SóProvas


ID
5010172
Banca
IDIB
Órgão
CRM-MT
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

“Brasil envelhece cedo e mal, e pandemia é um sinal de alarme”, afirma epidemiologista

    Em entrevista ao Viva Bem, o médico gerontólogo e epidemiologista, Alexandre Kalache, disse que o Brasil envelhece cedo e mal. Segundo ele, aos 45 anos o brasileiro já tem as mazelas que ninguém esperaria antes dos 80, “Hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, e acaba com alto risco para morrer de covid-19 também”. Kalache afirmou que 30% dos que morrem da doença no país são jovens, com menos de 60 anos. “Do ponto de vista biológico, de indicadores, essas pessoas já são idosas, envelheceram precocemente mal”.

    O médico espera que a pandemia funcione como um sinal de alarme, e que é preciso acordar. De acordo com ele, hoje, no Brasil, não há um plano que proteja os idosos vulneráveis. “Nenhum país pode se chamar civilizado se não protege os que são mais frágeis”, disse. Ele alertou ainda para a necessidade de que os idosos tenham a devida atenção, em maioria não estão preparados para viver tão digitalmente.

    O “alarme” soa para mostrar que o normal de ontem não funciona, e não só quando o assunto são as relações humanas. A relação com o meio ambiente também deve ser questionada, segundo o médico. “O jeito com que estávamos tratando o meio ambiente, aquecimento global, desflorestamento, desrespeitando o mar faz com que esses vírus que estavam ali —aparentemente 1,8 milhão só na Amazônia —, aproveitem do nosso descuido”, disse. “Eles vão dizer de novo ‘tomem cuidado, porque nosso compromisso não é com a espécie humana, é com a vida’”.

Disponível em https://www.portalraizes.com/brasil-envelhece-cedo-e-mal/. Acesso em 07/09/2020.

“’Nenhum país pode se¹ chamar civilizado se² não protege os que são mais frágeis’, disse.” As partículas “se” que foram destacadas no período exercem, respectivamente, função de

Alternativas
Comentários
  • Letra B 1 Pronome Reciproco / 2 Conjução Condicional

  • Gab. B

    Porém o 1 não seria pronome reflexivo?

  • BOM,eu acertei pq fui pelo SE do condicional...mas fiquei confusa em relação ao primeiro não ser reflexivo. Pelo o pouco que entendo o REFLEXIVO é o sujeito que pratica algo contra si msm(vestiu-se rapidamente saiu.) e RECÍPROCO é quando há uma relação mútua por duas ou mais pessoas(Meus amigos cumprimentaram-se)...... ;)

  • Gab. B

    01) Pronome Reflexivo; 

    O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto. Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos.

  • Recíproco o 1?

  • “Nenhum país pode se chamar civilizado se não protege os que são mais frágeis”

    Pronome Reflexivo -> Quando Falamos de um elemento que praticou a ação sobre si mesmo.

    Ex.: O Bethovem se banhou. (Bethovem banhou a si mesmo)

    Pronome Recíproco -> Quando Falamos de mais de um elemento (há a reflexão, mas não de 1 único elemento)

    Ex.: Renata e Jorge se amam -> Deduzimos então que: Renata ama Jorge / Jorge ama Renata (É Recíproco)

    Dois Elementos

    Na frase em questão, não estamos falando de 1 único País e sim "Nenhum País" (Podemos subentender que há mais de 1 país, sendo então: Pronome Reflexivo Recíproco)

    *Foi de acordo com minha anotações, qqr erro por favor avisar.

  • LETRA B).

    "Nenhum país pode se¹ chamar civilizado se² não protege os que são mais frágeis’, disse."

    -"Nenhum país pode se¹ chamar civilizado(...)": Nenhum país pode A SI MESMO chamar civilizado (pronome recíproco).

    -"se² não protege os que são mais frágeis": basta colocar na ordem direta, para observa a ideia de "condicionalidade":

    "Se² não protege os que são mais frágeis, nenhum país pode se¹ chamar civilizado." (conjunção integrante).

  • CUIDADO

    A questão possui gabarito incorreto, bem como existem comentários incorretos sobre a questão, destacando-se os comentários dos colegas Matheus, Joseilton e Aline. que de alguma forma indicam ou justificam o gabarito exposto pela banca.

    Enunciado: “’Nenhum país pode se¹ chamar civilizado se² não protege os que são mais frágeis’, disse.” As partículas “se” que foram destacadas no período exercem, respectivamente, função de:

    Diferente do que afirma a banca e os colegas, o termo 1 não é pronome reflexivo reciproco, mas apenas pronome reflexivo. Para que tivéssemos ocorrência de pronome reciproco, deveríamos ter explicita a existência de dois sujeitos que, uma vez praticando a mesma ação, seriam igualmente atingidos pela ação praticada um pelo outro.

    "Os dois abraçaram-se calmamente..."

    No enunciado em questão, não há possibilidade de extrairmos dois sujeitos que se chamam civilizados de forma reciproca, o que anula a possibilidade de estarmos diante de pronome reflexivo reciproco. A construção é, em verdade, dotada de reflexividade, "chamar-se" - "chamar a si mesmo".

    Mas por que não conjunção integrante ?

    O questionamento que me foi enviado em privado por um colega é justo, uma vez que se pode pensar na construção "...se chamar civilizado..." como um complemento do verbo "poder" (o que se pode ?).

    Percebam, entretanto, que estamos diante de locução verbal, "pode chamar", na qual a partícula "se" funciona como pronome reflexivo, indicando o destinatário da ação. Prova disso é a constatação de que, diante da mudança de sujeito, apenas o verbo auxiliar sofre flexão, mantendo-se o verbo principal em sua forma infinitiva:

    "Alguns países podem chamar-se civilizados..."

    Como estamos diante de locução verbal, configurando uma só oração, não há que se falar em conjunção.

    O termo 2 não nos traz grandes problemas, estamos diante de conjunção condicional, que como tal introduz oração subordinada adverbial condicional.

    Questão nula por ausência de gabarito.

  • Assertiva B

    Nenhum país pode se¹ chamar civilizado se² não protege os que são mais frágeis’, = 1 – pronome recíproco / 2 – conjunção condicional.

    Repare.

    se¹  = sobrescrito = Ctrl + Shift ( +)

  • tem gnt que justifica gabarito errado em troca de like
  • Reflexivo / Condicional.

    Sem gabarito.

  • a galera esta confundindo as coisas!! NENHUM PAIS PODE SE CHAMAR CIVILIZADO .

    O PRIMEIRO "SE" esta equivalendo a "OUTROS" ele não esta tendo ação sobre ele própio!!

    O SEGUNDO "SE" esta dando ideia de condição " SE PROTEJO OS PAISES MAIS FRAGIES, POSSO SER CHAMADO DE CIVILIZADO !!

    então é pronome RECIPROCO LETRA B!!!

  • Se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; (REFLEXO LEMBRA DE ESPELHO)

    • Eu não me vanglorio disso.
    • Nenhum país pode se chamar civilizado

    Se será pronome recíproco quando indicar ação trocada entre os agentes que compõem o sujeito. Além do pronome se, serão pronomes recíprocos os pronomes nos, vos

    • Sando e Carlos adoram-se
    • Teté e eu nos amamos.
  • para ser pronome recíproco, necessitaríamos de dois elementos no sujeito exercendo ação um sobre o outro.

    Ex: Pedro e Paulo se abraçaram.

    Na questão o primeiro se é reflexivo, assim como:

    Lutero apalpava-se no banheiro.

  • Essa questão merecia ser anulada.

  • Questão sem resposta, nada a ver ser recíproco.

  • A frase cita: "Nenhum" país pode se¹... Nenhum, repassa a ideia de 2 ou mais países, portanto, dando a possibilidade de troca o que pode ser recíproco.

  • Tem comentário de "mestres" dizendo que não há gabarito. Quero ver entrar com recurso e ganhar!!!! Para aquele que quiser passar em concurso, veja a alternativa "MENOS ERRADA" e com certeza irá acertar. Bastaria verificar que o segundo "se" é condicional e marcá-la como correto.