SóProvas


ID
4987438
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da auto piedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A auto piedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.
    Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir.
    Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.

(Dr. Luiz Albert Py, in O dia 30/04/2000)

Assinale a alternativa CORRETA, que contenha a seguinte sequência de encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato e dígrafos.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Sau -da- de (DITONGO)

    Sa - guâo (TRITONGO)

    So - ar (HIATO)

    Tom - bo (DÍGRAFO) VOCÁLICO

  • a palavra 'so-ar', tanto é ditongo crescente como hiato, alguns podem ter se confundido ai

  • ditongo consiste no encontro na mesma sílaba de V + SV ou SV + V.

    Pode ser classificado como oral ou nasalcrescente ou decrescente.

    São exemplos: PNEU (oral + decrescente), CAI-XA (oral + decrescente), NE-GÓ-CIO (oral + crescente), MA-MÃE (nasal + decrescente).

    Já o tritongo consiste no encontro na mesma sílaba de SV + V + SV. São exemplos: U-RU-GUAI, DE-SÁ-GUAM.

    hiato é o encontro de – V, em sílabas diferentes. São exemplos: SA-Í-DA, SA-Ú-DE, RU-IM, SE-CRE-TA-RI-A.

    Dígrafo ou digrama são duas letras que valem apenas um único fonema. Por exemplo: “CH”, “NH”, “LH”, “RR”, “SS”. 

    FONTE: Meus resumos.

  • A questão é de fonologia e quer que identifiquemos a alternativa CORRETA, que contenha a seguinte sequência de encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato e dígrafos. Vejamos:

     .

    De acordo com a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal CEGALLA, 48ª edição, página 25 a 27, seguem os conceitos dos "encontros vocálicos":

     .  .

    Ditongo: é a combinação de uma vogal + uma semivogal (V + SV), ou vice-versa (SV + V), na mesma sílaba. Ex.: pai, rei, sou, pão, fui, herói, sério, quando.

    Ditongo crescente: (semivogal + vogal): gênio, pátria, série, quatro, aguentar, quantia, tênue, vácuo etc.

    Ditongo decrescente: (vogal + semivogal): pauta, meu, riu, constitui, dói, ouro, jeito etc.

     . 

    Tritongo: é conjunto semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba. O tritongo pode ser: a) oral: iguais, averiguei, averiguou, delinquiu, sequoia, Uruguai. b) nasal: quão, saguão, saguões, mínguam (mínguão).

     . 

    Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes: Sa-a-ra, fa-ís-ca, po-di-a, sa-ú-de, ci-ú-me, pre-en-cher, cru-el, fre-ar, ju-í-zo, a-or-ta, do-er, vo-o, cre-em, pas-se-e-mos, po-ei-ra, me-ei-ro, fu-i-nha, la-go-a, fri-ís-si-mo.

     .

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema (som). Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch". 

    Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. 

    Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    A) Saúde, iguais, vento, paixão.

    Errado. Em "sa-ú-de" há o hiato "au". Em "i-guais" há o tritongo "uai". Em "ven-to" há o dígrafo "en". Em "pai-xão" há os ditongos "ai" e "ao".

     .

    B) Uruguai, chumbo, torre, beijo.

    Errado. Em "U-ru-guai" há o tritongo "uai". Em "chum-bo" há os dígrafos "ch" e "um". Em "tor-re" há o dígrafo "rr". Em "bei-jo" há o ditongo "ei".

     .

    C) Saudade, saguão, soar, tombo.

    Certo. Em "sau-da-de" há o ditongo "au". Em "sa-guão" há o tritongo "uão". Em "so-ar" há o hiato "oa". Em "tom-bo" há o dígrafo "om".

     .

    D) Nenhuma das alternativas.

    Errado.

    .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

    .

    Gabarito: Letra C