SóProvas


ID
5020357
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a exercer uma arte, um ofício ou uma profissão, ou a trabalhar durante certo período ou em determinados dias, é uma prática cuja penalidade é de detenção, de um mês a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência, como determina o artigo 197, inciso I, do Código Penal.


II. Causar um incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, é uma atitude sujeita à pena de detenção, de três a seis meses, ou multa. As penas para essa prática aumentam-se de um terço se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio (artigo 250, § 1º, I); do Código Penal.


III. Infringir uma determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou a propagação de uma doença contagiosa é uma atitude sujeita à pena de detenção, de um mês a um ano, e multa. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, de farmacêutico, de dentista ou de enfermeiro, conforme prevê o artigo 268, Parágrafo único, do Código Penal.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Código Penal:

    Atentado contra a liberdade de trabalho

           Art. 197 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça:

           I - a exercer ou não exercer arte, ofício, profissão ou indústria, ou a trabalhar ou não trabalhar durante certo período ou em determinados dias:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência;

      Incêndio

           Art. 250 - Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem:

           Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa.

           Aumento de pena

           § 1º - As penas aumentam-se de um terço:

           I - se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;

     Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

  • Gabarito : C

    A pena de incêndio é de reclusão, de três a seis anos, e multa.

  • Pessoal, não percam tempo com essa prova. Essa Banca está sendo investigada pelo TCE-PE por diversas irregularidades, superfaturamento e outros. Fazia concursos de "cartas marcadas" para a Prefeitura. Todas as questões são nesse nível. O concurso foi suspenso, bem como o contrato dessa banca.

    https://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/mais-noticias-invisivel/192-2018/marco/3635-tce-suspende-concurso-publico-em-municipios-do-agreste

  • É necessário saber diferenciar reclusão x detenção

    Bom, a questão é bem ruinzinha mesmo. Todavia, ao meu ver o conhecimento que ela cobra aqui é se você sabe diferenciar detenção e reclusão. Vejamos. A detenção corresponde à cominação de uma pena mais branda, enquanto a reclusão se destina à cominação de uma pena mais severa. Os itens I e III estão corretos. O item II, ao contrário, está errado, visto que a pena cominada ali é severa e, portanto, trata-se de uma reclusão e não detenção.

  • A fim de responder à questão, impõe-se a análise das proposições contidas nos seus itens, de modo a verificar-se quais delas são corretas e, via de consequência, qual das alternativas é a verdadeira. 
    Item (I) - A conduta descrita na primeira parte deste item corresponde ao delito de atentado contra a liberdade de trabalho, previsto no inciso I, do artigo 197, do Código Penal e cuja pena cominada é de um mês a um ano de detenção, e multa, além da pena correspondente à violência. Confira-se:
     "Art. 197 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça:
    I - a exercer ou não exercer arte, ofício, profissão ou indústria, ou a trabalhar ou não trabalhar durante certo período ou em determinados dias:
    Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência; (...)".
    Assim sendo, depreende-se que a assertiva contida neste item está correta.
    Item (II) - A conduta descrita na primeira parte deste item corresponde ao delito de incêndio, previsto no artigo 250 do Código Penal, e cuja pena cominada é de um a três anos de reclusão, e multa. Confira-se:   
    "Art. 250 - Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem:
    Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa".
    Essa assertiva está, portanto, incorreta.
    A segunda parte corresponde à majorante prevista no inciso I, do § 1º, do artigo 250, do Código Penal, que assim dispõe:
    " § 1º - As penas aumentam-se de um terço:
    I - se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio; (...)".
    A segunda assertiva contida neste item está correta, mas, tendo em vista o erro da primeira, este item deve ser considerado errado.
    Item (III) - A conduta descrita na primeira parte deste item corresponde ao delito de infração de medida sanitária preventiva, tipificada no artigo 268 do Código Penal, e cuja pena cominada em seu preceito secundário é de um mês a um ano de detenção, e multa. Confira-se:
    "Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
    Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa". 
    A  segunda assertiva constante deste item, corresponde à majorante prevista no parágrafo único do dispositivo mencionado, senão vejamos:
    "Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro". 
    Ambas as assertivas acima analisadas estão corretas, sendo este item, portanto, correto.
    Das análises feitas, depreende-se que os itens (I) e (III) estão corretos, sendo, portanto, verdadeira a alternativa (C). 
    Gabarito do professor: (C)