SóProvas


ID
5015227
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Covid-19: Fiocruz produzirá vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford


Resultados preliminares dos estudos clínicos de fase 3 da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford divulgados nesta segunda-feira (23/11) confirmam a expectativa de especialistas e põem o Brasil cada vez mais perto de uma resposta em larga escala. “Com uma eficácia demonstrada de 90% e um esquema vacinal que permitirá otimizar as doses a serem produzidas, esta vacina deixa de ser uma candidata promissora para ser uma vacina que será produzida pela Fiocruz e uma resposta à saúde pública brasileira”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para a Fiocruz, o protocolo de maior eficácia, com 90%, representa a possibilidade de vacinar ainda mais pessoas com o mesmo número de doses a serem produzidas. Segundo os dados apresentados, a eficácia de 90% foi alcançada ao se utilizar uma primeira dose reduzida pela metade e uma segunda dose padrão, com um mês entre as duas dosagens, o que permite o aumento de 30% no número de pessoas a serem vacinadas, já que, inicialmente, pensava-se que seria necessário utilizar o esquema vacinal de duas doses para cada pessoa.

“No primeiro semestre teríamos 100,4 milhões de doses para oferecer para 50,2 milhões de brasileiros. No entanto, com esse protocolo anunciado, as mesmas 100,4 milhões de doses poderão ser utilizadas na vacinação de cerca de 65 milhões de pessoas. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional na Fiocruz e mais 110 milhões de doses, poderemos vacinar mais 71,5 milhões de pessoas. Isso coloca o país numa posição privilegiada entre as nações que terão um grande número de doses para as suas populações”, anuncia o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.  

Outro aspecto positivo desses resultados é que, dos 11.636 voluntários que tiveram seus dados analisados, apenas 30 testaram positivo para a Covid-19 mesmo após a vacina e nenhum deles precisou ser hospitalizado ou teve reações graves. No caso dos estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, mesmo os participantes assintomáticos estão realizando testes laboratoriais de diagnóstico para monitoramento.

Segundo o vice-presidente, esses resultados positivos se somam aos dados que foram publicados recentemente sobre a ação da vacina em idosos. “Vimos recentemente dados divulgados que mostram que essa vacina fornece uma resposta imunológica muito forte em idosos, uma população vulnerável que não tem respondido tão bem em outras vacinas que têm sido estudadas, e que os adultos jovens têm resposta tão boa quanto os mais velhos. Ou seja, a vacina cumpre o papel de proteger as pessoas e ainda tem efeito adicional de diminuir a transmissão do vírus”, avalia Krieger.

O diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Mauricio Zuma, lembra ainda das vantagens associadas ao preço e ao quantitativo que está sendo oferecido. “Estamos trabalhando dentro do cronograma previsto, com uma expectativa de produção de 210,4 milhões de doses em 2021, com um valor por dose extremamente acessível, entre US$ 3 e US$ 4 e uma vacina que pode ser armazenada e transportada na temperatura de 2-8oC, podendo ser distribuída e armazenada utilizando toda a logística já existente no Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Nossas equipes estão se dedicando muito e vamos entregar uma vacina segura e de qualidade para a população brasileira”, avalia o diretor.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-fiocruz-produzira-vacina-desenvolvida-pela-universidade-de-oxford

“No primeiro semestre teríamos 100,4 milhões de doses para oferecer para 50,2 milhões de brasileiros. No entanto, com esse protocolo anunciado, as mesmas 100,4 milhões de doses poderão ser utilizadas na vacinação de cerca de 65 milhões de pessoas.”

No terceiro parágrafo do texto, a locução conjuntiva “no entanto” poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

Alternativas
Comentários
  • “No primeiro semestre teríamos 100,4 milhões de doses para oferecer para 50,2 milhões de brasileiros. No entanto, com esse protocolo anunciado, as mesmas 100,4 milhões de doses poderão ser utilizadas na vacinação de cerca de 65 milhões de pessoas.”

    → Conjunção coordenada adversativa, valor de oposição, ressalva, adversidade.

    Outras de mesmo valor:

    Entretanto. Mas. Porém. Contudo. Todavia. No entanto. Se não. Não obstante. Ainda assim.

    GABARITO. B

  • A questão exige conhecimento em conjunções . Temos que encontrar nas alternativas qual conjunção é intercambiável com "no entanto", no texto. Vejamos:

    a) Porque.

    Incorreta. Essa conjunção pode ter valor causal ou explicativa.

    EX: Fui embora porque você chegou (causal)

    Ex: Vá rápido, porque já está começando a chover (explicativa).

    b) Entretanto.

    Correta. Adversativas: ligam dois termos ou orações, estabelecendo entre eles uma relação de oposição, contraste, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante, e (com valor de mas). A mulher chamou imediatamente o médico, porém não foi atendida.

    c) Porquanto.

    Incorreta. Explicativas: ligam duas orações de modo que a segunda justifica ou explica o que se afirmou na primeira. São as conjunções que, porque, porquanto, pois (no início da oração). Vá rápido, pois já está começando a chover.

    d) Pois.

    Incorreta. Pode ser explicativa ou conclusiva.

    Ex: Consegui fazer tudo, pois me adiantei (antes do verbo é explicativa)

    Ex: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; pois, deve ir bem nos exames (entre as vírgulas ou depois do verbo são conclusivas)

    e) Portanto.

    Incorreta. Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc. Ex: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; portanto, deve ir bem nos exames.  

    Referência bibliográfica:

    CEREJA, William RobertoMAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte : gramática reflexiva . - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: B

  • Assertiva b

    “no entanto” poderia ser substituída = Entretanto."Adversativa"

  • "No entanto" é uma conjunção adversativa e pode ser substituída por "entretanto", conjuncão que consta na alternativa (B).

    GABARITO: B

    INSTAGRAN: @simplificandoquestoescombizus

    YOUTUBE: jeffersonlimaadm

  • A) Porque. (ERRADA) OBS. Seria Explicativa.

    B) Entretanto. (CORRETA)

    C) Porquanto. (ERRADA) OBS. Seria Explicativa.

    D) Pois. (ERRADA) OBS. Seria Explicativa.

    E) Portanto. (ERRADA) OBS. Seria Conclusiva

  • [GABARITO: LETRA B]

    CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

    São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:

    1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

    2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

    3) Alternativas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. São elas: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez. Por exemplo:

    Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.

    4) Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. Por exemplo:

    Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

    5) Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto. Por exemplo:

    Não demore, que o filme já vai começar.

    Saiba que:

    a) As conjunções "E"," ANTES", "AGORA"," QUANDO" são adversativas quando equivalem a "mas". Por exemplo:

    Carlos fala, e não faz. | O bom educador não proíbe, antes orienta.

    Sou muito bom; agora, bobo não sou. | Foram mal na prova, quando poderiam ter ido muito bem.

    b) "Senão" é conjunção adversativa quando equivale a "MAS SIM". Por exemplo:

    Conseguimos vencer não por protecionismo, senão por capacidade.

    c) Das conjunções adversativas, "MAS" deve ser empregada sempre no início da oraçãoas outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio. Por exemplo:

    Ninguém respondeu à pergunta, mas os alunos sabiam a resposta.

    Ninguém respondeu à pergunta; os alunos, porém, sabiam a resposta.

    d) A palavra "POIS", quando é conjunção conclusiva, vem geralmente após um ou mais termos da oração a que pertence. Por exemplo:

    Você o provocou com essas palavras; não se queixe, pois, de seus ataques.

    Quando é conjunção explicativa, "pois" vem, geralmente, após um verbo no imperativo e sempre no início da oração a que pertence. Por exemplo:

    Não tenha receio, pois eu a protegerei.

    SÓ PORTUGUÊS.

  • Conjunção coordenativa= Significa= Liga termos sem dependência sintáxica, liga termos que são sintaticamente independentes, Uma parte da frase não tem nem uma função em relação a outra. 

    Exp: João leu contos e poemas. = Palavra “e” é uma conjunção. Essa palavra estar unindo a palavra conto à palavra poema, estar juntando as duas coisas de forma a gerar um conjunto= por isso conjunção. 

    CATEGORIAS COORDENATIVAS ( conjunções coordenativas)

    ADVERSATIVA

    Vão indicar oposição= Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto. $$

  • Complementando com dois macetes para não errar mais conquanto/porquanto! Escolha o quê você mais gostar:

    Se tiver em dúvida entre "conquanto" e "porquanto", tente substituir por:

    Conquanto → Embora

    Porquanto → Pois

    ---

    Conquanto → Concessiva

    PorQuanto → PorQue

    ---

    Q1665700

  • GABARITO B

    Conquanto - Concessivo

    Porquanto - Causal

  • Gabarito: B-  Entretanto; durante isto; neste meio tempo; contudo; ainda assim. Todavia, não obstante.

    No entanto indica oposição atua como uma conjunção adversativa sinônima de contudo, porém, todavia, apesar disso, ainda assim, não obstante,… Exemplos com no entanto: Ela prometeu que viria, no entanto, não apareceu. Eles disseram que o atendimento seria rápido, no entanto, tivemos que esperar mais do que duas horas.

  • Dicionário CESPE

    A cerca de: a uma distância de

    A fim de: locução prepositiva - exprime finalidade.

    A princípio: inicialmente, primeiramente, de início.

    Acerca de: sobre, a respeito de

    Adstrita - que está ligado.

    Afim: é adjetivo e significa semelhante.

    Alijado - Retirado

    Ao invés de: ao contrário de - ideia de oposição.

    Apócrifa - Anônimo.

    Assaz - Muito, bastante, suficiente.

    Atípico - Não previsto na lei

    Comutar - Realizar a troca ou permutar

    Cooptar - Aceitar alguém sem o cumprimento das formalidades.

    Curatela - Decidir ou agir em favor do deficiente.

    Defeso - proibido, que não é permitido

    Depreende - Explicito

    Despeito - Independente

    Dissídio coletivo -  são ações ajuizadas no Tribunal para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compõem uma relação de trabalho

    Eivar - contaminar, manchar, corromper, contagiar, viciar

    Elidir - Excluir por completo

    Em princípio: em tese, em teoria

    Em vez de: em lugar de - ideia de substituição

    Ensejar - ser a causa ou o motivo de, justificar

    Estar a fim de: gíria - com vontade de.

    Eximir - dispensar, isentar

     cerca de: faz aproximadamente

    Imiscuir - interferir, intrometer-se

    Imprescindível - precisa

    Incólume - Ileso

    Inferir - Implícito

    Jus postulandi - Entrar com uma ação sem o advogado

    Não prescinde - precisa

    Óbice - aquilo que obsta, impede; empecilho, estorvo.

    Obsta - Impedir, dificultar

    Oponível - Oposto a algo, se opõe, contrário

    Peça apócrifa - Denúncia anônima

    Por ventura: Por sorte

    Porventura: Dúvida, hipótese

    Prescindir - não precisa

    Preterir - desprezar, menosprezar, desconsiderar, ignorar, rejeitar

    Prolatada - Proferido, enunciado, promulgado

    Pronação  Pronunciar

    Rescindir - anular, cancelar

    Restringir - Limitar, reduzir.

    Se não: caso não (Possibilidade)

    Senão: do contrário, a não ser, mas sim

    Subjacente (subjaz) - implícito, escondido

    Superveniência - Posterior

    Suspeição - dúvida, desconfiança, suspeita

    Tampouco: Também não (Negativa)

    Tão pouco: Muito pouco (Intensidade)

    Típico - Previsto em lei

    Ulterior - Posterior

    Viceja - Germinar, crescer.

    ENDROPROCESSUAL = FORMAL         (NOVAS PROVAS DESARQUIVA).

    EXTRAPROCESSUAL = MATERIAL     NOVAS PROVAS NÃO DESARQUIVAM (Exceto por atestado de óbito falso)

    Caso tenha alguma errada me avise!

  • adversativas: conceito-demonstram oposição de ideias

    exemplo-Era uma cidade importante MAS precária

    mas/porém/todavia/contudo/e(mas)/senão/entretanto/no entanto/não obstante

  • Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos:

    mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia.

    TOME NO COPO

    TODAVIA

    MAS

    ENTRETANTO

    NO ENTANTO

    CONTUDO

    PORÉM