SóProvas


ID
5020390
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Prever para prover


Ricardo Essinger

Presidente da Fiepe


Ano passado, economistas e futurólogos faziam previsões otimistas do que estava por vir. O respeitado Ipea, por exemplo, indicava aceleração de crescimento do PIB, em 2,3%. Entretanto, ninguém previu a tragédia que vem se abatendo sobre a humanidade, ceifando vidas, tolhendo o esforço dos empreendedores, aqui e em todo o mundo. Em 2021, não deve ser muito diferente. A recessão global vai continuar e a extrema cautela deve prosperar entre investidores internos e externos. Cabe, portanto, a todos os nossos segmentos produtivos, trabalhar ativamente para superar as perdas e danos. É exatamente essa a atitude que está sendo tomada pela indústria pernambucana e, nesse contexto, o Sistema Fiepe vem participando, particularmente, no atendimento à crescente demanda tecnológica, que gera um avanço indispensável para se reinventar produtos e serviços. Assim, o Sistema Fiepe oferece cursos profissionalizantes, nas modalidades de ensino a distância ou presencial com segurança, para garantir a competitividade das empresas do estado.

A boa notícia é que a produção industrial de Pernambuco voltou a crescer. Em julho deste ano, se comparado ao ano anterior, o aumento foi de 17%, levando o estado a ter o maior crescimento entre as 14 federações pesquisadas. O resultado também foi superior à média nacional (-3,0%) e à do Nordeste (0,9%), em julho de 2020. 

Os números podem oscilar neste final de ano, mas vários fatores contribuíram para esses resultados positivos alcançados em Pernambuco. O papel agregador que o Sistema Fiepe vem fazendo há anos, integrando sindicatos e pequenas e grandes empresas; e a formação de profissionais altamente qualificados, pelo Senai, tiveram participação relevante. Por isso, a satisfação dos clientes dos nossos serviços de tecnologia e inovação (consultorias, laboratórios etc.) tem 85% de aprovação; e a preferência das indústrias pelos concluintes dos cursos técnicos do Senai atinge o extraordinário índice de 100%.

O Sesi matriculou mais de 6,6 mil alunos nos cursos básicos, em Pernambuco, sendo um quarto deles, ou 1.530, de forma gratuita, mantendo os cuidados ampliados com a saúde, com foco nos cuidados preventivos com a pandemia. Saúde e economia devem seguir vencendo os desafios, saindo desta crise com a certeza de que todos os setores do desenvolvimento devem atuar em permanente sintonia.

Tudo isso vai contribuir para enfrentar a gravidade do momento. Vamos trabalhar para a superação. Senai, Sesi e IEL formam o triângulo de atuação da Fiepe, e o número de vagas deve permanecer o mesmo em 2021. Estamos trabalhando e muito para isso. Vamos prever para prover.


(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3mqoNw1. Acesso em 20 nov. 2020)

Leia o texto 'Prever para prover' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Há, no texto, a recorrência do uso de locuções verbais que denotam ideia de futuro, tendo em vista a intenção do autor em fazer algumas previsões. Exemplos dessas locuções são: devem seguir, vai contribuir, vamos trabalhar, estamos trabalhando.


II. A utilização de “há” e “a” nos fragmentos a seguir se dá, respectivamente, por se tratar, na primeira frase, de tempo decorrido e, na segunda, de um artigo definido: “...o Sistema Fiepe vem fazendo há anos”; “Pernambuco voltou a crescer.”.


III. O título do texto apresenta ao leitor um caso de paronímia, que sintetiza muito bem as ideias apresentadas no artigo. Esse fenômeno ocorre em pares de palavras como Matilha/Mantilha; Diferido/deferido; Infringir/Inflingir.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    l- estamos trabalhando. ( presente- continuidade de uma ação )

    ll- na segunda, de um artigo definido (preposição pedida pelo verbo)

    lll- Matilha/Mantilha ( não são o caso de paronímia)

  • Matilha/Mantilha do meu ponto de vista são parônimos sim! Pronuncia quase idêntica pois tem apenas uma letra consonantal de diferença que não esta ligada a uma vogal, mas para criar um som nasal.

  • exemplos dado https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/paronimia.htm

    Matilha (grupo de cães)

    Mantilha (pequena manta)

    Diferido (adiar, procrastinar)

    Deferido (conceder, ceder)

    Infringir (transgredir, desrespeitar)

    Infligir (penalizar, impor)

    Descriminar (absolver)

    Discriminar (distinguir, diferenciar)

    Precursor (pioneiro, prógono)

    Percursor (o que percorre)

    Cumprimento (saudação)

    Comprimento (tamanho, grandeza)

    Fluvial (relativo a rio)

    Pluvial (relativo à chuva)

    Imergir (mergulhar)

    Emergir (vir à tona)

    Delatar (denunciar)

    Dilatar (alargar, estender)

    Absorver (sorver)

    Absolver (inocentar)

    Dirigente (que dirige, gere)

    Diligente (aplicado, eficiente)

  • Alguém sabe explicar essa questão ponto por ponto?

  • Questão maldosa! Creio que a pegadinha do item III não está em "Matilha/Mantilha", pois é um caso de paronímia. Veja os significados: Matilha (conjunto de cães) e Mantilha (pequena manta).

    A maldade está em "Infringir/Inflingir", porque não existe a palavra "inflingir", a grafia correta é "infligir".

    Fontes:

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/paronimia.htm#:~:text=Em%20geral%2C%20as%20palavras%20par%C3%B4nimas,como%20em%20matilha%20e%20mantilha.

    https://clubedoportugues.com.br/infringir-inflingir-e-infligir/