SóProvas


ID
4992976
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo e faça o que se pede:


Durante a vigência dos Estados Absolutistas, o modelo administrativo _________________ não fazia distinção entre os recursos do monarca e os recursos públicos. Os _________________ não eram distribuídos de acordo com competências, mas como uma espécie de recompensa ou moeda de troca que os monarcas concediam de acordo com sua vontade gerando ineficácia e nepotismo.

A partir das conquistas políticas dos séculos XVIII e XIX, um novo modelo se fez necessário. O ____________________ nasce na segunda metade do século XIX, pregando o princípio da profissionalização dos cargos administrativos, assim como a impessoalidade, o controle formal dos processos administrativos e a hierarquia formal. Ao longo do século XX, tal modelo se tornou inadequado por não mais corresponder aos interesses da população. A solução veio com a _______________________ , que introduz o modelo de ________________________________, orientada não mais por processos, mas por _________________.


Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas desse texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) patrimonialista - cargos públicos - modelo burocrático - reforma gerencial - administração gerencial – resultados.

    Durante a vigência dos Estados Absolutistas, o modelo administrativo PATRIMONIALISTA não fazia distinção entre os recursos do monarca e os recursos públicos. Os CARGOS PÚBLICOS não eram distribuídos de acordo com competências, mas como uma espécie de recompensa ou moeda de troca que os monarcas concediam de acordo com sua vontade gerando ineficácia e nepotismo.

    A partir das conquistas políticas dos séculos XVIII e XIX, um novo modelo se fez necessário. O MODELO BUROCRÁTICO nasce na segunda metade do século XIX, pregando o princípio da profissionalização dos cargos administrativos, assim como a impessoalidade, o controle formal dos processos administrativos e a hierarquia formal. Ao longo do século XX, tal modelo se tornou inadequado por não mais corresponder aos interesses da população. A solução veio com a REFORMA GERENCIAL, que introduz o modelo de ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL, orientada não mais por processos, mas por RESULTADOS.

  • Para que a questão seja respondia corretamente, é preciso que tenhamos conhecimento dos modelos teóricos de administração pública. Vejamos como as lacunas podem ser preenchidas.

    Durante a vigência dos Estados Absolutistas, o modelo administrativo patrimonial não fazia distinção entre os recursos do monarca e os recursos públicos. Os cargos não eram distribuídos de acordo com competências, mas como uma espécie de recompensa ou moeda de troca que os monarcas concediam de acordo com sua vontade gerando ineficácia e nepotismo.

    A partir das conquistas políticas dos séculos XVIII e XIX, um novo modelo se fez necessário. O modelo burocrático nasce na segunda metade do século XIX, pregando o princípio da profissionalização dos cargos administrativos, assim como a impessoalidade, o controle formal dos processos administrativos e a hierarquia formal. Ao longo do século XX, tal modelo se tornou inadequado por não mais corresponder aos interesses da população. A solução veio com a reforma gerencial, que introduz o modelo de gerencial de Administração Pública, orientada não mais por processos, mas por resultados.

    Após analisar as alternativas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • Questão boa para salvar como uma revisão da evolução da Adm. Pública.