ao princípio da legalidade no tocante à criação de tributos, ou seja, somente lei cria tributos, mas as alíquotas de alguns tributos podem ser alteradas por meio de ato infralegal (exceção ao princípio da legalidade).

    Em relação a alternativa "A", o prazo de pagamento do tributo não está sujeito ao princípio da legalidade, de modo que o Chefe do executivo pode, por decreto, alterar o prazo de recolhimento do tribuno. No entanto, se o prazo consta em uma lei, somente lei pode alterá-lo.

  • artigo 153, §1º, da Constituição Federal, autoriza que o Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, possa alterar as alíquotas do Imposto de Importação (II), Imposto de Exportação (IE), Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários (IOF) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

    No texto da CF não se fala em exceções, porém a própria CF limita/atenua a atuação do Poder Executivo quanto as devidas alterações das alíquotas.

    Resposta correta, letra E.

    A expressão "Poder Executivo" merece destaque porque não se trata de uma competência privativa do Presidente da República, podendo a lei atribuir a um outro órgão do Poder Executivo a competência para exercer a atribuição do artigo 153, § 1º, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal ao julgar o RE 570680.