SóProvas


ID
4993330
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Paulo adere a um contrato de plano de saúde e assistência médica e hospitalar, sem ler o seu texto integral. Dentre as cláusulas, entretanto, há uma que dispõe acerca de sua renúncia antecipada caso venha a ser diagnosticado com qualquer tipo de câncer. Pela lei, pode-se concluir, quanto à hipótese descrita, que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

  • Indo um pouco além, pode-se notar que quaisquer das alternativas que falem do contrato em geral estariam erradas devido ao princípio da conservação dos contratos.

    O reconhecimento de cláusula abusiva, a priori, não leva à extinção do contrato de consumo, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, deve-se prestigiar a conservação dos negócios.

    o magistrado pode invalidar a cláusula abusiva (nulidade absoluta) como realizar a revisão do seu conteúdo (nulidade relativa), mantendo-se os efeitos jurídicos das demais disposições contratuais.

  • CLÁUSULA ABUSIVA É NULA DE PLENO DIREITO