A questão é de fonologia e quer que identifiquemos a alternativa CORRETA, que contenha a seguinte sequência de encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato e dígrafos. Vejamos:
.
De acordo com a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal CEGALLA, 48ª edição, página 25 a 27, seguem os conceitos dos "encontros vocálicos":
. .
Ditongo: é a combinação de uma vogal + uma semivogal (V + SV), ou vice-versa (SV + V), na mesma sílaba. Ex.: pai, rei, sou, pão, fui, herói, sério, quando.
Ditongo crescente: (semivogal + vogal): gênio, pátria, série, quatro, aguentar, quantia, tênue, vácuo etc.
Ditongo decrescente: (vogal + semivogal): pauta, meu, riu, constitui, dói, ouro, jeito etc.
.
Tritongo: é conjunto semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba. O tritongo pode ser: a) oral: iguais, averiguei, averiguou, delinquiu, sequoia, Uruguai. b) nasal: quão, saguão, saguões, mínguam (mínguão).
.
Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes: Sa-a-ra, fa-ís-ca, po-di-a, sa-ú-de, ci-ú-me, pre-en-cher, cru-el, fre-ar, ju-í-zo, a-or-ta, do-er, vo-o, cre-em, pas-se-e-mos, po-ei-ra, me-ei-ro, fu-i-nha, la-go-a, fri-ís-si-mo.
.
Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema (som). Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch".
Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.
.
A) Saúde, iguais, vento, paixão.
Errado. Em "sa-ú-de" há o hiato "au". Em "i-guais" há o tritongo "uai". Em "ven-to" há o dígrafo "en". Em "pai-xão" há os ditongos "ai" e "ao".
.
B) Uruguai, chumbo, torre, beijo.
Errado. Em "U-ru-guai" há o tritongo "uai". Em "chum-bo" há os dígrafos "ch" e "um". Em "tor-re" há o dígrafo "rr". Em "bei-jo" há o ditongo "ei".
.
C) Saudade, saguão, soar, tombo.
Certo. Em "sau-da-de" há o ditongo "au". Em "sa-guão" há o tritongo "uão". Em "so-ar" há o hiato "oa". Em "tom-bo" há o dígrafo "om".
.
D) Nenhuma das alternativas.
Errado.
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra C