SóProvas


ID
4993165
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO – DO CAMPO PARA A CIDADE

Gomes, 2002


    Até 1940, os migrantes se dirigiam predominantemente para a cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e também para a cidade e o estado de São Paulo, e eram em grande parte oriundos de Minas Gerais e do Nordeste. Desde então, seriam os estados dessa região os principais responsáveis pela expulsão de populações, que se dirigiriam primeiro para São Paulo e, após 1950- 60, também para o Paraná, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Estabeleceram-se assim novos polos de atração de migrantes e novas áreas de expansão das fronteiras agrícolas, o que se acentuou após a instauração do regime militar em 1964. (...)

    Os anos 1970 assinalaram um ponto de inflexão extremamente significativo em nosso perfil demográfico, na medida em que começou a se inverter a relação entre população rural e urbana, ficando esta cada vez mais concentrada no que passava a ser, genérica e simbolicamente, denominado como Sul ou Sul Maravilha, numa alusão às possibilidades reais ou sonhadas que a região oferecia.

    Toda essa situação passaria a produzir desdobramentos econômicos e sociais graves, que seriam identificados e avaliados, cada vez mais, como negativos para o país. De um lado, o que se verificava era o esvaziamento e o empobrecimento do campo; de outro, com o inchamento das grandes cidades, um agravamento dos problemas de habitação, educação, saúde e segurança.

    Mais recentemente, os deslocamentos não se fizeram tanto de áreas rurais para urbanas, mas sim entre áreas urbanas e, nesse caso, não mais tendo como destino preferencial as cidades metropolitanas, e sim aquelas de médio porte, que se tornaram polos de atração de fluxos migratórios. (....)

    Todas essas transformações desenham um novo mapa e um novo perfil para a população brasileira. Somos, na virada do século XX para o XXI, um novo Brasil urbano, inclusive com uma diferenciação bem menor entre campo e cidade. Nosso povo deixou de ser jovem e começou a envelhecer. Sem dúvida, é hora de o Brasil amadurecer.

Nos segmentos abaixo, as preposições negritadas têm seu emprego justificado por algum termo anterior; o segmento em que o emprego da preposição (ou combinação de preposição + artigo) NÃO pertence a esse caso é:

Alternativas
Comentários
  • O único ponto em que eu vi um diferencial era a letra "D" porque a mesma foi a única que tinha uma coisa a mais que era o artigo ''A".

  • GAB D

    Segue meu raciocínio abaixo. Questões de português sem comentário é difícil. Peçam o comentário!

    Há na gramática, o valor RELACIONAL e o valor NOCIONAL das preposições

    Valor relacional: (Gramatica) é resultado da regência verbal ou nominal

    Ex: Necessito de sua ajuda imediata. (Quem necessita, necessita DE VTIndireto)

    Valor nocional: (Semântica) ao ligarem vocábulos ou orações estabelecem valores semânticos (Acrescenta ideia/ noção)

    Ex: Desenho a lápis (Quem desenha, desenha A?????? Não né) Logo a preposição "a" é usada para dar uma ideia de instrumento.

    Chegou com a namorada. ( A preposição COM passa uma ideia de companhia)

    Correr de medo (Quem corre, corre de ?? não novamente) O DE está dando uma ideia de modo)

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Vamos achar o valor nocional das preposições dada pela questão.

    Substitua todos as preposições por daquele(as)

    I)empobrecimento do(DAQUELE) campo.

    II)inchamento das(DAQUELAS) grandes cidades

    III)expulsão de(DAQUELAS) populações

    .

    Agora :

    a cidade do Rio de Janeiro.

    A cidade DAQUELE Rio de Janeiro ????

    Erros favor chamar DM! (Foi apenas "ideia" de como resolver)

  • CARACA ERREI.

    Poxa uma questão de 2012 sem comentário, paciência

  • >inchamento das grandes cidades.(inchamento de algo )

    >polos de atração de migrantes.(atração de algo / alguém )

    >empobrecimento do campo.(empobrecimento de / de + o= do ,de algo / alguém )

    > a cidade do Rio de Janeiro.( cidade neste caso não está exigindo a preposição , pois os análises análogos são incoerentes.

    > expulsão de populações.(expulsão de algo /alguém )

  • PREPOSIÇÃO SEMPRE SE PEDE!!!